Preciso urgentemente da vossa ajuda! Comprei uma moradia com um terreno de +- 350m2, que automaticamente se divide em duas partes devido a um declive próprio do terreno. Na parte de baixo vou fazer uma horta, deixando a parte de cima, mesmo em frente à casa para zona de jardim. No entanto, já tinha notado que o terreno de baixo tinha umas covas, pensava eu que poderiam ser umas toupeirinhas... Mas na realidade, não passam de ratazanas!! Um vizinho avisou-me de que passará uma conduta por baixo do meu terreno que não é de esgoto e/ou fossa, nem mina de água, nem nada. Aliás, recentemente andaram a fazer obras na zona para uma auto-estrada e descobriram esta conduta por acaso pois nem vinha referenciada nas plantas dos engenheiros da obra. Estou bastante preocupada porque as ratazanas trepam por uma árvore que tenho no jardim e passam para as árvores do vizinho dando-lhe cabo dos dióspiros e demais bens biológicos produzidos. Já pensei em acimentar a zona mas disseram-me de que de nada vai adiantar. Será possível encerrar esta conduta? Caso seja, onde me dirijo? Preciso de uma solução para mandar embora de vez estes amigos... Alguém tem uma solução definitiva??
Não é de esgoto, segundo os meus vizinhos. Aliás, a informação que lhes foi dada (aquando das obras da auto-estrada) é que era uma conduta com anéis de cimento mas que estava desactivada. Não souberam indicar do quê! Sei que passa a meio do terreno uma conduta de antigas fossas das casas da rua antes de haver saneamento. E que algumas fossas ainda estão activas... Não sei se será daí... No entanto não sei como proceder para ambas as situações! Será que posso mandar fechar a conduta das fossas, uma vez que atravessa o meu terreno?
De onde elas vêm não sei, mas que elas aparecem lá no jardim, isso aparecem! O que acha? Qual poderá ser a origem? Como me hei-de livrar delas? Penso que o terreno, até porque é de uma moradia antiga não tem nenhum piso em cimento por baixo. É tudo terra de jardim... Será que se mandar acimentar tudo resolverá o problema?
Colocado por: gf2011De repente quando vi o título deste tópico pensei que estivessem a falar do Bombeiro que salvou ontem a vida do Jardim lol Cumps
Brincalhão.......... Por acaso fui à Madeira na Páscoa com a minha filha (a ultima vez que lá tinha ido foi em 1991) e aquilo agora com tantos túneis mais parece um queijo suiço. Assim de repente, as ratazanas, os buracos, o queijo e o jardim cabem muito bem no mesmo tópico.....