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    • BMFD
    • 19 dezembro 2008 editado

     # 1

    Gostaria de obter ajuda no meu processo de dação:

    Em Julho de 2008 iniciei processo de dação devido a dificuldades financeiras, processo sugerido e aconselhado pelo Banco Santander Totta.
    Fui obrigado a pagar duas avaliações ao meu ex-imóvel, porque segundo o Santander Totta existiu discrepância no valor das áreas, erro do banco, mas fui eu o cliente que tive de pagar, ficando lesado em cerca de 80 euros.

    Supostamente o processo deveria demorar entre 1 a mês e meio, no dia 1 de Outubro de 2008 depositei o valor restante que ficaria em divida após dação de imóvel, depósito no valor de 26250 euros, tendo o valor da dação de 59600 euros, para que a dívida ficasse totalmente liquidada.
    No dia 1 de Outubro de 2008 assinei e entreguei no balcão do Santander Totta, uma procuração conferindo poderes à entidade bancária para tratarem de todo o processo de dação, bem como as chaves do imóvel.

    No final de Outubro de 2008 foi liquidada a divida, mas até á data tive de pagar juros e prestações, tendo sido lesado em cerca de 200 euros.
    Em Setembro de 2008, concorri ao apoio Porta65, por ter a ex-habitação ainda em meu nome, foi-me recusado o apoio, lesado em cerca de 100 euros por mês até à data de hoje.

    Final de Novembro de 2008, finalmente a conta à ordem é cancelada, o que seria sinal de tudo estar resolvido.
    Até à data de hoje solicitei inúmeros pedidos de declarações atestando dívida liquidada com o Santander Totta e que o imóvel já não está na minha posse das mais. Fiz os pedidos das mais variadas formas, por fax para o balcão, cartas registadas com avisos de recepção, e-mails, comunicações ao Banco de Portugal, telefonicamente, pessoalmente, e nunca recebi nenhuma declaração, ao contrário do que era falado pelos colaboradores que me iam indicando para pedir desta ou de outra forma.

    No dia 17 de Dezembro contactei novamente o balcão e solicitei se era possível a emissão de declarações pelo balcão, inicialmente disseram-me que sim mas que não tinham dados do imóvel para emitir declaração. Enviei por fax os dados do imóvel e contactei minutos depois e o colaborador informou que o mais tardar no dia 18 de Dezembro seria possível emitir as declarações.

    Durante a tarde sou contactado pelo colaborador dizendo que solicitou autorização a Lisboa e não lhe concederam autorização para emitir as declarações no balcão visto que o processo estava já a ser tratado, resposta que oiço há meses e nunca vejo nada de concreto.

    Ando há meses nesta situação, da minha parte está tudo concluído, mas o Santander Totta não está a cumprir com os seus deveres, as dívidas estão liquidadas e o imóvel não está na minha posse desde Outubro de 2008, como tal é da obrigação do banco emitir as declarações devidas imediatamente após a liquidação das contas que já ocorreu há mais de 1 mês no caso do encerramento da conta à ordem e há mais de 2 meses no que refere à montante que ficaria por liquidar.

    Gostaria de saber o que mais terei eu de fazer, ou o que poderá ser feito, para ver a situação rapidamente resolvida e ver as declarações em minha posse e ver reembolsado os montantes pagos incorrectamente, já para não falar dos custos que todos estes contactos tiveram para exigir o que é meu por direito, além de estar a ser prejudicado economicamente por não ter direito a subsídios ou consolidação de contas.
    •  
      FD
    • 19 dezembro 2008 editado

     # 2

    Eu quer-me parecer que fez tudo o que podia e não podia. O melhor mesmo será solicitar a intervenção do provedor da banca.

    Espere. Não existe tal coisa. :/

    Pois é, não existe ninguém que ponha a mão nestes territórios de ninguém, pouco legislados e regulados.

    Leia: Código de Conduta na Relação com os Clientes.
    Indique os pontos que não foram observados na sua relação com o banco e envie a sua reclamação para:

    2. Sem prejuízo, qualquer cliente pode sempre apresentar as reclamações que
    houver por bem, por um dos seguintes meios, e independentemente de qual seja a
    entidade jurídica reclamada:
    a) através de escrito entregue em qualquer estabelecimento aberto ao público,
    nomeadamente os Balcões do Banco Santander Totta;
    b) através de escrito dirigido ao Departamento de Atenção ao Cliente, endereçado
    para um dos seguintes destinos:
    · Rua da Mesquita, nº 6, 1070-238 Lisboa
    · Rua do Ouro, nº 88, 1100-063 Lisboa
    · Mensagem electrónica dirigida para o endereço: [email protected]

    Em adição, chegue ao balcão e peça simplesmente o Livro de Reclamações.
    Depois reclame no Banco de Portugal: http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/reclam/reclam_inicio.htm

    Boa sorte!
    • BMFD
    • 19 dezembro 2008

     # 3

    Obrigado pela ajuda.

    O mais engraçado disto tudo é o seguinte:
    Acabo de ir ao balcão em causa solicitar mais uma vez e pessoalmente as declarações de dívida e de dação do imóvel, falei directamente com o Director que atendeu muito mal. Recusou mais uma vez as declarações, dizendo que o balcão não passa as declarações, pedi o livro de reclamações e fiz uma por causa da recusa das declarações e outra pelo mau atendimento do director.
    Passei pelo antigo imóvel e o mesmo está à venda pelo Totta Urbe....mas declarações que deviam emitir é que nada.
 
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