Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: RC | ARQcruzie,

    Se vai lá fazer o almoço e o jantar, à partida não terá problema.
    Quanto nunca exigirem a licença de utilização, bom, já vi exigirem em Braga, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Gaia e Aveiro, só em Câmaras que me lembro "de repente". É certo que só um caso deu em multa, porque (em quase todas as situações) o cliente correu (e eu mais ele) para preparar a papelada. E mesmo essa foi perdoada... mas é jogar com a sorte.
    É quase equivalente a andar de carro sem seguro. Pode ter sorte, e nunca bater na vida, nem parar na brigada... se não tem sorte, é uma chatice...
    Depois, se a obra está em curso, pergunte ao DTO ou ao DFO se pode fazer o que está a fazer... e depois diga-nos a resposta.

    N.B: Se o fiscal aparecer de capacete na sua obra, não lhe ofereça cerveja!
    :D


    Infelizmente não posso contar muito com o meu engenheiro faz parte da colecção de "profissionais" que já referi! Tenho apenas a instalação de mais duas coisas (a correr este mês) e depois vou começar a chatear lo para fazer as telas finais....Se ele demorar e por aventura aparece o fiscal, então se calhar seria uma bênção!
  2.  # 2

    Isto é mesmo um país de brandos costumes...
    O seu engenheiro já deveria ter iniciado a telas finais, que na realidade são mais uma treta que inventaram para chular dinheiro aos DO.
    Se a obra teve alterações sujeitas a licenciamento essas alterações obrigatoriamente já deveriam estar feitas.
    Se não teve e o livro de obra nada não faz referência a qualquer alteração interior, basta uma copia do projecto inicial e está a andar de mota.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaIsto é mesmo um país de brandos costumes...
    O seu engenheiro já deveria ter iniciado a telas finais, que na realidade são mais uma treta que inventaram para chular dinheiro aos DO.
    Se a obra teve alterações sujeitas a licenciamento essas alterações obrigatoriamente já deveriam estar feitas.
    Se não teve e o livro de obra nada não faz referência a qualquer alteração interior, basta uma copia do projecto inicial e está a andar de mota.


    Por acaso houve alterações tanto a nível interior, como exterior e estrutural...Agora o engenheira ainda não começou as telas finais porque ainda falta dois pormenores (acabamentos) a instalação da casa que em principio vamos finalizar este mês....Mas ao tempo que o Sr Engº demora a fazer as coisa bem podia ja ter começado com a papelada toda!
  4.  # 4

    cruzi
    Se houve alterações exteriores e estruturais não estamos perante telas finais mas sim um licenciamento que deveria ter sido feito antes de se ter procedido às alterações. Neste momento usar a cozinha é o seu problema menor o problema está em você ter feito uma obra (alterações) sem a respectiva licença. Isto sim dá direito a multa e embargo da obra. Isto não lhe foi explicado pelo seu DF?
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvacruzi
    Se houve alterações exteriores e estruturais não estamos perante telas finais mas sim um licenciamento que deveria ter sido feito antes de se ter procedido às alterações. Neste momento usar a cozinha é o seu problema menor o problema está em você ter feito uma obra (alterações) sem a respectiva licença. Isto sim dá direito a multa e embargo da obra. Isto não lhe foi explicado pelo seu DF?


    Não foi! Fui eu que pedi ao meu engenheiro para tratar disso antes de proceder com a obra....Foi ele que institui que faríamos tudo no fim por ser mais económico, que a câmara não ia por problemas .... enfim! Logo veremos a salada russa que aí vai ......
  6.  # 6

    Neste momento deve ter consciência que para todos os efeitos tem obras executadas e não licenciadas o que a haver uma denuncia ou fiscalização a quem vai ser instaurada a coima é à cruzi e não ao seu engenheiro que na hora da verdade vai livrar a água do capote.
    É melhor eu não agoirar mais : ))))
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaNeste momento deve ter consciência que para todos os efeitos tem obras executadas e não licenciadas o que a haver uma denuncia ou fiscalização a quem vai ser instaurada a coima é à cruzi e não ao seu engenheiro que na hora da verdade vai livrar a água do capote.
    É melhor eu não agoirar mais : ))))


    Pois eu sei....é a vida. De denuncias estou eu safa pelo menos, e as alterações exteriores são mínimas (ex. reduzir vãos de portas de correr)...Mas sei que tenho uma bela aventura pela frente...Logo de certeza vou partilhar as asneirolas com os colegas do fórum para evitar que outros cometam os mesmos erros.
  8.  # 8

    Quer um conselho? (de borla)
    Não vá em cantigas. Exija que o seu técnico apresente já o projecto de licenciamento dessas obras se não vai chegar ao fim e vai ter surpresas bastante desagradáveis e onerosas.
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaQuer um conselho? (de borla)
    Não vá em cantigas. Exija que o seu técnico apresente já o projecto de licenciamento dessas obras se não vai chegar ao fim e vai ter surpresas bastante desagradáveis e onerosas.


    Eu quero fique tudo direitinho na câmara .... Com entrada de todas as alterações...Agora de certo vai vir com tretas que não é preciso mas eu vou insistir com o engenheiro...E ele por sua parte vai me limpar bem os bolsos para o fazer...Isto ainda vai dar uma bela telenovela!
  10.  # 10

    Colocado por: cruzie...E ele por sua parte vai me limpar bem os bolsos para o fazer...

    Fico mais descansado por afinal a cruzi não ser daqueles DO que ainda acreditam na Virgem.
    : )))
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaQuer um conselho? (de borla)


    Deve ser uma das únicas coisinhas de borla desde que comecei a construir lol....Ah a relva também foi de borla....A plantação da mesma já não :(
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Fico mais descansado por afinal a cruzi não ser daqueles DO que ainda acreditam na Virgem.
    : )))

    cruzie,
    Se as alterações foram pedidas por si, é justo que pague pelo menos as cópias e as horas...
    Se as alterações foram feitas decorrentes de um projecto "mal amanhado" ou falta de coordenação das especialidades, é justo que exija não pagar mais nada por isso.
    Se foi o empreiteiro que sugeriu as alterações, era justo que fosse ele a pagar, mas em 90% dos casos esse ónus acaba por cair no DO... mais uma velha história...
    N.B: TUDO o que disse o zedasilva, assino por baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  13.  # 13

    Colocado por: RC | ARQcruzie,
    Se as alterações foram pedidas por si, é justo que pague pelo menos as cópias e as horas...


    E concordo plenamente que todo o trabalho será pago...O mal é que já desconfio que vou pagar as copias as horas, a gravata nova, a pedicure da mulher, o almoço de marisco, a gasolina pro Mercedes....e por aí fora!!!
  14.  # 14

    Colocado por: cruzie

    E concordo plenamente que todo o trabalho será pago...O mal é que já desconfio que vou pagar as copias as horas, a gravata nova, a pedicure da mulher, o almoço de marisco, a gasolina pro Mercedes....e por aí fora!!!

    Élá... um engenheiro que usa gravata e leva a mulher de mercedes à manicure não pode ser boa peça!!! (o almoço de marisco não critico, vá lá...)
    ;)
    Tente negociar isso com ele... acredite que é sempre melhor ficar com tudo nos conformes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
  15.  # 15

    Colocado por: RC | ARQÉlá... um engenheiro que usa gravata e leva a mulher de mercedes à manicure não pode ser boa peça!!! (o almoço de marisco não critico, vá lá...)
    ;)
    Tente negociar isso com ele... acredite que é sempre melhor ficar com tudo nos conformes...


    Tem razão no que diz...Mas não é facil!
  16.  # 16

    cruzie
    Sabia que não tem que ser o tal ingenheiro do mercedes que tem uma mulher com as unhas por arranjar a fazer o projecto de licenciamento?
    Aquela coisa do direitos de autor com que alguns técnicos assustam os DO é apenas conversa para boi dormir
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilvacruzie
    Sabia que não tem que ser o tal ingenheiro do mercedes que tem uma mulher com as unhas por arranjar a fazer o projecto de licenciamento?
    Aquela coisa do direitos de autor com que alguns técnicos assustam os DO é apenas conversa para boi dormir


    Pois eu já pensei abordar lo para fazer as telas e caso ele empatar (como tem feito sempre) ou orçamentar uns honorários loucos pegar e mandar lo dar uma volta...Mas depois penso..será que vou arranjar mais problemas visto que houve alterações estruturais??? Será que vou ter dificuldades em arranjar outro engenheiro para acabar o que um começou, principalmente visto que houve alterações ao projecto inicial?
  18.  # 18

    cruzi
    Você não tem que mandar fazer telas finais. Tem que fazer um novo projeto de licenciamento com tudo o que isso implica
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvacruzi
    Você não tem que mandar fazer telas finais. Tem que fazer um novo projeto de licenciamento com tudo o que isso implica


    Ok já percebi...mas é uma coisa fazer um projecto de licenciamento para uma casa que vou construir, e é outra fazer um projecto de licenciamento para uma casa que já está construída certo.
  20.  # 20

    Depende do tipo de alterações e da vontade do técnico para as legalizar
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cruzie
 
0.0252 seg. NEW