Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou na fase final da construção de uma moradia de 4 frentes num loteamento urbano em Gondomar. Na semana passada tive uma surpresa que me deixou transtornado:

    - Recebi uma carta das àguas de Gondomar a informar que terei de pagar 7000 euros para fazer a ligação do saneamento. Eu estava a contar pagar a ligação mas imaginava um valor na ordem dos 1000 ou 1500 euros.

    A carta diz o seguinte:



    Relativamente ao ramal de saneamento para arranjos exteriores para o prédio supra mencionado, informamos que o mesmo se encontra em pagamento, estando o seu custo orçamentado em 6996,97€ assim discriminado:

    Aplicação de colector AR - 35m - Preço com iva 5596,50€
    Ramal de drenagem de águas residuais 160mm - 4m - 933,09€
    Camara ramal de ligação -até 1m - 467,38€

    O orçamento é válido por 60 dias. Findo este prazo o pedido será arquivado, sendo necessário apresentar novo requerimento.



    Isto é normal? 7000 euros? Pelos vistos vou ser o primeiro da rua a colocar e por isso terei de pagar mais que os outros? Acham que existe alguma solução para evitar este pagamento absurdo? É uma quantia de dinheiro que não estava, de todo, a contar gastar. Sabem se é possível o pagamento em prestacções?
  2.  # 2

    Bem vindo ao clube ...
    No meu caso, a unica coisa que havia a fazer era ligar 2 tubos de 200mm do limite do lote as caixas de esgoto no passeio, numa estensão de cerca de 1m, e tive de pagar esses tais 1500 € ... Depois para a agua foi outro tanto ...
    Certo que não chega aos seus valores, mas ainda assim achei caro 3000 € para tão pouco ...
    • mog
    • 4 julho 2012

     # 3

    viva,
    não é possível pedir orçamento a uma empresa externa?
  3.  # 4

    Não faço ideia, desconhecia essa possibilidade. Que empresas fazem isso?
  4.  # 5

    Colocado por: noyoudontEstou na fase final da construção de uma moradia de 4 frentes num loteamento urbano em Gondomar. Na semana passada tive uma surpresa que me deixou transtornado:

    - Recebi uma carta das àguas de Gondomar a informar que terei de pagar 7000 euros para fazer a ligação do saneamento. Eu estava a contar pagar a ligação mas imaginava um valor na ordem dos 1000 ou 1500 euros.

    A carta diz o seguinte:



    Isto é normal? 7000 euros? Pelos vistos vou ser o primeiro da rua a colocar e por isso terei de pagar mais que os outros? Acham que existe alguma solução para evitar este pagamento absurdo? É uma quantia de dinheiro que não estava, de todo, a contar gastar. Sabem se é possível o pagamento em prestacções?


    Bom dia,

    A última parcela são os esgotos?
    A minha conta para ligar as águas residuais também era parecida, mas como não fazem essa ligação por a rede de colectores não estar pronta não paguei esse valor, mas será paga assim que esteja concluida a rede e a ligação!

    È um absurdo, mas efectivamente é muito caro!
    Pode pedir orçamento a um empreiteiro para fazer as ligações, mas terá sempre de ter a vistoria da camara , pela minha experiência ficava no mesmo e com mais preocupações, mas peça orçamentos e compare, se bem que o valor das ligações terá sempre de o pagar.

    Cumpts
    Alice
  5.  # 6

    Colocado por: mogviva,
    não é possível pedir orçamento a uma empresa externa?

    Creio que só e possível se essa empresa externa for autorizada pela Câmara.
    Bc.
    • mog
    • 4 julho 2012

     # 7

    Colocado por: noyoudontNão faço ideia, desconhecia essa possibilidade. Que empresas fazem isso?


    Não conheço nenhuma em concreto, mas é uma questão de procurar na sua zona. A taxa de ligação do saneamento terá sempre de pagar à empresa municipal, mas são valores muito mais baixos. Agora o prolongamento do ramal (que penso que é o que se trata) poderá pedir orçamento a outras empresas (aliás, por vezes as empresas municipais contratam a essas empresas esse tipo de serviços).
    Independentemente de que venha a fazer o serviço, sempre de pagar também uma espécie de taxa/licença à câmara (tipo para ocupar o espaço público) mas os valores são simbólicos.
    Espero ter ajudado.
    Cumps.
  6.  # 8

    Creio que só e possível se essa empresa externa for autorizada pela Câmara.

    Não pela câmara mas sim pela Águas de Gondomar a quem pode pedir a listagem das empresas creditadas.
    Concordam com este comentário: bcool
  7.  # 9

    consultar tabela de preços em que se baseiam para dar esse valor!

    O meu sogro á cerca de 2 meses em almada pagou 500€ pela vistoria e ligação á rede de esgotos , pelo trabalho feito ja achei um pequeno roubo e por este valor então.... neste país fazem o que querem afinal pagamos impostos para ter saneamentos e afins e depois temos de pagar tudo para ter acesso a coisas básicas, ao menos que cobrassem um valor justo e não fizessem um assalto ao bolso do contribuinte!

    quase que mais vale ter uma fossa no quintal pois sai mais barato
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes, scorpionlabel
  8.  # 10

    Colocado por: j cardoso
    Não pela câmara mas sim pela Águas de Gondomar a quem pode pedir a listagem das empresas creditadas.


    Bom dia,

    No meu caso, em Barcelos, indeferiram-me o pedido pedido de autorização para entregar o serviço a uma empresa, mesmo tendo essa empresa alvará correspondente e ser uma empresa subcontratada pela concessionária para fazer os serviços para eles. Estou ainda a aguardar resposta da participação que fiz à Ersar.

    Para os que estão com situações semelhantes fica aqui alguma informação interessante.

    Na sequência de todo este processo descobri a condenação da Vimágua por parte do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga. Esse tribunal teve, segundo o acórdão, atenção ao seguinte artigo:
    “Artigo 282
    Responsabilidade de instalação
    “Os ramais de ligação devem considerar-se tecnicamente como partes integrantes das redes públicas de distribuição e de drenagem, competindo à entidade gestora promover a sua instalação.””

    Sabendo que a decisão do mesmo tribunal ainda não transitou em julgado, visto que a empresa Vidágua recorreu, gostava de saber o que faziam na minha situação. Se o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga no seu acórdão considera ilegal a cobrança das referidas ligações, assim como ordena a restituição dos montante cobrados aos consumidores, o que acham desta situação e o que poderá ser feito?
  9.  # 11

    acho que o tribunal vai dar razão á Vimágua..... caso contrario lá iria os trocos a mais á vida!

    Infelizmente é o país real e ao mesmo tempo não se pode condenar quem não faça nada pois o que acontece é que os processos se irão perder, ou vai haver atrasos consecutivos etc, todos juntos fariamos força para melhorar um ou outro não vale a pena , recorrer a tribunais também não é soluçao pelo tempo que demora.

    Se nao precisar da casa para habitar logo sugeria uma fossa, caso contrario refilar e refilar e continuar a refilar, e aproveitando argumentos expostos em cima pos sao interessantes!
  10.  # 12

    Colocado por: j cardoso
    Não pela câmara mas sim pela Águas de Gondomar a quem pode pedir a listagem das empresas creditadas.
    Concordam com este comentário:bcool

    Será normal haver apenas uma empresa creditada? Parece que existem câmaras em que dizem que a empresa aceite é apenas uma… o que não me parece muito transparente...
    Bc
  11.  # 13

    Será normal haver apenas uma empresa creditada?

    Não, eu não acho.
    •  
      GF
    • 4 julho 2012 editado

     # 14

    Colocado por: noyoudont7000 euros?

    Que roubo !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  12.  # 15

    Bem, em Mafra paguei quase 4000€ (c/IVA) para ter água (saneamento não incluido).
    • mog
    • 4 julho 2012

     # 16

    Rui A.B., no seu caso qual a justificação que lhe deram para não aceitar essa empresa?
  13.  # 17

    Colocado por: mogRui A.B., no seu caso qual a justificação que lhe deram para não aceitar essa empresa?


    Nenhuma, simplesmente indeferiram o pedido. Neste momento estou a agurdar ansiosamente o parecer da ERSAR.
  14.  # 18

    sera que vocÊ tem necessidade da agua da companhia!eu penso que por esse preço fazia um furo e punha uns bons filtros por esse preço!não?
  15.  # 19

    Sabem se é possível o pagamento em prestacções?

    É.
  16.  # 20

    Boa noite

    Nao sei se estou certo mas ainda esta semana fui à camara porque quero eliminar a fossa e ligar os esgotos à rede publica e pediram-me 300€ será que é a mesma coisa que aqui estão a falar?
    se for esse balurdio prefiro manter a fossa.
 
0.0231 seg. NEW