Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 4 julho 2012 editado

     # 1

    Boas,
    Na minha casa vou colocar umas escadas com estrutura em metal, mas com os degraus em madeira, ou seja, são tábuas que vão assentar na estrutura metálica. Entretanto têm estado a escavar os degraus para estes encaixarem e houve um que partiu e rachou. Isso chamou-me a atenção para os outros, uma vez que, na zona do patim, que é mais ampla, eu já tinha reparado em riscos que atravessavam a madeira de um extremo ao outro. Ora, hoje ao reparar nos degraus, vejo que quase todos, de um dos lados têm uma abertura, como que uma racha que parece, em alguns casos, estender-se pela madeira toda. Não é fácil explicar, por isso vou colocar umas fotos. Em todo o caso, o meu receio é que os degraus comecem todos a rachar e a partir com o uso. Não sei se é defeito ou feitio da madeira, mas gostava de pedir a vossa em relação ao estado destes degraus.
    Obrigado!
    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012

    From July 4, 2012
      IMG_4078.jpg
  1.  # 2

    Qual é a espessura do degrau?
  2.  # 3

    Aparentemente não terá grandes problemas nas emendas, se bem que poderiam ter ficado mais bem colados.

    O carvalho é uma madeira com muita tendência para empenar dai os carpinteiros terem a tendência a colar as peças.
  3.  # 4

    Os entalhes enfraqueceram as uniões, virá a ter problemas certamente.
    • Gex
    • 4 julho 2012

     # 5

    Colocado por: vz1984Qual é a espessura do degrau?


    Penso que de 3cms
  4.  # 6

    Boa tarde!
    Até me registei por causa deste tópico, isto porque ñ sou apologista de asneiras, e vi que estão a dize-las.
    As ligações que o seu carpinteiro teve a amabilidade de realizar, chama-se finger joints, e são designadas porque assemelham-se a dedos, ou seja ligação entre 2 peças de madeira por forma a permitir aumentar a superficie de colagem, ao invés de uma ligação seca ( recta em que apenas tem cola na espessura da peça).

    Estas ligações usam-se em 2 situações:
    - madeira com tendencia para empenar ou arcar, como o caso do carvalho;
    - largura de peça final demasiada para as peças que o carpinteiro tem;

    Quanto à colagem, não é má colagem, mas acerto incorrecto da fresa que faz os fingers, porque cola existe e ela está lá.
    Quanto a problemas, não vai os ter, isto porque as peças que mostrou chamam-se espelhos ( devido á espessura de cerca de 25-22mm) ou seja são as peças que são colocadas a forrar verticalmente a escada, e mesmo que fosse na horizontal não veria qualquer problema em ser emendado.

    A madeira emendada, quando bem escolhida, isto é com boa escolha dos veios, "obriga" a madeira a estabilizar devido às forças provocadas pelas fibras dos veios. Um belo exemplo disso são as vigas lameladas que tem um superior comportamento ás maciças ( sem colagens).

    Sou profissional da àrea com formação de engenharias e sei do que falo, o cliente deveria preferir peças de madeira emendadas, ou seja lameladas porque tem um comportamento superior. Não seguiam a tendencia do peça unica apenas para dizer que tem um bom produto, caro, quando estão a comprar problemas.
    Na empresa em que trabalho, as escadas são sempre emendadas, sempre, quer sejam em madeira maciça, quer sejam em painel contraplacado folheado ( sim, utilizamos o principio do soalho flutuante) nunca fazemos peças únicas, e quando as fizemos foi por ordem expressa do Dono de Obra, que depois deu grande asneira.
    Cumps.
    Concordam com este comentário: cocas2
  5.  # 7

    Fica giro degraus rachados...
    • Gex
    • 4 julho 2012

     # 8

    mgr00, obrigado pela explicação, mas o facto é que a olho nú o aspecto não impressiona assim muito! Então e situações como as 3 abaixo em que se vê claramente uma linha de quebra a sair da zona onde existem essas rachas/colagens? Isso com o tempo e o peso das pessoas a andarem em cima dos degraus não vai estalar e abrir completamente. Sinceramente não me agrada nada o aspecto e não me dá muita confiança...


  6.  # 9

    Você não quer acreditar no que vê?
  7.  # 10

    Eu também sou profissional da área, sinceramente esse trabalho, no mínimo, deixa a desejar.
    As emendas dos degraus estão claramente a ceder. A junção dentada que vemos nas uniões das peças dos degraus devia estar completamente unida. Parecem-me que houve uma falha na afinação da fresa para fazer as emendas, isto conjugado à falta de cola (que é visível) e oscilação da madeira e temos o "caldo entornado". Os degraus de escada são quase sempre emendados e deveriam, ficar a "estagiar" na fábrica , depois de colados e antes de lixar, cerca de 3/4 dias. Não poupar na cola branca e de boa qualidade.

    Colocado por: GexIsso com o tempo e o peso das pessoas a andarem em cima dos degraus não vai estalar e abrir completamente. Sinceramente não me agrada nada o aspecto e não me dá muita confiança...


    Problemas de segurança penso que não vão existir, isto porque os degraus serão aparafusados à estrutura metálica, se bem percebi...
    No entanto a nível estético...
  8.  # 11

    Já agora, tem fotografias da estrutura metálica...para verificar uma situação.
    • Gex
    • 4 julho 2012

     # 12

    Colocado por: joalageVocê não quer acreditar no que vê?


    Quero é perceber o que vejo. Parece que estas colagens são normais, eu quero é compreender se aqui estão bem feitas ou não...
  9.  # 13

    Colocado por: Gex

    Quero é perceber o que vejo. Parece que estas colagens são normais, eu quero é compreender se aqui estão bem feitas ou não...


    A minha opinião é não!
  10.  # 14

    Essas colagens são normais, estão é mal executadas.
  11.  # 15

    Colocado por: GexBoas,
    Na minha casa vou colocar umas escadas com estrutura em metal, mas com os degraus em madeira, ou seja, são tábuas que vão assentar na estrutura metálica. Entretanto têm estado a escavar os degraus para estes encaixarem e houve um que partiu e rachou.



    Colocado por: mgr00Boa tarde!
    Até me registei por causa deste tópico, isto porque ñ sou apologista de asneiras, e vi que estão a dize-las.
    (...)
    Quanto a problemas, não vai os ter, isto porque as peças que mostrou chamam-se espelhos ( devido á espessura de cerca de 25-22mm) ou seja são as peças que são colocadas a forrar verticalmente a escada, e mesmo que fosse na horizontal não veria qualquer problema em ser emendado.(...)

    mgr00, essas peças não se chamam "espelhos" mas sim "cobertores", ou "patins". Bem vindo ao fórum, mas de pantufas... ;)
    Fora a brincadeira, até concordo com a maior parte do que disse.
    Quanto às emendas (ou finger joints) além de não estarem bem executadas, principalmente nos topos, não deveriam estar fragilizadas exactamente onde tem o rasgo. Aposto uma francesinha como vai estalar.
    • Gex
    • 5 julho 2012

     # 16

    Colocado por: LucilioJá agora, tem fotografias da estrutura metálica...para verificar uma situação.


    A estrutura:
    From July 4, 2012
    " alt="" />
    • Gex
    • 5 julho 2012

     # 17

    Colocado por: LucilioJá agora, tem fotografias da estrutura metálica...para verificar uma situação.


    Já agora, qual era a situação que queria verificar...?
  12.  # 18

    essa escada não abana muito?

    Pode mostrar uma foto da face inferior dos degraus, depois de aplicados?
    • Gex
    • 5 julho 2012

     # 19

    Colocado por: Picaretaessa escada não abana muito?

    Pode mostrar uma foto da face inferior dos degraus, depois de aplicados?


    Abana ligeiramente, mas não abana muito (claro que se subir ou descer à pressa ou aos saltos, vai abanar bastante). Parece-me que ficou bem fixa.

    Por acaso não cheguei a tirar fotos da face interior dos degraus depois de aplicados. Entretanto foram todos retirados para se poder pintar a estrutura.
  13.  # 20

    Colocado por: Picaretaessa escada não abana muito?

    Esteve bem na observação, essa estrutura parece-me muito "leve"
    Concordam com este comentário: marco1
 
0.0377 seg. NEW