Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    A minha dúvida é simples, tenho casa de um único piso, mas com caixa de ar de 1,10metros, gostaria de saber se é possível e vantajoso colocar todas ou algumas e quais especialidades a funcionar por baixo da laje, subindo só quando necessário para os ramais.

    Sei que os esgotos é possível e preferível, mas as restantes especialidades???

    Anexo um desenho arcaico para tentar expor o que acima refiro.
      Especialidades.png
  2.  # 2

    Poderão todas as especialidades andar debaixo da laje????

    Tenho dúvidas sobre a água quente. Não precisará de isolamento????
  3.  # 3

    Poderão todas as especialidades andar debaixo da laje????

    Podem

    Não precisará de isolamento????

    Claro que precisa.
  4.  # 4

    que tipo de mangas se utilizarão para passar os cabos de cobre???

    tenho projectados tubos da uponor, podem estes também passar por baixo ou tenho de arranjar outros???
  5.  # 5

    É você que vai fazer esses trabalhos?
  6.  # 6

    Não, não sou.

    Tenho de contratar empresa/pessoas capazes e certificadas para tal.

    Pergunta pq^?

    Costuma realizar este tipo de trabalhos?
  7.  # 7

    Capazes e certificadas.

    Pois por exemplo há empresas que recebem o trabalho de todas as especialidades, só que depois, e é muito comum na rede de gás de subempreitar o trabalho pois não têm como certificá-lo.
  8.  # 8

    Colocado por: sergioajmTenho de contratar empresa/pessoas capazes e certificadas para tal.

    Pergunta pq^?

    Essas questão devem ser discutidas com o projectista e com quem vai executar o trabalho.
  9.  # 9

    Tenho nos projectos de especialidades a utilização de tubagem da uponor, será que posso manter a mesma se for efectuada pelo exterior, na caixa de ar??

    Será que posso manter a tubagem de água quente sob o betão de regularização e água fria por fora???
  10.  # 10

    Colocado por: sergioajmTenho nos projectos de especialidades a utilização de tubagem da uponor, será que posso manter a mesma se for efectuada pelo exterior, na caixa de ar??

    Será que posso manter a tubagem de água quente sob o betão de regularização e água fria por fora???

    Para quê separar os traçados?!

    Pode utilizar as mangas que se utilizam para o PEX na tubagem a aplicar dentro das betonilhas. consegue assim garantir as condições exigiveis às instalações, ver Art. 96º do RGSPPDADAR.
    O regulamento não exige que sejam substituíveis.
  11.  # 11

    Pode utilizar as mangas que se utilizam para o PEX na tubagem a aplicar dentro das betonilhas. consegue assim garantir as condições exigiveis às instalações, ver Art. 96º do RGSPPDADAR.
    O regulamento não exige que sejam substituíveis.


    Isso para a tubagem de rede de águas certo???
    Mas os tubos não podem ficar sem manga quando colocados pelo exterior???
    Fixos com superiormente à laje com anilhas em inox???

    Para os cabos de electricidade está claro que preciso de mangas.
  12.  # 12

    Rede de distribuição de agua quente e fria.
    A sua tubagem é da UPONOR, certo?!, presumo que seja a solução MLCP, é muito simples, eles tem um manual de instalação. É consultar o dito.
 
0.0093 seg. NEW