Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho previsto nas minhas férias, proceder à manutenção das janelas da minha casa.
    Elas são 24 e são em madeira (com um tom avermelhado escuro). Com o passar do tempo e principalmente com os Invernos, a proteção que possuiam - um produto chamado Bondex - já está muito desgastada. Os parapeitos estão gretados e os caixilhos descorados.
    Ora acontece que sei o que devo aplicar - será o tal BONDEX Mate -, mas não sei... como.
    Alguém me pode ajudar?
    Quais são os passos que devo seguir para efetuar uma correta manutenção às janelas?
    Será que devo betumar? (saberei como?... a cor da madeira, vermelho escuro, dificulta o "acertar" da cor, pelo menos para uma amador como eu... E depois há o "betumar" em si, que exige habilidade...)
    Ou bastará lixar e depois aplicar o Bondex? Devo dar 1 ou 2 demãos?
    E as gretas nos parapeitos? Como as devo eliminar?

Desde já agradeço a ajuda que me queiram dar.
  2.  # 2

Antes demais são pessoas como voce que fazem empresas como a minha irem à falência :)
    Ora vamos lá ver se o consigo ajudar...
    Disse que as janelas são vermelho escuro mas essa cor foi esmalte que levou ou levou verniz ou bondex directo na madeira? é que se for esmalte não pode dar bondex, tem de dar esmalte novamente ou então raspar as janelas todas até à madeira mas não se meta nisso....
    Deve começar por raspar tudo o que tiver a descascar deixando a superfície pronta para levar massa, compra massa para madeiras em vez do tradicional betume que é mais fácil de trabalhar e dá para lixar caso coloque em demasia. Depois da massa colocada vai lixar a madeira toda começando com uma lixa de 80 e outra lixadela com uma lixa de 120 ou 150 para amaciar a madeira.
    agora se for para esmaltar, deve dar um primário e no mínimo 2 demão de esmalte à cor que pretende se for bondex existem alguns que substituem o primário e ai recomendo 3 demão mas as demão serão sempre as necessárias para ter um bom acabamento.
    Em relação aos parapeitos estamos a falar de madeira ou pedra? Madeira usa massa de reparação, depois massa de acabamento lixa e pinta em pedra consegue tapar mas nunca vai disfarçar

Espero ter tirado algumas duvidas
  3.  # 3

As janelas, parapeito incluído, são/estão em madeira. Não têm esmalte.
    Aliás, até seria "um crime" colocar esmalte naquela madeira porque é muito bonita, com um tom avermelhado escuro.
    A proteção dessas janelas/parapeitos é garantida pela aplicação de um produto chamado Bondex (mate).
    Há uns anos atrás, contratei um homem que me preparou as janelas e lhes deu até 2 demãos de Bondex mate.
    Só que eu não acompanhei o serviço e não vi o que fez nem os passos que seguiu. Também já passou algum tempo.
    Agora, queria aproveitar as férias para ser EU a tratar disso. Sempre poupava alguns cobres...
    O que me preocupa mais, de facto, são os parapeitos (em madeira, exatamente iguais às janelas). Principalmente os virados a sul, devido ao inverno, estão muito secos e gretados. Estão a "pedir" mesmo um tratamento...
    Para além do Bondex (mate), que outros produtos vou precisar? Qual o seu modo de aplicação?
    Desde já agradeço as explicações.
  4.  # 4

Onde comprar o Bondex vai encontrar as massas que precisa basta perguntar, existem várias mas todas fazem o mesmo serviço, e o modo de aplicação é facil e vem na embalagem é só seguir o que lá está
  5.  # 5

Colocado por: Joel AguiarOnde comprar o Bondex vai encontrar as massas que precisa basta perguntar, existem várias mas todas fazem o mesmo serviço, e o modo de aplicação é facil e vem na embalagem é só seguir o que lá está

Muito obrigado pela informação.

A minha dificuldade estará no "acertar" a cor dessa massa ao tom avermelhado escuro da madeira das janelas/parapeitos.

Naturalmente, será uma dificuldade que terei de ultrapassar.

Vamos ver como...

0.0070 seg. NEW