Preciso de renovar a rede de água da casa, quente e fria. Tenho lido muito neste forum sobre sistemas de canalização mas um dos orçamentos que recebi menciona: Água fria - Hidronil Água quente - Inox roscar
É o aconselhável? É mais caro que outros? Mais barato?
Sem duvida é uma boa solucção, pois oinox de roscar é pra toda a vida. Agora que a mão de obra é muito mas cara não tenha duvida. Em releção a isto instalação em Coprax seria tambem uma exceente solucção, e o orçamente de certo seria muito mais inferior.~ Cmps
O inox.. para agua quente.. nem pensar...( pode levar isolamento térmico) eu tenho e é uma porcaria, já que a agua e os sais diluidos na mesma reage com os acessórios (não são em inox) antevejo problemas de incrustações sérias em todos os nós da rede. Eu recomendo sempre, seja agua fria, seja agua quente (devidamente isolada), a aplicação de tubagem MULTIPLEX, tipo MEPLA + os seus acessórios (GEBERIT)
Mais opiniões? Se já tinha dúvidas agora ainda tenho mais :-( Uns dizem que é uma excelente escolha que é para toda a vida, outros dizem que nem pensar... alguém para desempatar :-) ?
Concordo com o Pedro Barradas (em parte),o grande problema das canalizações de águas sanitarias são os acessorios,o tubo inox é uma maravilha,só que o conjunto tubo acessorios deveria ser do mesmo material o que não acontece sempre.Quanto ao multipex temos o mesmo problema,estou a falar de instalação com acessorios(tês,Joelhos)etc,tubo uma maravilha, acessorios sugeitos ás chamadas incrustações como diz o Pedro.O problema fica minimizado se for utilizado o Multipex em linhas directas os possiveis acessorios só existem nas pontas e se derem problemas são facilmente substituidos. O PPR seja Coprax ou outra marca não tem esse problema,todo o material é igual,terá outros problemas talvez. O Hidronil já passou à historia.Melhor sistema para mim é sem duvida o Pex com caixas de distribuição.
Quero agradecer a todos os comentários. Um pequeno resumo para tentar esclarecer as coisas: - INOX : muito bom mas problemas nos T's, Joelhos, etc derivado ao acumular de incrustações - Multiplex: mesmo problema nos T's, joelhos, etc - Hidronil: passou á história' Mas é bom material? - PPR : é um dos recomendados, fácil instalação, custos? Água quente e fria? - PEX: é um dos recomendados, fácil isntalação? custos? Água quente e fria?
A canalização em PPR é mais barata que o PEX e de mais facil instalação,basta saber o essencial ,as medidas a utilizar e o elementar no manuseamento do material para qualquer um ser canalizador.O PEX não é bem assim,de facil instalação tem pouco. Água quente e fria ,tanto um como o outro são idênticos ,poucas perdas de temperatura.Custos em média 50,00 € por ponto de água,depende muito da zona do pais onde se encontra.É a minha opinião de certeza haverá outras.
Eu acrescento... Para mim o melhor sistema é O MULTIPLEX, com caixas de distribuição tipo PEX ( acessórios apenas nos colectores e junto dos aparelhos) E Optima eficiência da distribuição de água na rede
Com o tubo Multipex de qualidade e com caixas de distribuição é sem duvida uma boa escolha para canalização,a unica diferença é que não é substituivel. Quanto ao inox mesmo com os cessórios de roscar,tudo bem,tem o mesmo problema de substituição e o da água quente tem de ser bem isolado alem de ,em distancias maiores o tempo de espera pela água quente é maior.
... quantio à substituição.. temos que ser pragmáticos.. quando for para substituir a tubagem, também, será, concerteza tempo de substituir, aparelhos de manobra, sanitários e revestimentos... Os sistemas podem e têm uma longevidade de pelo menos 30 anos... ( quanto tempo duraram os sistemas de canalização de aguas em ferro galvanizado, Hidronil, com aceessóros de latão... pelo menos 30 anos) abraço, Bom Natal.
Posso concluir que o sistema em Inox (incluindo acessórios) é uma boa solução para água quente. E o Hidronil para água fria? O único comentário é que que era bom mas passou á história. Se é bom porque passou á história? ficombem servido?
O hidronil é o que ando a aplicar em Africa, já que há sempre muitos acessórios e não é preciso grande equipamentos e técnicas para aplicar, mas dá mais trabalho, abrir roscas, etc. O sistema Coprax parece-me muito mais prático e mais barato. No meu apto tenho PEX e até agora nada apontar.
O inox para água quente tem que ser isolado com mangas. Eu optaria pelo Coprax para tudo.
No fundo tem que analisar qual o sistema mais barato em mão-de-obra, já que vai ser ai que vai enterrar a maior parte dos €€€ Boas festas
Loja Online de Canalização, aquecimento e gás Há mais de 50 anos ao seu dispor Localizados em Lisboa, somos uma empresa com mais de 50 anos de experiência, especializada em diversos trabalhos de remodelação e reparação. A qualidade dos nossos trabalhos é inquestionável. Contacte-nos já! Executamos todos os trabalhos ao domicílio referentes a Canalizações, Água Fria e Quente, Reparação de todos os modelos de esquentadores, Remodelações Gerais, Casas de Banho, Cozinhas, Escritórios, Tectos Falsos, Pinturas, Estuques www.carvalhoevideira.pt
Estas pessoas agradeceram este comentário: Jony_BC
Gostaria de saber se existe alguma dispositivo (válvula) em que apenas deixasse passar água, quando esta atinge x temperatura (ex. 40º)? Algo do género tipo T em que a água entra, e enquanto ela não atingir a temperatira desejada, voltava para o circuito de água fria. Isto porque comprei uma MLRoupa bi-térmica e queria minimizar a água que ainda não tem a temperatura desejada na entrada de água quente da máquina.