Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: ParamonteE eu diria que a maioria da fruta que vem de Espanha é boa.

Por outro lado por exemplo, e ainda, a pera-rocha (o chamado petroleo português) chega aos hipermercados muito verde apenas porque os produtores do oeste são gananciosos e querem maximizar o lucro. O mesmo para os Kiwis nacionais, muitos dos que compro apodrecem ainda verdes...

a Pera rocha ahahaha esta já algum tempo que se Deus não nos acode ficamos sem os dentes ...aquilo de rocha tá bem colocado ...
  2.  # 62

Colocado por: ParamonteNão consigo perceber pq é q a pera williams que vem do chile ou argentina é mais barata que a nossa pera-rocha...

esta eu respondo , no Chile aquilo dá nas ruas , no mato , nos telhados lol quem recebe é a bófia , os bandidos , ahahahah
    em Portugal para se vender uma Pera , tem o LNEC das frutas lol o deputado da fruta , o bicho da fruta , o engenheiro da fruta , o Mercedes lol , a Nissan 4x4 2.5 180 cv , o dono do hiper , a asae , a fiscal da temperatura , a fiscal do ambiente , enfim deve haver mais alguns que não me lembro ... o que dá uma diferença de Pera do Chile 0.49€kg Pera Rocha 1.25 € kg lol a diferença é esta ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afonsoh
  3.  # 63

Pode ser, mas da ultima vez que fui ao mapa, o Chile ficava algo mais longe do que a nossa zona Oeste, mas posso estar enganado...
  4.  # 64

Boas,

Colocado por: danobregaO oxelfer continua a não entender. Não interessa se a fruta é portuguesa, interessa se é boa e barata, ou outros critérios de qualidade que achar relevantes.

tu é que não entendes, estás fixado em critérios ideológicos que não são par aqui chamados.

Colocado por: danobregaPortanto, quando compro fruta o critério é: esta fruta é boa? O facto de ser portuguesa é irrelevante, e é um critério baseado numa linha imaginária pouco relevante.

A mim o que me interessa é que seja boa (dentro dos meus parâmetros), e a conclusão a que cheguei é que a tirada da árvores ou comprada no produtor é a melhor. Todas as questões de se é portuguesa ou não, é apanhada madura ou não, não são para aqui chamados porque eu só consigo comer o que compro e no estado em que compro.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  5.  # 65

Colocado por: ParamontePode ser, mas da ultima vez que fui ao mapa, o Chile ficava algo mais longe do que a nossa zona Oeste, mas posso estar enganado...

eu também me queixo desse mal lol imagina tu que voar da Madeira para Portugal é 6,5 x mais barato que voar de são Miguel para Portugal...

Há coisas que não se compreende ??????!!!!!!
  6.  # 66

Mangas vindas de onde? Mas alguém que tenha experimentado mangas apanhadas directamente da mangueira alguma vez vão gostar das mangas que nos chegam da Costa Rica ou quejandos? Por mim, repito, prefiro comer a fruta da época colhida pelos pequenos produtores locais. Não sei se será um fenómeno local, mas compro-a ao preço a que é vendida no supermercado a mesma fruta de outra proveniência - e bem pior. E que fosse mais cara, preferia comer menos - há lá coisa pior que um morango vindo de Espanha que sabe a água? Será que ninguém se apercebe da diferença entre um magnório colhido na véspera e outro colhido há uma semana e que viajou não sei quantos quilómetros?

Young man says "you are what you eat - eat well.
    Old man says "you are what you wear" - wear well.
    You know what you are, you don't give a damn;
    bursting your belt that is your homemade sham.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  7.  # 67

Colocado por: j cardosoMangas vindas de onde? Mas alguém que tenha experimentado mangas apanhadas directamente da mangueira alguma vez vão gostar das mangas que nos chegam da Costa Rica ou quejandos? Por mim, repito, prefiro comer a fruta da época colhida pelos pequenos produtores locais. Não sei se será um fenómeno local, mas compro-a ao preço a que é vendida no supermercado a mesma fruta de outra proveniência - e bem pior. E que fosse mais cara, preferia comer menos - há lá coisa pior que um morango vindo de Espanha que sabe a água? Será que ninguém se apercebe da diferença entre um magnório colhido na véspera e outro colhido há uma semana e que viajou não sei quantos quilómetros?

Young man says "you are what you eat - eat well.
    Old man says "you are what you wear" - wear well.
    You know what you are, you don't give a damn;
    bursting your belt that is your homemade sham.
    Concordam com este comentário:oxelfeR (RIP)

mangas da mangueira lol o Sr tem toda a razão nada como comer o fruto certo no tempo certo e no momento certo ... tem outro sabor ... seja de onde for e já agora nós também temos morangos destes que sabem a agua em Portugal todo o ano , e por cá também temos isso presta para pouco mas é o que a geração nova apanha na prateleira ... ainda agora comi umas mocnas (nesperas) em cima da árvore e garanto que se tivessem apanhadas numa taça na hora nem as tocava ... pra mim é na árvore lol
  8.  # 68

Por acaso estou a pensar em plantar umas Mangas.
  9.  # 69

Colocado por: branco.valterPor acaso estou a pensar em plantar umas Mangas.

lol por este caminho tas lixado ahahahaha ou semeias as sementes das mangas ou plantas as mangueiras ahahahha

plantar as mangas é que é esquisito ...
  10.  # 70

Qual ideologia pá? Eu apenas tento ser racional nas decisões que tomo. Dentro do tema desta discussão comprar algo apenas porque é nacional, na minha opinião, não é racional.
  11.  # 71

Boas,

Colocado por: danobregacomprar algo apenas porque é nacional,

(não estou para ir ver para trás, mas)
    Em relação à fruta ninguém disse que comprava por ser portuguesa, mas sim porque sabia melhor, ou que era melhor, como queiras.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  12.  # 72

Colocado por: danobregaQual ideologia pá? Eu apenas tento ser racional nas decisões que tomo. Dentro do tema desta discussão comprar algo apenas porque é nacional, na minha opinião, não é racional.

Venho por este relembrar o Modelo Econômico que expus ontem para verificarem a racionalidade do mesmo.. é um Modelo com algumas Incertezas mas que considero válido.

Colocado por: santosVejamos um exercício teórico simples com base nas exportações e importações. Os valores das importações é de 14mil milhões e das exportações é de 11mil milhões. 50% para matérias primas, é um exemplo, não sei. Caso nós consumissemo os restantes com Produtos Nacionais mantinhamos mais 7 mil milhões na nossa economia. 50% seriam para o Estado. 3,5 mil milhões cada mês a mais para pagar a Dívida Nacional. Suponho que seriam preciso 12 meses para a Sustentabilidade da Dívida. Contudo nós necessitamos de importar bem mais dos q os 50%, não é? Pronto o resto do mundo quer austeridade/pobreza? Medidas radicais: O carro é um dos mais importantes para uma família.. Opte por modelos fabricados em Portugal/ Marcas q fabricam em Portugal.. Não tem dinheiro para esses modelos, opte por usados de mesma origem. Acreditem a alternativa de Austeridade q Eles querem para nós é bem pior.. Temos de nos aproximar o melhor q pudermos do modelo q apresentei, é o Modelo Simplificado dos Alemães. Abraço.
    >

Este é Modelo de Sustentabilidade de qualquer Pais Desenvolvido.. pois quem produz,tem uma Economia Sustentável ou seja que pode pagar as suas contas através dos Impostos recolhido através do Valor Acrescentado produzido pela sua Economia. Assim chegará para pagar convenientemente a Professores, Médicos e diversas Estrutura Públicas necessárias assim como manter os Impostos nos seus concidadãos baixos e não a aberração actual que pode-nos condenar para os próximos 50 Anos. Países como Angola podem crescer muito sem produzir porque tem Matérias Primas em abundância, Portugal não, logo tem de Produzir.
  13.  # 73

Isso seria verdade se a produção fosse eficiente. Como nao se trata de um sistema fechado, comprar por 10 o que outros vendem por 8 significa abdicar de 2 unidades de rendimento - consumir menos, ter menos poder de compra.

Por outro lado, é relativamente irrelevante aumentar o que se paga aos nossos profissionais - o importante é que o poder de compra aumente...
  14.  # 74

Voltando ao assunto que me trouxe aqui mas que motivou este debate, alguém tem mais alguma sugestão para a minha próxima Maquina de Café? Abraço
  15.  # 75

Fábrica de pás eólicas em Aveiro reforça produção e emprego.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=567947&pn=1
    Parabéns!
    Abraço
  16.  # 76

Toca a comprar papel higienico da Renova se faz favor.Uma pena que nao existam mais 1000 Renovas em Portugal
      532334_10151094010322463_850740463_n[1].jpg
  17.  # 77

Colocado por: luisvvIsso seria verdade se a produção fosse eficiente. Como nao se trata de um sistema fechado, comprar por 10 o que outros vendem por 8 significa abdicar de 2 unidades de rendimento - consumir menos, ter menos poder de compra.

Por outro lado, é relativamente irrelevante aumentar o que se paga aos nossos profissionais - o importante é que o poder de compra aumente...

Porquê é q supõe sempre q o argumento diferenciador de um produto é sempre o preço? Não existirá tb o Serviço, a Qualidade e não usufruir declaradamente de Trabalho Escravo.. Porque Portugal só compete praticamente nos Preços baixos com a China.. Mas julgo q tem Produtos de melhor Qualidade. Abraço.
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  18.  # 78

Um bem haja à Efapel e à Renova que dignificam a Indústria Portuguesa. Abraço
  19.  # 79

Abraço
      index.jpg
  20.  # 80

Porquê é q supõe sempre q o argumento diferenciador de um produto é sempre o preço?

Resposta: "comprar por 10 o que outros vendem por 8 significa abdicar de 2 unidades de rendimento - consumir menos, ter menos poder de compra". Parece-me claro. Não significa comprar apenas o mais barato, significa, entre 2 produtos de características aproximadas, escolher o mais barato.

Não existirá tb o Serviço, a Qualidade e não usufruir declaradamente de Trabalho Escravo.. Porque Portugal só compete praticamente nos Preços baixos com a China.. Mas julgo q tem Produtos de melhor Qualidade. Abraço.<

Outro erro de julgamento. A ideia de que tudo se compara com a China é errada. Portugal compete, e competirá, com muitos outros países. Por exemplo: todos os ex-comunistas, que de modo geral possuem mão-de-obra mais qualificada, estão perto do centro da Europa, apresentam custos do trabalho mais baixos, etc. Chega?

0.0334 seg. NEW