Colocado por: ParamonteE eu diria que a maioria da fruta que vem de Espanha é boa.
Por outro lado por exemplo, e ainda, a pera-rocha (o chamado petroleo português) chega aos hipermercados muito verde apenas porque os produtores do oeste são gananciosos e querem maximizar o lucro. O mesmo para os Kiwis nacionais, muitos dos que compro apodrecem ainda verdes...
Colocado por: ParamonteNão consigo perceber pq é q a pera williams que vem do chile ou argentina é mais barata que a nossa pera-rocha...
Colocado por: danobregaO oxelfer continua a não entender. Não interessa se a fruta é portuguesa, interessa se é boa e barata, ou outros critérios de qualidade que achar relevantes.
Colocado por: danobregaPortanto, quando compro fruta o critério é: esta fruta é boa? O facto de ser portuguesa é irrelevante, e é um critério baseado numa linha imaginária pouco relevante.
Colocado por: ParamontePode ser, mas da ultima vez que fui ao mapa, o Chile ficava algo mais longe do que a nossa zona Oeste, mas posso estar enganado...
Colocado por: j cardosoMangas vindas de onde? Mas alguém que tenha experimentado mangas apanhadas directamente da mangueira alguma vez vão gostar das mangas que nos chegam da Costa Rica ou quejandos? Por mim, repito, prefiro comer a fruta da época colhida pelos pequenos produtores locais. Não sei se será um fenómeno local, mas compro-a ao preço a que é vendida no supermercado a mesma fruta de outra proveniência - e bem pior. E que fosse mais cara, preferia comer menos - há lá coisa pior que um morango vindo de Espanha que sabe a água? Será que ninguém se apercebe da diferença entre um magnório colhido na véspera e outro colhido há uma semana e que viajou não sei quantos quilómetros?
Young man says "you are what you eat - eat well.
Old man says "you are what you wear" - wear well.
You know what you are, you don't give a damn;
bursting your belt that is your homemade sham.Concordam com este comentário:oxelfeR (RIP)
Colocado por: branco.valterPor acaso estou a pensar em plantar umas Mangas.
Colocado por: danobregacomprar algo apenas porque é nacional,
Colocado por: danobregaQual ideologia pá? Eu apenas tento ser racional nas decisões que tomo. Dentro do tema desta discussão comprar algo apenas porque é nacional, na minha opinião, não é racional.
Colocado por: santosVejamos um exercício teórico simples com base nas exportações e importações. Os valores das importações é de 14mil milhões e das exportações é de 11mil milhões. 50% para matérias primas, é um exemplo, não sei. Caso nós consumissemo os restantes com Produtos Nacionais mantinhamos mais 7 mil milhões na nossa economia. 50% seriam para o Estado. 3,5 mil milhões cada mês a mais para pagar a Dívida Nacional. Suponho que seriam preciso 12 meses para a Sustentabilidade da Dívida. Contudo nós necessitamos de importar bem mais dos q os 50%, não é? Pronto o resto do mundo quer austeridade/pobreza? Medidas radicais: O carro é um dos mais importantes para uma família.. Opte por modelos fabricados em Portugal/ Marcas q fabricam em Portugal.. Não tem dinheiro para esses modelos, opte por usados de mesma origem. Acreditem a alternativa de Austeridade q Eles querem para nós é bem pior.. Temos de nos aproximar o melhor q pudermos do modelo q apresentei, é o Modelo Simplificado dos Alemães. Abraço.>
Colocado por: luisvvIsso seria verdade se a produção fosse eficiente. Como nao se trata de um sistema fechado, comprar por 10 o que outros vendem por 8 significa abdicar de 2 unidades de rendimento - consumir menos, ter menos poder de compra.
Por outro lado, é relativamente irrelevante aumentar o que se paga aos nossos profissionais - o importante é que o poder de compra aumente...
Porquê é q supõe sempre q o argumento diferenciador de um produto é sempre o preço?
Não existirá tb o Serviço, a Qualidade e não usufruir declaradamente de Trabalho Escravo.. Porque Portugal só compete praticamente nos Preços baixos com a China.. Mas julgo q tem Produtos de melhor Qualidade. Abraço.<