Iniciar sessão ou registar-se
    • njop
    • 10 julho 2012

     # 1

    Boa tarde,

    o meu inquilino diz que não paga a renda porque só lhe demos uma chave e que por lei tem direito a duas. Alguém no fórum sabe da existência desta lei?

    Mesmo que a lei exista, será suficiente para o inquilino se recusar a pagar a renda?

    Não tenho qualquer problema em entregar mais uma chave. Acho estranho que a esteja a pedir já que o contrato está em apenas um nome e o inquilino é solteiro. Parece-me mais ser uma desculpa para não pagar e quando lhe entregar a chave irá invocar outra razão para continuar a não pagar pelo que prefiro que não me pague já no inicio durante 3 meses para iniciar o processo de despejo.

    Muito obrigado pela vossa ajuda.

    Cumprimentos,
    njop
    • ICLG
    • 10 julho 2012

     # 2

    Eu penso que se devem entregar duas chaves, mas também me parece que essa é uma boa desculpa para não pagar a renda.
    Peça-lhe para mandar fazer uma cópia das chaves e diga-lhe que lhe paga a cópia.
    "para mau ... até as calças incomodam".
    A mim, passou-se o inverso.
    Recebeu duas chaves das portas da rua e todas as portas tinham chave e não entregou nenhuma.
    Foi-se embora sem deixar rastos e ando à procura dele para lhe pedir contas.
    •  
      FD
    • 10 julho 2012

     # 3

    Colocado por: njopAlguém no fórum sabe da existência desta lei?

    É a lei do mau pagador...

    Pelo que conheço, não existe nada na "lei" que especifique tal exigência.
    Se ele diz que está na lei, peça-lhe a lei para ler.
    Concordam com este comentário: Paramonte, de jesus mendes, Erga Omnes
    •  
      GF
    • 10 julho 2012

     # 4

    Essa da chave é boa. Ele que faça uma copia, ou você e fica o problema resolvido.
    Não arrendar ao primeiro bijagô que aparece é também uma boa alternativa para evitar esses problemas.
  1.  # 5

    Claro que também há a hipótese de ele achar que o senhorio ficou com uma chave..
    • sisu
    • 10 julho 2012

     # 6

    Que eu saiba o inquilino pode ( e deve ) mudar a fechadura da casa arrendada e assim ficar com as chaves que quizer ( mas a custo do inquilino e não do senhorio).
    Eu também moro sozinha e tenho actualmente 3 chaves da minha casa, uma que anda comigo, outra de reserva em casa e outra tem um familiar meu de confiança no caso de alguma coisa acontecer. Não acho que só por morar sozinho só possa ter uma chave, mas lá está ele que mude a fechadura, e arranje o número de chaves que lhe convier. Não é razão para não pagar a renda.
    Concordam com este comentário: prrrc
  2.  # 7

    Colocado por: luisvvClaro que também há a hipótese de ele achar que o senhorio ficou com uma chave..


    Isso não é um motivo válido. Mesmo que o senhorio lhe desse 3 cópias da chave, ainda assim podia ter mais 20 em casa. Parece-me mesmo desculpa para não pagar a renda. Realmente, com inquilinos assim, mais vale esperar os 3/4 meses e iniciar processo de despejo!
    • kami
    • 10 julho 2012

     # 8

    Dê-lhe o raio da chave... e vá-se preparando para mais dessas.. mas pelo menos a chave ele já não pode alegar mais...

    Cumps
    • ICLG
    • 10 julho 2012

     # 9

    Não arrendar ao primeiro bijagô

    E alguém tem um letreiro na testa?
    Se necessário apresentam as mais variadas provas para provarem que se pode confiar neles, o pior é que depois de lá estarem, a realidade é por vezes muito diferente, e actualmente a crise tem as costas largas.
  3.  # 10

    Combine um dia com ele, em que voce lhe dará mais uma chave e ele pagará a renda, "toma lá dá cá". Se a intenção dele é pagar ele não recusará. Se recusar é porque não tem intenção de pagar. (que parece-me mais isso que outra coisa). Se fosse comigo e como alguem aqui já sugeriu eu teria mudadao a fechadura ás minhas custas.
  4.  # 11

    Não ter uma 2.ª chave não é, de maneira alguma, motivo para excepção de não pagamento... O arrendatário não tem razão... mas também não me parece que esse seja o cerne da questão...
    Concordam com este comentário: GF
    • ICLG
    • 10 julho 2012

     # 12

    Discordar é facil, basta carregar no botão.
    "Se necessário apresentam as mais variadas provas para provarem que se pode confiar neles, o pior é que depois de lá estarem, a realidade é por vezes muito diferente, e actualmente a crise tem as costas largas"
    é disto que discorda, ou do facto de ninguém ter um letreiro na testa?
    • zca
    • 17 julho 2012

     # 13

    Se tem direito a duas chaves e só recebeu uma, acho que deveria pelo menos de pagar meia renda! ;)
  5.  # 14

    acho que deveria pelo menos de pagar meia renda

    Se assinou o contrato de uma casa completa, tem que pagar a renda por inteiro, independentemente se recebeu uma, duas ou três chaves.
    O ideal para o inquilino seria mudar a fechadura da porta, mas nesse caso, será às suas custas.
    Poderá dialogar com o senhorio e pedir-lhe mais uma cópia. Se ele tiver, dá-lha, se não a tiver, cheguem a um acordo quem deve de pagar a cópia, mas deixar de pagar, nunca. Os contratos são para respeitar.
    Três rendas incompletas = três rendas completas + 3 metades de cada renda ou então despejo.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
    • eu
    • 17 julho 2012

     # 15

    Tudo serve de desculpa para viver à custa dos outros. E os senhorios, não sei porquê, parecem ser um dos alvos preferidos desta gente...

    Tanta gente que já não tem vergonha nenhuma na cara....
  6.  # 16

    Bolas a onde isto chega! eu se fosse o proprietario pagava lhe uma nova fechadura e dava lhe ate 5 ou seis chaves! mas nessa altura diria lhe o seguinte; tem fachadura nova com chaves e nao guardo copia como a lei o diz, mas agora paga a renda ou nao paga, queria ver a atitude de esse tipo ! isso é conversa, com esse tipo ,de seguro que ja se vai ver arrasca para receber a renda!
    Esta ainda nao tinha saido! lol
  7.  # 17

    E então njop? Já falou com o inquilino? Como estão as coisas? Venha cá dar feedback.
 
0.0194 seg. NEW