Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Pretendo construir uma churrasqueira no local assinalado na foto com traçado a vermelho mas alguns familiares discordam da localização. Vinha auscutá-los no sentido de obter algum feedback sobre os prós e os contras de construi-la neste sitio. A parede em questão é a parede exterior da cozinha e possui uma pérgola em madeira por cima. Tinha escolhido este local por ser perto da cozinha e simultaneamente estar perto da mesa exterior que será colocada na frente da casa.
    Agradeço qualquer ajuda,
    Obrigado!
      DSC_0176.jpg
  2.  # 2

    Já agora, quais são os argumentos dos familiares?

    A parte de cima da churrasqueira é uma varanda? se sim de onde?
  3.  # 3

    Compre uma daquelas de lata e mude-a de local conforme o vento. Fica mais barato e vai dar ao mesmo.
    Concordam com este comentário: hfviegas
    • shrek
    • 10 julho 2012 editado

     # 4

    Colocado por: speedsteerJá agora, quais são os argumentos dos familiares?

    A parte de cima da churrasqueira é uma varanda? se sim de onde?


    os argumentos são que nunca viram churrasqueiras encostadas às paredes das casas, que pode aquecer a parede da cozinha (não sei se existe algum inconviniente nisso), que o fumo pode entrar pela janela da cozinha, como tenho um espaço grande atrás da casa, que deveria afastar a churrasqueira o máximo possivel da casa e fazê-la nesse espaço...

    A parte de cima é uma varanda virada a norte, e está por cima da cozinha.

    Colocado por: rjmsilvaCompre uma daquelas de lata e mude-a de local conforme o vento. Fica mais barato e vai dar ao mesmo.


    já tenho uma feita num tambor de máquina de lavar roupa, é portátil mas não é a mesma coisa...uma churrasqueira de cimento, blocos e tijolo refratário é outra categoria.

    Obrigado!
  4.  # 5

    nada de novo? :-))
  5.  # 6

    Colocado por: shreké outra categoria.


    Em que sentido?
  6.  # 7

    shrek

    faça favor de fazer uma churrasqueira em tijolo ou lá o que quizer mas fuja disso de mete-la encostada a essa parede da cozinha, tem tanto espaço de pergola por ai que de certeza vai encontrar um sitio mais agradável e até poderá constituir um elemento organizador desse espaço de pergola. repare que só por ter a chaminé a debitar logo para aquele terraço directamente é mau. e de resto a sua solução acaba por matar toda a arquitectura que quis dar a essa casa.
    faça uma bancada em tijolo no limite exterior desse pavimento mais ou menos em frente á janela da cozinha com a dita churrasqueira ai integrada.
    no entanto é a minha opinião apenas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  7.  # 8

    Colocado por: marco1faça favor de fazer uma churrasqueira em tijolo ou lá o que quizer mas fuja disso de mete-la encostada a essa parede da cozinha,

    Concordo....é muito mais fácil de demolir quando se arrepender.

    Colocado por: rjmsilvaCompre uma daquelas de lata e mude-a de local conforme o vento.

    Também concordo, era o que eu faria.

    Colocado por: shrekblocos e tijolo refratário é outra categoria.

    Categoria...categoria,...é uma carninha da boa, ou umas sardinhas fresquinhas, com um tinto do bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  8.  # 9

    Alguém sabe qual a distância mínima entre a chaminé das churrasqueiras e as casas dos vizinhos, se é que há?
  9.  # 10

    não há, há é uma altura minima a respeitar ou seja num raio de 10 m ( penso) a sua chaminé tem de estar pelo menos 50 cm acima do ponto mais alto da construção do(s) seu vizinho(s).
  10.  # 11

    Colocado por: marco1não há, há é uma altura minima a respeitar ou seja num raio de 10 m ( penso) a sua chaminé tem de estar pelo menos 50 cm acima do ponto mais alto da construção do(s) seu vizinho(s).


    Ou seja, uma daquelas churrasqueiras em blocos que normalmente tem uma chaminé a 2,20m de altura e são colocadas nos logradouros, se existir construções próximas (menos dos presumíveis 10m) é para esquecer...
    Contudo a mesma churrasqueira se não tiver chaminé pode estar todo o dia a assar sardinhas, mesmo com construções a 3 metros!?
  11.  # 12

    ps casa

    assim do pe para a mão não lhe posso debitar as leis mas isso já terá tambem á mistura código civil e outras coisas mais.
    no entanto leia o artº 113 e 114º do RGEU
  12.  # 13

    Colocado por: marco1vai encontrar um sitio mais agradável e até poderá constituir um elemento organizador desse espaço de pergola


    obrigado pela sugestão.
    O que quer dizer com um lemento organizador? pode ser mais espicifico?
    Obrigado!
  13.  # 14

    Colocado por: marco1e de resto a sua solução acaba por matar toda a arquitectura que quis dar a essa casa.


    Pois...deve ser só eu que acho que o sítio é bom...e que se enquadrava com a arquitetura da casa...
    é este tipo de churrasqueira que queria construir!
      obra-churrasqueira-moderna-1.jpg
  14.  # 15

    shrek

    quero dizer que a sua solução só irá tornar essa frente da sua casa em algo tipo as traseiras de uma casa corriqueira
    dai que lhe proponha algo neo sentido do meu esboço
    • shrek
    • 11 julho 2012 editado

     # 16

    Caro marco1

    antes de mais, extremamente agradecido pelo seu interesse e pelo seu tempo despendido em ajudar-me. É de louvar que ainda haja pessoas como você neste mundo.
    Em relação ao projeto, a imagem que lhe apresentei no inicio reporta-se mesmo à traseira da casa e não a uma frente. Não sei se este facto contribui para que tenha outra perpetiva do projeto ou se mantem a mesma opinião. É que a soluçaõ que me apresentou, construir uma bancada em blocos e cimento entre 2 pilares de madeira, não sei se vai ficar, esteticamente falando, enquadrado...gostaria de obter mais opiniões...

    Ainda assim, continuo a achar que a solução que apresentei, de construir a churrasqueira junto à parede, do meu ponto de vista estético, mais bonito ou não? agora, realmente o fumo vai dar para o terraço, mas também é verdade que só irá dar para o terraço quando usar a churrasqueira, que poderá ser apenas ocasionalmente ao fim de semana.
  15.  # 17

    shrek

    antes demais uma frente pode querer dizer tão simplesmente uma fachada e até no seu caso é uma moradia com 4 frentes livres e como tal uma estetica 4D ( lol)

    madeira ( da pergola) geralmente liga com tudo, betão, cimento, vidro, etc...claro que até pode ficar bem aquelas churrasqueiras tradicionais em tijolo á vista.

    acho que está um pouco preso a certas imagens esteticas ditas muito modernas mas... um pouco ruidosas.

    tente imaginar um pouco de rustico ai nesse terraço e não criar obsessos colados á casa em si.

    contudo é a minha opinião apenas e consiste um pouco no meu gosto e algum fundamento arquitectónico.
  16.  # 18

    Marco1

    não incluiu chaminé no esboço que me mandou. Foi de propósito ou é a melhor solução no seu ponto de vista? Em relação à pérgola, é da opinião que a deveria cobrir com algum tipo cobertura, tipo policarbonato alveolar, ou estaria a violar o conceito de pérgola?

    Obrigado!
  17.  # 19

    no meu esboço a churrasqueira até podia ter uma chaminé visto já estar afastada da casa, essa pergola podia apenas levar pontualmente uma tela flexivel, mas nada fixo, na minha opinião.
  18.  # 20

    'essa tela flexivel seria impermeavel ou apenas para proteção solar?
 
0.0249 seg. NEW