Iniciar sessão ou registar-se
    • zeM
    • 10 julho 2012

     # 1

    Olá, boa tarde,
    estou a pensar instalar duas caixas eléctricas de chão pequenas (com 19cm de cada lado e 7cm de profundidade).

    Como moro num apartamento com cerca de 10 anos, o chão/placa é de betão.

    Apesar dos buracos serem pequenos, não tenho a certeza do que se encontra a essa profundidade.
    Ali, sei que não há tubos eléctricos nem canos, mas será que a esta profundidade de 7cm já se encontra o metal da estrutura/betão?

    Alguém aqui sabe a resposta?

    Obrigado,
    zeM
  1.  # 2

    Colocado por: zeMAli, sei que não há tubos eléctricos nem canos, mas será que a esta profundidade de 7cm já se encontra o metal da estrutura/betão?

    Quase de certeza que a resposta é NÃO, mas abra o buraco com uma maceta e um ponteiro, que quando chegar ao betão vai notar a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeM
    • zeM
    • 14 julho 2012

     # 3

    Obrigado pela resposta.
    Eu estava a pensar cortar com brocas diamantadas, para ser mais rápido e silencioso. Será um problema?

    Com maceta e ponteiro parece-me muito demorado e mais ruidoso (eu não tenho experiência nisto, portanto se o fizer à mão levo muito mais tempo do que um profissional).

    Mas então isso quer dizer que aquilo que se encontra no chão à superfície não é betão, mas cimento, e o betão só está mais abaixo, correcto?
    Numa obra normal, estas placas têm que espessura? E como são feitas? Uma camada de betão e outra de cimento por cima?
  2.  # 4

    Eu estava a pensar cortar com brocas diamantadas, para ser mais rápido e silencioso. Será um problema?
    sim e pode ser grande, porque só vai dar conta que estragou qualquer coisa quando furar, nesse piso circulam todas as tubagens de electricidade, agua e esgotos.

    Com maceta e ponteiro parece-me muito demorado e mais ruidoso

    pois é chato sim, mas muito mais seguro.

    Mas então isso quer dizer que aquilo que se encontra no chão à superfície não é betão, mas cimento, e o betão só está mais abaixo, correcto?

    corrreto,

    Numa obra normal, estas placas têm que espessura? Uma camada de betão e outra de cimento por cima?

    a espessura é muito variavel, mas é normal ter entre 7 a 15cm.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • zeM
    • 14 julho 2012

     # 5

    sim e pode ser grande, porque só vai dar conta que estragou qualquer coisa quando furar, nesse piso circulam todas as tubagens de electricidade, agua e esgotos.

    Mas só as da minha fracção, sim? Eu tenho quase a certeza que não há nada ali, porque quando comprei o apartamento, o construtor fez buracos com martelo pneumático naquela divisão para tirar uma parede, retirar canalização de um WC que havia ali, etc. e não pareceu ficar ali nada.

    a espessura é muito variavel, mas é normal ter entre 7 a 15cm.

    Esta espessura de 7 a 15cm é a de quê? Da camada de cimento? Ou da placa toda, incluindo cimento e betão?


    Já agora, as tubagens eléctricas são relativamente fáceis de detectar, mas os canos de esgoto e água não. Pelo que me lembro do que vi nessa altura, os tubos de esgoto e água são feitos de plástico e estão enterrados a uns 3cm de profundidade, isto é, muito perto da superfície. Certo?
  3.  # 6

    Colocado por: zeMEsta espessura de 7 a 15cm é a de quê? Da camada de cimento?

    é só da camada de regularização\enchimento sem contar com a espessura da placa em betão armado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeM
 
0.0118 seg. NEW