Iniciar sessão ou registar-se
    • PT
    • 31 outubro 2012

# 321

Colocado por: zedasilvaNo caderno de encargos ou no contrato de adjudicação deveria ter uma clausula que previsse a possibilidade de o DF ou o CS mandar suspender todos os trabalhos sempre que as regras de segurança para os mesmos não estivessem acauteladas. Multas por cada cada não conformidade considerada grave costumam tb ser bastante eficazes.

Infelizmente não tenho essses nem outros tantos pormenores importantes previstos os planos (que seria insultuoso chamar de caderno de encargos!) Mas acho que na verdade só mesmo com medias drásticas dessa natureza é que a coisa vai lá ( eu tenho 1mês de experiência de obras, já que a minha habitação atual estava quase concluída, faltavam apenas acabamentos! e pelo que vejo no cumprir de segurança, começo a ouvir um carro chegar à obra e ver o capacete ser colocado...)! Mas vou aprendendo e exigindo.
  1.  # 322

O quebra cantos a que o Sérgio se refere é algo deste género
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
      1137.jpg
  2.  # 323

Colocado por: zedasilvaO quebra cantos a que o Sérgio se refere é algo deste género

Não é obrigatório, e regra geral não gosto do efeito.
    Concordam com este comentário: zedasilva, PT
  3.  # 324

Boa tarde,

exactamente zedasilva.

São uns perfis em PVC que se colocam na cofragem antes da betonagem, neste caso para as esquinas dos pilares e paredes ficarem chanfradas. Tratando-se de cofragem metálica (para os pilares), existem uns perfis com alheta para "entalar" entre paineis de cofragem, uma vez que não se conseguem pregar.
    • PT
    • 31 outubro 2012 editado

# 325

Colocado por: sergiofsmBoa tarde,

exactamente zedasilva.

São uns perfis em PVC que se colocam na cofragem antes da betonagem, neste caso para as esquinas dos pilares e paredes ficarem chanfradas. Tratando-se de cofragem metálica (para os pilares), existem uns perfis com alheta para "entalar" entre painéis de cofragem, uma vez que não se conseguem pregar.

Pois... Espero que não sejam obrigatórios e que não tenham colocado. Os exemplos que mostrei não tinham este acabamento! Tem alguma razão especial que não estética ou (quebrar menos os cantos de uma aresta viva?!)
  4.  # 326

Para além de uma opção estética ter paredes chanfradas (gostei do termo : ))) ) pode funcionar como "segurança" em caso de embate de pessoas ou objectos nesta zona.
    Serve ainda como forma de garantir uma textura mais uniforme do betão pois reduz a perda de goma nesta zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
    • PT
    • 31 outubro 2012

# 327

Colocado por: zedasilvaPara além de uma opção estética ter paredes chanfradas (gostei do termo : ))) ) pode funcionar como "segurança" em caso de embate de pessoas ou objectos nesta zona.
    Serve ainda como forma de garantir uma textura mais uniforme do betão pois reduz a perda de goma nesta zona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PT

Curioso que grande parte das imagens de ref., depois de vistas ao pormenor, até tem esse tratamento na aresta e o facto de beneficiar a textura parece-me importante. Quanto À segurança, bom, o mesmo se passará com a maioria das soluções.
  5.  # 328

Um dos problemas das esquinas vivas nos elementos de betão é que se por acidente forem danificadas durante a construção ou até mesmo já durante a utilização do edifício a sua reparação para além de não ser fácil vai ficar sempre como sendo um elemento estranho.
    Concordam com este comentário: PT
    • PT
    • 31 outubro 2012

# 329

Colocado por: zedasilvaUm dos problemas das esquinas vivas nos elementos de betão é que se por acidente forem danificadas durante a construção ou até mesmo já durante a utilização do edifício a sua reparação para além de não ser fácil vai ficar sempre como sendo um elemento estranho.
    Concordam com este comentário:PT

O verdadeiro "remendo". Já vi e não gostei, mas já terei oportunidade de ver que solução está a ser utilizada. numa habitação o tratamento da aresta parece-me pouco agradável!
    • ze79
    • 31 outubro 2012

# 330

Colocado por: zedasilvaA minha opinião
    De baixo para cima, "gavião", brita, betonilha de regularização, impermeabilização e piso
    Se poder por uns drenos juntos ao perímetro interior das fundações tanto melhor, aqui basta um tubo de drenagem simples pois o mesmo já vais estar envolto com as pedras
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PT

O zedasilva diz.

EU já lho tinha dito ., mas vs não quer ouvir os concelhos de quem sabe , como disse o scolari e eu é que sou o burro, vs nos dará razão no futuro...:-(((

ze79
    há 2 dias

Colocado por: PTZe79
    Eu falava do tubo de drenagem a ser colocado em todo o perímetro da habitação!

Uma drenagem bem feita também contempla o centro da habitação, não se cinge que o perímetro meu caro ,as águas tem caminhos muito estranhos por isso é

preciso precaver pois as sapatas (fundações ) da habitação é o mais importante .

Depois dizem cheira a mofo, quando esta na cave de uma casa ,ou uma divisão menos ventilada que esteja ao nível da terra .
    • PT
    • 31 outubro 2012

# 331

Ze79
    A minha preocupação e consequente vontade de resolução é eminente.
    Agora a solução que parece ganhar mais força tem o peso de 145m3 de brita ( e outros calhaus ), mais telas (ou outros)... e isto pesa em todos os sentidos!
    Não tenho piso "enterrados", embora isso não reduza a preocupação/intenção.
    Mas espero ter novidades em breve.
    Obrigado
    • PT

# 332

Ze79.
    Aliás concondei, como pode verificar com os comentários!
    • ze79
    • 31 outubro 2012

# 333

Mas o que é que tem a cabeça a ver com as calças ?

Será que os Alemães ,suíços ,austríacos ,etc estão todos enganados ao fazer a drenagem interior das estruturas das casas prédios ,armazéns e etc etc...

Será que não é para evitar as humidades remontantes por capilaridade pois se a estrutura tiver contacto com as humidades vapor condensação ,....

Não será a brita e mais não sei o que que lhe vai retirar as humidades de debaixo da moradia ( uns tubos de drenagem sim poderiam retirar a agua )resultante das condensações etc...

Digo-lhe ainda não é de meu interesse que concorde com o que eu digo pois faço de boa vontade ,pois a partilha pode-lhe ser útil a si ou a outra pessoa ,fico satisfeito
    por poder ajudar alguém nada mais :-I
    • PT

# 334

E quem precisa de opiniões agradece. Obrigado. Drenagem Terá. Isso é ponto assente e para mim óbvio! Aqui espero que percebido que a dificuldade é outra. Mas acredite muito me tenho preocupado com o problema ou a resolução das eventuais humidades por capilaridade. Da mesma forma que depois me preocuparei com a térmica .
    Obrigado
  6.  # 335

Da mesma forma que depois me preocuparei com a térmica .

Não é por nada mas a esta hora já devia estar completamente definida
    Concordam com este comentário: zedasilva, ze79, bpi123
    • PT

# 336

Colocado por: j cardoso
    Não é por nada mas a esta hora já devia estar completamente definida
    Concordam com este comentário:zedasilva,ze79

Como os casamentos, estão à partida definidos. A térmica e como tudo está pré-definida. Mas compreendo ;) mas se tudo estivesse seria um descanso brutal, ia à obra verificar se a cor das paredes ficaria como definido ás mais variadas horas do dia!
  7.  # 337

ze79

por hipotese tem um terreno muito sequinho e á volta da construção como é evidente tem muita área permeável, então digamos que a drenagem junto ás paredes exteriores será apenas para drenar as águas superficiais, não ???
    é que pelas suas teorias não deviam existir lajes terras ( sem desvão sanitário ou lá o que lhe queiram chamar).
    • ze79
    • 1 novembro 2012

# 338

marco1 mas vs é epoquedo ou o que ?
    • ze79
    • 1 novembro 2012

# 339

drenagem para mim e muitos outros compreende ,exterior das fundações e interior da casa ou o quer que seja a construção, seja ela com desvao sanitário ou laje directa no

chão .

Mais não digo pois por aqui são todos muito e muito doados arquitecto e engenheiros a fazer **** não faltam , caso contrario não haviam tantos DO aqui no Fórum

a procura de soluções depois dos trabalhos terem começado e com tudo por definir .

Ainda digo mais eu quando comecei a minha casa falava disto ou da quilo aos arquitectos, aos empreiteiros ,para definir o queríamos e as respostas eram há não

conheço ,mas tem razão .......

Assim vemos o estado do Portugal seja ele sector económico ou arquitectonico ,de lés a lés. :-(((
  8.  # 340

Colocado por: ze79tantos DO aqui no Fórum a procura de soluções depois dos trabalhos terem começado e com tudo por definir .

Veja lá se adivinha porque é que isto acontece...

Colocado por: ze79Ainda digo mais eu quando comecei a minha casa falava disto ou da quilo aos arquitectos, aos empreiteiros ,para definir o queríamos e as respostas eram há não conheço

Qual é a sua actividade profissional?

0.0788 seg. NEW