Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Bom dia PLMarques,

os distanciadores não são usados por uma questão estética, mas sim para o recobrimento ser respeitado. Caso a armadura fique em contacto com a cofragem significa que vai ficar à face do betão, logo, em contacto com humidade... e já se sabe o que irá acontecer à armadura em contacto com a humidade.

Respondendo à sua pergunta relativamente às vantagens dos distanciadores serem em betão, apenas vejo duas:

1ª - Maior resistência (no caso de vigas e lajes convém, pois não ficam espalmados quando andamos em cima da armadura);
    2ª - Serem do mesmo material, logo não se introduz um objecto estranho no elemento a betonar.
    Concordam com este comentário: PT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLMarques
  2.  # 362

Colocado por: sergiofsm2ª - Serem do mesmo material, logo não se introduz um objecto estranho no elemento a betonar.

Era esta razão que esperava ver confirmada, desconfiava que fosse assim...
  3.  # 363

No caso de elementos que são para ficar em betão à vista é preferível as rosetas pois assim evita-se que fiquem aparentes os calços de betão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
  4.  # 364

Não necessariamente zedasilva,

no caso dos calços em betão de que falei, não ficam visiveis após a descofragem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
      IMG_20121105_091618.jpg
  5.  # 365

Este é para vigas:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
      IMG_20121105_091628.jpg
  6.  # 366

Isso para obras particulares já é um bocadinho à frente :)))
    Mas ainda bem que mostra pois assim fica o registo de que hoje á solução para tudo.
    Sergio quem comercializa estes calços?
  7.  # 367

O problema e que mesmo com as rosetas, essa parede de betao a vista ja nao ficou a 100%, pois nas fotos que apresenta ja se notam os ferros horizontais da cofragem no pano....
  8.  # 368

Estes calços são comercializados pela Vipremi.

Fica a tabela de preços que me entregaram.

(NOTA: Não tenho qualquer interesse comercial nisto!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, PT
    • PT
    • 5 novembro 2012

# 369

Colocado por: treladocaoO problema e que mesmo com as rosetas, essa parede de betao a vista ja nao ficou a 100%, pois nas fotos que apresenta ja se notam os ferros horizontais da cofragem no pano....

Onde?!
  9.  # 370

Colocado por: PT
    Onde?!

Repare bem nas fotos originais, pois estas editei-as e podera nao dar para reparar bem...
    E compare com os exemplos que coloquei na pagina 5 ou 6 do seu topico, que junto uma imagem, onde se nota o traçado dos ferros, derivado dos distanciadores nao fazerem correctamente o seu trabalho..
      fotografia (3)2.JPG
      fotografia (5)2.JPG
      exemlo (3).jpg
    • PT
    • 5 novembro 2012

# 371

Colocado por: PT
    Onde?!

Treladocao
    Repare por favor que, se de facto esse problema que aponta fosse da proximidade dos ferros horizontais, não teriam os verticais que se notar mais? Isto pq os verticais estão mais próximos da cofragem, já para não falar que nesse caso a roseta estaria à vista!
    Queria ainda relembrar que as imagens que apresentei tinham retirado os painéis ( 1hora) e estava húmido, pois tinha chovido ( ainda bem). Mas hoje retiro mais e apresento. Agora, se calços (afastadores) fossem outros a coisa era diferente? A parede tem 25cm de espessura.
    Agradeço o comentário e a exposição das imagens.
  10.  # 372

Nao lhe sei responder, pois nao percebo nada de cofragens nem de betao, somente sei aquilo que vou vendo pelo forum e apreendendo...
    E e´so´ nessa optica que lhe faço o alerta, pois a foto que lhe mostrei e´ de uma obra proxima, onde este assunto foi falado, e e´ visivel.

O que e´ certo e´ que se notam os "riscos horizontais", agora,o que os provoca nao sei...
    e se o "efeito" passa com o bater do Sol, nao lhe sei dizer...
  11.  # 373

Colocado por: treladocao"riscos horizontais"

Quando secar, passa.
  12.  # 374

Colocado por: PicaretaQuando secar, passa.

e o que os motiva?
    • PT
    • 5 novembro 2012

# 375

Obrigado Picareta, o treladocao estava a tentar pregar-me um susto ;) com aquela análise a VERMELHO!
    Mas contudo gosto das irregularidades e brutalidades do betão, mas o gostar do ar grotesco não quer dizer que o gostasse de ter internamente, com problemas de "saúde".
    Aqui vai uma foto de evolução da cura, ainda que não seja a melhor pq o sol já se tinha ido:(
      fotografia.JPG
  13.  # 376

Colocado por: treladocaoe o que os motiva?

Boa pergunta, nunca tinha pensado nisso, mas são zonas de concentração dos inertes mais finos, e que demoram mais tempo a secar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 377

ok, explicado :)
    Estamos sempre a aprender :)

E por acaso só agora me ocorre que, se os riscos são provocados pelos ferros, por estes ficarem próximos dos paineís de cofragem, então porque não se notam as rosetas? hum..
    • PT
    • 6 novembro 2012 editado

# 378

Com luz.
      fotografia2.JPG
    • PT
    • 6 novembro 2012

# 379

Continuação dos trabalhos.
      fotografia3.JPG
    • PT
    • 8 novembro 2012 editado

# 380

Nova descofragem e cofragem. Alguma estereotomia, aqui e ali, não é a desejável, mas o povo aceita.
      fotografia42.JPG
      fotografia6.JPG
      fotografia5.JPG

0.0612 seg. NEW