Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Hoje cada vez mais os DO já começam a abrir os olhos. O dinheiro está demasiado caro para se gastar assim à tolinho
    Concordam com este comentário: two-rok
    • PT
    • 22 novembro 2012

# 422

Cada caso é um caso, mas do meu posso falar... Começou muito mal, ou muito mal... passo a passo está a recuperar... mas os efeitos de um início atribulado farão concerteza sentir-se. Agora o trabalho é só minimizar os prejuísos e para isso aqui já muito ajudaram e espero que continuem!
    Obrigado
    • PT
    • 22 novembro 2012 editado

# 423

Muros e terraplanagens.
      fotografia10.JPG
      fotografia24.JPG
  2.  # 424

Tem ali umas terras muito encostadinhas à parede de betão não tem?
    Os muros vão ser tb em betão certo? Não perdia nada ter um dreno junto á fundação. Este é trabalho a mais que nesta fase é muito barato e que minimizaria a possibilidade de virem a ocorrer humidades ascendentes nesses muros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
    • PT

# 425

Colocado por: zedasilvaTem ali umas terras muito encostadinhas à parede de betão não tem?
    Os muros vão ser tb em betão certo? Não perdia nada ter um dreno junto á fundação. Este é trabalho a mais que nesta fase é muito barato e que minimizaria a possibilidade de virem a ocorrer humidades ascendentes nesses muros
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PT

Obrigado Zé da Silva,
    A paredes tem terra porque ainda estão em movimentos. logo levará isolamento.
    Já me tinha questionado sobre isso , alias até perguntei aqui no fórum pq não gosto, especialmente da sensação fria que transmite uma parede com "verdete" fungos. Mas depois do orçamento que tenho para drenagem já não me aventuro, seriam no mínimo mais 500 euros, que antes de começar a construir gastaria numa bela pousada de Portugal e agora parece-me uma fortuna ;) Mas o muro quero ver se resolvo uma vez que a parte enterrada tem uma espessura variável, sempre superior ao betão à vista, quero ver se resolvo com godo junto da expressão de muro desenterrada. (Desculpem o desenho)
      dese.JPG
  3.  # 426

Um tubo de drenagem custa pouco mais de 1,5€ o metro, a manta deve andar na ordem de 1€ m2 era só um pouco de brita junto a essa fundações e estava a coisa resolvida.
    A mão de obra já a fazer muita sorna não deve ultrapassar a 2 ou 3 horas de trabalho
    • PT

# 427

Colocado por: zedasilvaUm tubo de drenagem custa pouco mais de 1,5€ o metro, a manta deve andar na ordem de 1€ m2 era só um pouco de brita junto a essa fundações e estava a coisa resolvida.
    A mão de obra já a fazer muita sorna não deve ultrapassar a 2 ou 3 horas de trabalho

2,5€ x brita x trabalho x lucro = aos 500€ que falava e como só um dos muros tem potencial de ficar mais cavernoso é apenas 1, acho que me vou entreter mais tarde!
    Obrigado
    Mas sim era a solução que desejava.
    • PT
    • 2 dezembro 2012 editado

# 428

Inicio da primeira laje.
    A hora não era favorável para recolher imagens, mas vou recolher mais oportunamente.
      image.jpg
      image2.jpg
  4.  # 429

Gostei de ver as "réguas balizadoras" a proteger as esquinas do betão.
    Aqui está um pormenor que em termos de custo/tempo é zero mas que faz toda a diferença.
    Concordam com este comentário: two-rok, antonio almeida
    • PT
    • 4 dezembro 2012 editado

# 430

Imagem geral de situação.
    Preparação dos trabalhos para execução da laje.
      fotografia4.JPG
      fotografia14.JPG
    • PT
    • 4 dezembro 2012

# 431

Gostaria de lembrar que a drenagem e a impermeabilização exterior/interior do piso ficam para mais tarde. Ficou assim decidido porque com tantas movimentações seria mais conveniente adiar até conclusão da estrutura.
      fotografia2.JPG
    • PT

# 432

Elementos para preparação dos trabalhos de execução da laje.
      fotografia10.JPG
      fotografia11.JPG
      fotografia12.JPG
      fotografia5.JPG
    • PT

# 433

Pilares metálicos.
      fotografia.JPG
      fotografia9.JPG
      fotografia8.JPG
    • PT

# 434

Pilar betão
    "Corte" betão aparente para receber isolamento e excluir(minimizar) ponte térmica.
      fotografia7.JPG
      fotografia6.JPG
      fotografia3.JPG
    • PT
    • 7 dezembro 2012 editado

# 435

Execução da laje.
      image4.jpg
      image5.jpg
      image6.jpg
      image7.jpg
      image8.jpg
    • PT

# 436

Betonagem da laje
      image9.jpg
      image10.jpg
      image11.jpg
  5.  # 437

PT, nesta últimas fotos tem algumas coisas que do ponto vista estrutural estão mal executados:

- emenda/amarração de armaduras longitudinais dos pilares nunca são feitas ao nível do piso mas sim a meio do mesmo (acho que já escrevi isto no FD algumas vezes)
    - o fecho de estribos em vigas e de cintas em pilares é sempre com as pontas viradas para dentro do pilar/vigas com uma extensão de pelo menos 8cm
    - nesta ainda vai a tempo, mas pelo padrão não era isto que iam fazer, os varões longitudinais do último troço de pilar, devem amarrar na laje, não serem cortados

Agora uma opinião pessoal, parece-me incoerente numa obra com tanto betão à vista e fazem-se as lajes aligeiradas de vigotas e abobadilhas...são opções...

P.S.:não percebo o que se passou com as dobras de alguns varões da armadura superior da foto do meio do post 449.

Tem fotos da amarração no topo do pilar metálico?
    Concordam com este comentário: j cardoso
    • PT

# 438

Colocado por: RRufinotanto betão à vista e fazem-se as lajes aligeiradas

Muito agradecido pelos seus comentários RRufino.
    Infelizmente não tive oportunidade de recolher imagens mais "cirurgicas" há dois dias!
    Parece que agora vou tarde para expor as observações que apresenta. Eu só lhe posso responder a uma; A laje não é maciça porque não tenho orçamento para tal! Claro que nunca assim foi projetada, mas no início queria deixar o teto desta laje agora em execução à vista e desisti pelo valor apresentado.
    Vou tentar perceber o que aponta.
    Não tenho imagens da amarração dos pilares metálicos com a laje.
    • PT
    • 7 dezembro 2012

# 439

Esta amarração diz que deveria ser executada mais acima?meio? é isso? deveria ter prolongado mais o ferro!
      Pilar.jpg
    • PT

# 440

São estas que deveriam virar para dentro? vejo algumas a direito não para fora e claro não para dentro como diz que deveriam ficar. É aqui?
    Desculpe lá mas como estive de manhã no local não consigo agora questionar a execução e responder ás suas pertinentes questões.
    Já agora e só para ficar mais esclarecido, as soluções que estão agora menos bem apresentadas, em que resultados menos desejáveis podem traduzir-se no futuro?
      Vigotas.jpg

0.1155 seg. NEW