Iniciar sessão ou registar-se
    • PT
    • 25 novembro 2013 editado

# 601

Colocado por: alv ...aposte nos 13mm...

Com a colocação da betonilha afagada (piso final), vão acertar( RE do engº - " vamos cortar o PGL para deixar o afastamento necessário" ).?! A segunda placa de Gesso já está aplicada com grande afastamento, já que o rodapé será embutido de 10cm.
    •  
      alv

# 602

Vivam!

Colocado por: PTJá agora o piso final fica acima da cota do PGL. Está correta a aplicação?

Embora em algumas marcas, inclusivé na minha, haja técnicas específicas para quando as divisórias ficam abaixo da cota dos pavimentos, é sempre desaconselhado e é como meter o inimigo na cama. Mesmo que usasse a técnica da divisórias "enterradas", das duas que conheço, uma delas já está "queimada", que é a de deixar sob o canal horizontal do pavimento uma tela impermeável que depois envolve a base da divisória, evitando que as humidades do pavimento, sejam residuais, sejam acidentais, toquem nas placas; Resta-lhe e segunda técnica que conheço que será a de revestir todo o pavimento com essa tela e envolver a base da divisória pelo mesmo motivo, mas neste caso tem de impermeabilizar toda a área de pavimento. Esta segunda, embora mito mais cara, é mais segura em oposição à primeira que em caso de derrames, inundações acidentais, há sempre o perigo do nivel friático desse pavimento possa subir, por impulsão pelos furos das fixações dos canais; É um perigo remoto, mas real.
    Portanto, em resumo, assentar as divisórias abaixo da cota real do pavimento, mais tarde ou mais cedo dá disparate.
    Como nestas coisas em que falo "mal" não me fico por dizer apenas que sim, porque sim, mas também costumo explicar como faria: Assim, nesta situação em que necessitamos de fazer as divisórias antes de termos a cota limpa dos pavimentos é comum, fazer-se aquilo a que denomino um caminho de divisórias que já aqui expliquei, que não passa de uma base com cerca de 30cm, á cota certa onde vão assentar as divisória, e como esta têm cerca de 10cm, mais coisa menos coisa, sobejam cerca de 10cm de cada lado da divisória que serve de guia para o assentamento da regularização. Portanto, se se "perde" algum tempo a fazer esses caminhos, depois no assentamento das betonilhas finais de regularização, já se encontram as guias ou réguas passadas e é muito mais fácil, poupando-se tempo e dinheiro que se gastou a construí-las e a solução fica perfeita.
    Segue uma imagem que valerá mais que mil palavras.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Sessenta
      CIMG2492 (Medium).JPG
    • PT

# 603

Colocado por: alvVivam!

denomino um caminho de divisórias que já aqui expliquei, que não passa de uma base com cerca de 30cm, á cota certa onde vão assentar as divisória, e como esta têm cerca de 10cm, mais coisa menos coisa...

O caminho de divisórias tem 20cm e depois tem a calha no topo, onde aparafusa a placa. Pelo que percebi a placa deveria ser apertada a 13mm do local onde está(cota da espuma/perfil). Como tenho esses caminhos a ficarem próximos ou iguais à cota final, tenho a PGL em contacto com eventuais humidades de contacto e posteriores eventuais por capilariadade!
    Na Imagem que apresenta os muretes, esses caminhos são tipo auto estradas! pois no meu caso como a ideia será um pavimento final de betão e como sabe perciso de altura para criar um massame consistente para afagamento... será problemático ter um caminho mais largo que a parede.
    Obrigado Alv.
    •  
      alv
    • 25 novembro 2013

# 604

Vivam!
    Enquanto escrevia, não vi o seu post:

Colocado por: PT.... " vamos cortar o PGL para deixar o afastamento necessário"....

Isto, infelizmente, é assustador e revela a qualidade do "instalador"...
    "Fassam" parte.
    • PT

# 605

Enquanto escrevia, não vi o seu post:

Isto, infelizmente, é assustador e revela a qualidade do "instalador"...
    "Fassam" parte.

Pois não foi o instalador a falar, ainda pior! Segundo entendi então, devo na situação que se apresenta deixar a cota final do piso a 13-15mm do PGL ou então voltar a redimensionar as placas já aplicadas ( que para já são menos de 10 ).
    Obrigado
    •  
      alv
    • 25 novembro 2013

# 606

Vivam!
    Não. Pode deixar como está, se cortarem. O meu desabafo tem apena a ver com o facto de quer quem instal, mas mais grave quem dirige, fazer um disparate desses numa das coisas mais básicas da boa instalação das PGL. Isso é como o alfabeto para quem quem sabe ler e escrever.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
    • PT

# 607

Colocado por: Anonimo16062021

Boas alv,explique uma coisa aqui o cota,nessa tal base onde vão assentar as divisória como resolve o problema das pontes térmicas, principalmente na zona (para não falar nas restantes zonas) da parede exterior / interior?

Senhores, é um prazer ter o Anonimo110722 numa tentativa encapuchada de tentar "converter" o Alv ao isolamento pelo exterior!!!!!!
    No meu caso e percebo onde tenho etics, estaria resolvido, mas a solução é a mesma onde não tenho, como pode ver numa imagem que já tinha aqui publicado.
    Agora aguardo a resposta do Alv ao Anonimo16062021!
      fotografia22.JPG
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013

# 608

Vivam!

Dias, uma ponte é uma descontinuidade que existe entre o valor de U, coeficiente de transmissão térmico, da parede corrente e os elementos singulares como elementos de betão. Ora seja ETICS, seja ITICS, essa descontinuidade existe sempre, num caso mais noutro menos. Assim, resta-nos diminuir ao minimo essa diferença para diminuir as pontes térmicas. No caso do ITICS, no caso da ponte na laje de tecto ela é eviada com a construção de um tecto falso devidamente isolado e a ponte fica enclausurada. No pavimento, já é corrente existir isolamento térmico, pelo menos nas obras novas e as pessoas normalmente fazem isso. Com um ITICS, se a regularização do pavimento é feito antes das divisórias, então desde que a lãmina não toque nas paredes, então temos o problema resolvido, um pouco como mostra a imagem do PT. Caso a betonilha de regularização não seja feita antes e tivermos de recorrer aos caminhos de divisórias, estes também não entram em contacto directo com a perede exterior, também com recurso à interposição de pedaços de XPS ou EPS, restando-nos a camada de solidarização ao pavimento real desse massame, que numas vezes não leva nada e fica uma ponte a que eu chamaria paçadisso ou então já tenho visto para os mais receosos ou os mais exigentes, fazer esse caminho sobre tiras de xps com chumbadoros armados à laje ou até com betonilhas de argila expandida. Há-de ficar, para os puristas uma ponte, mas eu acho que é mais um paçadisso pela sua dimensão que não me parece que seja isso que possa depreciar o sistema que tão mal visto é por todos os técnicos.
    Já agora e pare que conste, quando se constroi de raiz com um sistema ITICS, uma boa prática que também aporta ao sistema algumas das vantagens do ETICS, é a construção dos fechos das alvenatias com um tijolo com características melhoradas, uma coisa do tipo que para aí abundam e esses tijolos, como têm na casa do 25cm ou mais de espessura, 5 deles podem passar pelo exterior da estrutura e forrar de forma homogénea toda a estrutura, diminuindo assim as diferenças de U´s e as consequentes pontes térmicas.
    "Fassam" parte.
  1.  # 609

alv, mas por exemplo esses caminhos não se conseguiriam fazer em XPS ou EPS? isto é, imagine uma placa daquelas "grandes" de XPS (creio que é 2,4 x 0,6 m) mas pronto, imagine uma placa dessas, com sei lá, 8cm de espessura, não se conseguiria fazer esses caminhos cortanto em "ripas" essas placas, ripas essas que teriam a espessura da parede em PGL e assim aquilo que o Anonimo16062021 refere, já não acontecia.

Porque mesmo com essa explicação que deu, esse caminho não fica totalmente isolado, ou será que percebi mal a explicação?

Não tem fotos do desenrolar dessa obra que colocou onde mostrou os caminhos para elucidar melhor?

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: PatSil
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013 editado

# 610

Vivam!
    Têm razão, que em teoria não fica bem isolado, mas estamos a falar de minuscências sem qualquer interferência no desempenho, senão, digo eu e considerem apenas palavras minhas, coisas sem qualquer importância que só importam e têm valor sob o ponto de vista teórico. Isso quando comparado com a qualidade do que se consegue, não tem valor. Repito, palavras minhas, que hão-de vir os meus pares teóricos dizer que não, que existe uma ponte e que por aí há-de cair o carmo e a trindade, cheios até de valores que eu terai de validar uma vez que valores são valores.
    Nas mais de 300 casa feitas com este sistema, raras foram as que tivemos esse tipo de pormenor na precaução e na maioria delas não o tivemos, confesso. Nunca até hoje e com casas com mais de 25 anos tivemos a minima patologia, queixa, registo de alguma nota de algum cliente sobre esse ponto singular, eu sei lá. Até dou de barato que em climas frios ou muito frios seja um pormenor que não deva ou possa ser descorado, mas que não temos registo de nenhum tipo de nota sobre esse "calcanhar de Aquiles", não.
    Quanto a fotos, nelas apenas vê a descolagem. Veja na foto que anexo, num canto que tem esse caminho partido. como vêm a betonilha de regularização não vai toicar na parede exterior.
    Numa outra foto, em que a lâmina foi feita antes das paredes vjam o mesmo sistema, mas aí o já tem o isolamento entre o suporte e a lâmina.
    Na terceira foto vemos uma foto interessante, isto é, tem o pavimento completo (é a mesma obra da anterior), mas tem a zona dos dois WC´s com o caminho, mas vê-se claramente que toda a lâmina está descolada da parede exterior, Vê-se, ainda, que a lâmina está executada com leca e que o peitoril só tem a primeira pedra, a exterior, entre outras coisas que até estão menos bem, mas esta obra é de 2005, portanto ainda não havia esta beborreia toda dos isolamento e pontes mais pontinhas e já nós tinhamos atenção a estes detalhes.
    Reparem que nem tudo é ou pode ser perfeito, mas como em tudo na vida o bom é inimigo do óptimo. Apostemos no meio termo, na excelência.
    "Fassam" parte.
      IMGP2857 (Medium).JPG
      20-12-05 (18) (Medium).JPG
      20-12-05 (19) (Medium).JPG
  2.  # 611

Certo, compreendi e agradeço as fotos.

Contudo a solução que dei não seria também ela um solução válida e ao fim ao cabo aquilo que foi dito não fazia questão de ser, pois esse caminho tinha sido efectuado com material isolante?

E acho que ainda para reforçar mais o aspecto "prático" da CPGL, que se intitula também como um metodo de construção a seco, acho que esses caminhos em XPS/EPS ainda mais reforça, e assim o tempo de secagem desses caminhos seriam nulos, e mais rápido a instalação dos mesmos caminhos.

Cumprimentos
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013

# 612

Vivam!
    Só agora percebi o que queria. é sempre uma hipótese, mas tem alguns problemas: Repare que não existe uma altura definida para a lâmina, por outro lado, o suporte pode não estar perfeitamente alinhado, bom será dificil que com uma altura de qualquer coisa, no fundo, até uma espécie de pés regulaveis desse para solucionar. O que se passa é que muitas vezes estamos mecanizados para proceder de uma deperminada maneira com os meis que temos à mão e se temos pedreiros que fazem este tipo de trabalho na perfeição, fica mais fácil do que esstar a imventar. Já basta quando, em projecto temos um determinado alinhamento, que serve de guia para o caminho das divisórias e por algum motivo, em obra entende-se que é melhor fazer um bocadinho mais ao lado e então lá vai o caminho....
    Coisa tipo isto, que funciona perfeitamente em casos pontuais, mas que não é solução construtiva eficaz para uma obra de raiz.
    "Fassam" parte.
      IMGP0095 (Medium).JPG
    • PT
    • 26 novembro 2013

# 613

Alv, a seguir a esse XPS, leva alguma BPV? ou só pladur? No isolamento pelo interior tenho previsto; parede betão25, xps colado, BPV, lã, PGL.
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013

# 614

Vivam!
    A ordem correcta é XPS, MLV, BPV e PGL, ou seja a BPV é,venha ou não com a lã, virada para o interior aquecido, o mais próximo dele, pelo que deve ser a primeira coisa imediatamente a seguir à(s) Placas de Gesso Laminado. É por isso que se usa, normalmente a lã em manta, porque ela trás colada a BPV, logo dois em um.
    "Fassam" parte.
    • PT

# 615

A ordem ... porque ela trás colada a BPV...

Isso mesmo erro meu, tem o tal papel colado na MLV!
    Obrigado
    •  
      alv
    • 26 novembro 2013

# 616

Vivam!

Sim, mas repare que tem de ser colocado com o papel virado para a placa ou interior.
    "Fassam" parte
    • PT
    • 26 novembro 2013

# 617

Sim, mas repare que tem de ser colocado com o papel virado para a placa ou interior.
    "Fassam" parte

Sim, claro para a zona quente, assim está a BPV a funcionar, "caso necesário" já está!!! Embora o engº da minha obra tenha na altura sugerido um cobrimente de manga plástica, lembro de de este ter referido. Como vai colocar no pavimento já lá estaria o material para a parede!
    Obrigado
    • PT

# 618

Anonimo16062021, Ia mesmo falar nisso,no "nem só", pensei se o facto de colocar as placas de MLV, o eventual vapor não se esvai pela ligação ou falta dela, nas placas?! talvez por isso a ideia de uma manga plástica não seja menos descabida!
    Obrigado
    •  
      alv
    • 27 novembro 2013

# 619

Vivam!

Colocado por: Anonimo16062021Sim alv,eu sei disso,e também sei que uma ponte termica por falta de isolamento termico (caso dafoto # 628) pode causar condensações nas paredes como nos pavimentos de uma moradia.

Sim, claro, mas depende. Repare que no caso da foto que fala, por baixo existe um desvão sanitário devidamente isolado e é por isso que não existe isolamento nos "caminhos", logo não há condensados, certamente, mas ainda que assim não fosse, a haver, por exemplo se se tratasse de um pavimento exposto ou de um espaço não aquecido teriam de ser tomadas precauções ou ao nivel superior do pavimento ou por baixo deste com um isolamento qualquer até porque o projecto de térmica haveria de o exigir.

Colocado por: Anonimo16062021Mas deixe que lhe diga,todos esses tipos de sistemas (trabalhos) que se vê nas fotos lhe garanto que por cá o meu amigo ia logo preso:-))
    e mais não digo.

Calor que ia, mas deixe que lhe diga também que iam, certamente, a grande maioria dos "profissionais" que trabalham cá em Portugal e no resto da Europa mediterrânica, como Espanha, França, Itália, grande parte da Alemanha, sobretudo no Sul, e espante-se Reino Unido, já para não falr nos pPaíses mais a Leste que utilizam as mesmas técnicas. Agora se me fala um pouco mais para cima isso sim, mas acredite que quando chegasse à minha vez, já não havia lugar para mim.

Colocado por: Anonimo16062021e mais não digo.

Diga, diga, melhor escreva, escreva que a gente gosta destas leituras.
    "Fassam" parte.
    • PT
    • 29 novembro 2013 editado

# 620

1-Finais da primeira cola 2-Início da segunda passagem com régua na imagem.
    A cor definida não se afasta muito da cor da massa, assim serve de pré visualização!
      foto1.JPG
      fotografia23.JPG

0.1401 seg. NEW