Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho lá em casa um tubo corrugado que deve ter uns 20/30 metros, e preciso passar um cabo eléctrico 4GS de 2,5 flexivel, mas o meu problema é que não estou a conseguir fazer passar a guia.

    Alguém sabe alguma técnica que eu consiga passar a guia com mais facilidade? Existe algum tipo de guia específico para distâncias grandes?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Uma forma muito simples que me desenrascou quando a guia não passava:
    -Faça uma bola em cortiça com perto de 1 cm de diãmetro com um furo no meio.
    -Arranje um fio de nilon ou similar.
    -Amarre o fio á bola de cortiça.
    -Ponha um aspirador numa ponta, e uma pessoa a desenrolar fio na outra...
    -E Voilá.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: rethink_remake
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kami, pedro.peixoto, rethink_remake
    • kami
    • 11 julho 2012

     # 3

    Grande ideia!

    Esta não me vou esquecer... porque de certeza que vai dar jeito 1 dia!

    Cumps
  3.  # 4

    qual o diametro do tubo?
    e corrugado com a parede interior lisa ou anelado com a parede interior enrrugada?
    • SVM
    • 11 julho 2012

     # 5

    2 hipoteses-..
    1 - usar uma guia de 8mm ou de secção superior
    2 - colocar "vaselina" na guia. é um liquido lubrificante para enfiamentos. dá muito jeito.

    se com a utilização destas 2 técnicas não funcionar, o mais certo é o tubo estar esmagado.
    faça o teste do sopro ou grite numa ponta e veja se se ouve na outra.
    Abraço
  4.  # 6

    São tubos anelados com a parede interior enrrugada. Eu com o compressor a "bufar" numa ponta, na outra ponta sente-se o vento.

    Estes tubos são para alimentação de uma bomba para um furo (tem dois tubos de 125mm), e outros 2 para alimentação de luz exterior (dois tubos de 160mm). Os da bomba tem um comprimento aproximado de 25 mt, os outros devem ter +/- 15mt, e não consigo fazer passar uma guia em nenhum dos casos. Se conseguisse ao menos passar nos de 160mm já conseguia desenrrascar porque estes vão dar a uma caixa exterior e daí conseguia fazer uma puxada para o furo, mas nem nesses estou a conseguir passar nada :(

    Essa guia de 8mm onde posso arranjar? Pode ser em nylon ou é melhor em aço?

    Também já experimentei colocar vaselina sólida na guia, mas mesmo assim não consegui, acho que a guia é muito flexivel e chega a certo ponto e não vai mais.

    Desde já o meu obrigado.
    • SVM
    • 11 julho 2012

     # 7

    Colocado por: pedro.peixotoEssa guia de 8mm onde posso arranjar? Pode ser em nylon ou é melhor em aço?


    Nylon, mas veja se arranja alguem que lha empreste.
    uma porra dessas custa uns 300eur...

    de onde é?
    pode ser que alguem aqui do forum seja de perto de si e tenha uma para emprestar. isso são 2 minutos.... (se os tubos não tiverem esmagados)
    Abraço
  5.  # 8

    Colocado por: pedro.peixotoSão tubos anelados com a parede interior enrrugada

    tem que usar uma guia de FIBRA com 8mm, não é de nylon, mas o ideal era uma de 10mm que é mais dura.
  6.  # 9

    Pois, por esse valor e para usar uma vez... Vou ter de tentar encontrar alguém que empreste uma, se alguém na zona de Braga tiver na disponibilidade de vir comer um churrasco e beber um tintol lol desde que traga uma guia dessas, é sempre bem vindo :D

    Se eu adivinhava isto, tinha "cravado" aos gajos do meo que vieram fazer a instalação cá a casa, que ainda os andei a ajudar a passar o cabo para aqui, e tinham uma guia dessas bem grossas...

    Os tubos não me parecem esganados porque tanto de um lado como do outro a guia deve passar de metade, mas chega a um ponto e não dá para enfiar mais.

    Que grande bico de obra!
  7.  # 10

    lembrei-me agora que existem umas guias em aço revestido que custam uns 50€ que também devem de dar para isso, mas garantido são mesmo as outras que a malta das telecom usa (10mm com 100metros),

    se fosse mais perto até lhe emprestava duas, mas Braga está um pouquinho fora de mão nos próximos tempos.
  8.  # 11

  9.  # 12

    Boas.
    Já me desenrasquei de situações complicadas de passagem de cabos quando não consegui enfiar a guia com uma pequena bola feita com saco de plastico (sacos de supermercado) atado a um fio de algodão fino e flexivel.
    Depois se o diametro do tubo a ser usado for pequeno uso o compressor, se for com um diametro grande, uso um soprador de folhas de jardim, nunca falha!!! ( só não funciona no caso do tubo estar partido numa curva ou entupido, mas ai só ha uma solução!!!)
  10.  # 13

    Qual destas a melhor hipótese?

    a mais grossa (6mm) é melhor para esses tubos, mas requer alguma agilidade na passagem, tente passa-la sempre a direito e com a guia completamente desenrolada.
  11.  # 14

    Bem, depois de analisar todas as possibilidades lá fui tentar comprar uma guia. O local onde me dirigi é uma loja de material eléctrico e a pessoa que me atendeu foi muito porreira porque me apresentou esta alternativa,

    Arame

    Arame

    Um arame de aço que se compra em qualquer loja de ferragens e com a medida que se quiser. Lá gastei cerca de 5€ e trouxe +/- 40 mts a ver o que dava.

    E deu bem, pois já consegui sem grandes dificuldades faze-lo passar de um lado ao outro. No tubo de maior cumprimento é que foi mais difícil, como esse tubo a certo ponto passa no jardim, tive de cavar o jardim e encontrar o local onde ele passava para abri-lo e fazer a passagem em duas vezes.

    Este arame só tem um inconveniente, depois de se usar algumas vezes vai ficar inutilizável pois começando a ter vincos é para esquecer, mas como para mim era só para passar estes dois cabos, serviu perfeitamente.

    Obrigado a todos pela vossa ajuda, desta já me safei! :D
  12.  # 15

    O arame com vincos é prende-lo num torno e dar-lhe uns puxões com um alicate. Ficam quase novos.
 
0.0182 seg. NEW