Iniciar sessão ou registar-se
    • knox
    • 15 julho 2012

     # 1

    boas, eu sou novo cá no forum e precisava de concelhos do pessoal mais experiente, sobre termoacumuladores já existe muitas discussões mas ainda nenhuma que esclareceu...
    vou expor as minhas duvidas...
    Comprei uma moradia a pouco tempo com cerca de 30 anos e estou a fazer a recuperação da mesma, como na minha rua não existe gás natural, estou a obter por colocar tudo a electricidade, placa de indução, termoacumulador entre outras coisas, agora o meu problema é que não vou colocar painéis solares, mudei toda a canalização da casa e já deixei preparado para isso, mas devido aos custo a que os mesmo obrigam não vou colocar já...
    Agora a minha duvida é, como posso fazer para poupar na factura da electricidade, pelo que pesquisei para ter poucas perdas , convém ter um bom termoacumular ( ter cuba em cobre) e a extensão da canalização não ser muito grande até as casas de banho, que no meu caso não são, uma delas é ao lado da dispensa e a outra fica no 1ºandar mesmo por cima da dispensa, onde vou colocar o termoacumulador, agora gostaria era de saber se a famosa válvula misturadora termostática, se compensa e para que serve realmente (pelo que percebi faz temperar logo a agua, fazendo que sai menos agua quente do deposito) se alguém me pode mostrar um esquema de como a montar...
    E queria saber se fazer uso do termoacumulador maior partes das vezes de manha e e noite, se aqueles relógios temporizadores de ligar e desligar aparelhos eléctricos, se compensam para este aparelho ou não....
    obrigado desde já
    • eu
    • 15 julho 2012 editado

     # 2

    De uma forma sucinta:

    -A válvula termostática compensa e de que maneira, porque:
    a) a água é fornecida sempre à mesma temperatura, independentemente da temperatura no depósito;
    b) a água é fornecida sempre à mesma temperatura, independentemente do número de torneiras abertas;
    c) Pode regular o termostato do depósito para temperaturas elevadas sem correr o risco de queimaduras;

    -O relógio com tarifa bi-horária compensa (preço é cerca de metade)! Mas atenção que a tarifa bi-horária vai terminar, se não me engano, em 2014.

    Recomendo-lhe que adquira um depósito já preparado para paineis solares, para não ter que gastar muito dinheiro quando optar pelo aquecimento solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: knox
    • knox
    • 15 julho 2012

     # 3

    Agradeço já a sua opinião e concordo plenamente consigo, gostaria saber é quais as marcas que me aconselham a comprar o termoacumulador e os grandes superfícies onde os mesmos são vendido?
    • eu
    • 15 julho 2012

     # 4

    Aconselho desta marca: http://www.videira.pt/pt

    Mas existem muitas outras...
  1.  # 5

    Colocado por: knoxAgora a minha duvida é, como posso fazer para poupar na factura da electricidade, pelo que pesquisei para ter poucas perdas , convém ter um bom termoacumular ( ter cuba em cobre) e a extensão da canalização não ser muito grande até as casas de banho, que no meu caso não são, uma delas é ao lado da dispensa e a outra fica no 1ºandar mesmo por cima da dispensa, onde vou colocar o termoacumulador, agora gostaria era de saber se a famosa válvula misturadora termostática, se compensa e para que serve realmente (pelo que percebi faz temperar logo a agua, fazendo que sai menos agua quente do deposito) se alguém me pode mostrar um esquema de como a montar...


    A primeira questão é que deve preocupar-se com o isolamento termico da tubagem de água quente, se comprar um bom isolamento está a poupar e a ganhar calorias da água quente! Depois se utiliza um termocumulador não necessita de válvula misturadora termostatica isto aplica-se mais em sistemas solares o proprio termocumulador tem uma resistencia que consegue manualmente colocar à temperatura que deseja e através do termostato, quando atinge a temperatura programavel, o termocumulador desliga por ele, portanto não tem vantagem em dispor de valvula termostatica.
    • knox
    • 16 julho 2012

     # 6

    A primeira questão é que deve preocupar-se com o isolamento termico da tubagem de água quente, se comprar um bom isolamento está a poupar e a ganhar calorias da água quente! Depois se utiliza um termocumulador não necessita de válvula misturadora termostatica isto aplica-se mais em sistemas solares o proprio termocumulador tem uma resistencia que consegue manualmente colocar à temperatura que deseja e através do termostato, quando atinge a temperatura programavel, o termocumulador desliga por ele, portanto não tem vantagem em dispor de valvula termostatica.


    Boas, pelo que li do seu comentário não sei se tem a mesma informação que eu, mas pelo que li em outros posts aqui do forum, existem membros que dizem que tendo a válvula misturadora termostatica a saída do termoacumulardor, gasto menos electricidade, pois sai menos água quente do deposito e é logo misturada a temperatura que eu quero, logo se sai menos agua devido a mistura que se faz a saída, menos água o termoacumulador terá de aquecer, penso que seja essa a ideia, pelo que percebi de outros posts, relativamente ao isolamento, penso não haver problema porque a canalização é toda nova.... obrigado pelos comentários...
    Concordam com este comentário: caixa de oculos
    • eu
    • 16 julho 2012 editado

     # 7

    Colocado por: Costa53Depois se utiliza um termocumulador não necessita de válvula misturadora termostatica isto aplica-se mais em sistemas solares o proprio termocumulador tem uma resistencia que consegue manualmente colocar à temperatura que deseja e através do termostato, quando atinge a temperatura programavel, o termocumulador desliga por ele, portanto não tem vantagem em dispor de valvula termostatica.


    Isto nem parece seu...

    Sem válvula, o que vai acontecer é que à medida que vai gastando a água quente, a sua temperatura vai diminuindo, obrigando as pessoas a mexer nas torneiras se quiserem manter a temperatura.

    Além disso, com válvula termostática, você até pode regular o termostato do acumulador para 80 graus, aumentando assim a quantidade útil de água quente disponível, pois a mistura de saída vai incorporar mais água fria.
 
0.0132 seg. NEW