Iniciar sessão ou registar-se
  1. Ainda dizem mal dos nossos arquitetos? Fosga-se 😍
    https://youtu.be/RKrEnizumOE
  2. Siza desenhou um pavilhão baseado nas técnicas de barro de Oaxaca

    O arquitecto português Álvaro Siza foi desafiado por Bosco Sodi, fundador da Casa Wabi Foundation, para conceber um espaço para um programa de ensino de técnicas de modelação de barro da Casa Wabi em Oaxaca, no México.

    A missão da Casa Wabi — um centro artístico sem fins lucrativos fundado em 2013 — é encorajar, gerar conhecimentos e novas competências para as crianças da região. Álvaro Siza concebeu este espaço como forma de albergar workshops para as crianças que vivem nesta área aprenderem as técnicas de barro de Oaxaca, juntamente com os artistas residentes da Casa Wabi.

    O fotógrafo de arquitectura João Morgado documentou o trabalho empreendido: um pavilhão com três edifícios e vários pátios, delineados por uma parede curva de tijolo. Ao atravessar os pátios, impõem-se duas estruturas abertas (as palapas) com telhados construídos a partir de folhas de palmeiras secas. Com um tecto de sete metros de altura, a maior das palapas é usada como um espaço de aprendizagem, escreve a plataforma Design Boom.

    A Casa Wabi identificou que o ensino desta técnica e a modelagem de barro é uma ferramenta muito útil para a comunidade, uma vez que o método tem vindo a ser transmitido de geração em geração.

    Para o desenvolvimento do design do projecto, o arquitecto Alfonso Quiñones visitou o escritório de Siza no Porto com o propósito de estudar os materiais e as técnicas de construção tradicionais de Oaxaca.

    https://www.publico.pt/2020/07/09/p3/fotogaleria/siza-desenhou-pavilhao-baseado-nas-tenicas-barro-de-oaxaca-401831
  3. Colocado por: marco1


    Já estive aí dentro. Confesso que acho que está demasiado moderno mas há alguns toques que gosto. É o típico da azo arquitetos cá em braga.
  4. Colocado por: marco1https://www.archdaily.com.br/br/943556/casa-em-soutelo-azo-sequeira-arquitectos-associados/5f091a59b35765c90e0003a6-casa-em-soutelo-azo-sequeira-arquitectos-associados-foto?next_project=no

    equilibrio, leveza etc, há "tipos" mesmos bons
    Concordam com este comentário:brunoa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Muito bom
  5. Colocado por: TicMic

    Já estive aí dentro. Confesso que acho que está demasiado moderno mas há alguns toques que gosto. É o típico da azo arquitetos cá em braga.
    Mas tem uma base excelente de trabalho, ou seja, sendo até (tendo a experiência de estar dentro dela, o que permite uma percepção muito diferente do que a experiência de apenas ver as imagens dela), esse aparente ou possível (na sua experiência e percepção individual dela, tendo estado nela...)excesso de modernidade pode ser atenuado com um ou dois toques de pormenor na criação de ambiente. Ou seja : a criação de ambiente tem o poder de exacerbar (fincar) ou de atenuar a arquitectura, permitindo, se assim se quiser, equilibrar. Acho que se percebe o que quero dizer, esperando não estar a complicar muito 😊
  6. Detalhe de "projeto" de execução. Arquiteto Manuel Alves Macomboa, cerca de 1789 :)

    Em grande resolução.
      padroadouc_hires.jpg
 
0.5863 seg. NEW