Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Andei a abrir uns roços no chão da cozinha para passar os cabos das tomadas e descobri que numa grande área a betonilha está em 2 camadas que com o tempo deixaram de estar aderentes. O piso tem terra compacta, depois cerca de 3-4 cm de brita grossa e 4 cm de betonilha (2+2).
    O piso também tem algumas rachas que parecem bastante antigas e parece que foi em tempos pintado/revestido com uma camada avermelhada (não se ve nas fotos, mas se valer a pena posso fotografar um pedaço de entulho em que se vê essa camada).
    Durante uns anos deve ter entrado alguma água pelo telhado...

Posso aplicar tijoleira directamente em cima disto? ou tenho que tirar e colocar nova betonilha?

Outra coisa, deverei colocar algum impermeabilizante antes da tijoleira? O terreno em volta da casa tem um declive que leva as águas para longe da casa, mas mesmo assim preocupa-me um bocado a humidade.

No WC sistema é identico, mas a camada de betonilha está aderente e é um pouco mais fina. No WC a questão da impermeabilização ainda tem mais significado porque os primeiros 30-40 cm de parede estão abaixo do piso exterior.
    No WC o piso tinha mosaicos que estavam ok e só o rodapé em azulejo que estava a descolar (mas também estava colado em cima de várias camadas de tinta).
    Também penso colocar tijoleira.

Abaixo envio umas fotos, também para quem só ouve falar desta obra e nunca vê nada...
    Imagino que nestas fotos hajam muitas coisas que até devem deixar mal disposto um profissional, mas fiz o melhor possível…e algumas asneiras têm explicação :P
    Critiquem á vontade, mas por favor vejam o que acham das perguntas acima…
    A ver se depois tenho tempo de colocar mais fotos

Abraço
  2.  # 2

chao da cozinha
      111.JPG
      24.JPG
      34.JPG
      44.JPG
      53.JPG
      62.JPG
      72.JPG
      82.JPG
      chao cozinha geral.JPG
      chao cozinha geral 2.JPG
  3.  # 3

canos dentro do WC - para não escavacar mais a parede tive que seguir mais ou menos o trajecto dos canos antigos
      canos antes 1.JPG
      canos antes 2.JPG
      canos antes 3.JPG
      wc final 1.JPG
      wc final 2.JPG
  4.  # 4

casa das maquinas
      parede casa maquinas.JPG
  5.  # 5

Uma parede "eléctrica"
      parede cozinha1.JPG
      parede cozinha 2.JPG
      passagem cabos WC.JPG
  6.  # 6

Caro Tenazes como vai cobrir essa "tubaria" da electricidade na penúltima foto? vai arruinar o que parecia ser uma bela parede de pedra???
  7.  # 7

Casas-do-rio - sou totalmente a favor da pedra e se fosse pedra nunca pensaria em cobrir :P
    Neste caso só a parte inferior é de pedra e o resto é de tijolos de barro não-cozido, semelhante ao adobe. A parede já tinha um reboco muito grosso, mas como apanhou com infiltrações do telhado durante anos, tive que retirar o reboco e reparar a parede...
    Mesmo assim vou deixar uma "janela" no reboco se conseguir encontrar um fixador apropriado...(2ª foto - lado direito)

abraço
  8.  # 8

Ninguém....???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anacpr
  9.  # 9

Schluter Ditra:

http://www.youtube.com/watch?v=f6FyWs2WZ1k
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  10.  # 10

A avaliar pelas fotos a betonilha como é obvio não têm resistencia mecanica suficiente para voce colocar nada em cima muito menos ceramica, pois esta irá concerteza partir tal como aconteceu com a betonilha.

O meu concelho é que retire toda a betonilha (ter em atenção a espessura de cota que têm disponivel) e faça uma lage de betão armado com malha-sol, a lage deve ter pelo menos uns 6 cm, pode e deve devido a cota, tentar fazer logo a regularização dentro do possivel dessa lage de forma a depois poder efectuar a aplicação da ceramica. Se optar por tentar fazer uma betonilha de regularização não se esqueça que este deve ter no minimo 4 cm de espessura para ter resistencia mecanica,de outra forma pode partir ou fissurar, tenha tambem cuidado pois esta pode não aderir a lage.

Para impermeabilizar e tendo em conta a insuficiencia da cota pode tambem impermeabilizar antes da colocação da ceramica por exemplo com Aquazip GE 97 da Fassa Bortolo.
    Concordam com este comentário: reparos
  11.  # 11

Boa tarde,

Muito obrigado a ambos.

Estive a ver o video da Schluter Ditra e parece-me realmente excelente. Até falam que nos monumentos antigos os pisos eram feitos em 2 camadas separadas com areia para que os movimentos da estrutura não se transmitam ao piso. Parece-me (a mim leigo) que nas casas antigas portuguesas em que o piso é tijoleira o sistema também será algo parecido com isto (digo antes de aparecer o betão)
    Com esta pelicula, já resolvia o problema da impermeabilização e da colagem de uma só vez...
    será muito caro? onde posso comprar? resulta mesmo, alguém experimentou? quanto aumenta à cota do piso?

Realmente partir tudo e fazer uma laje de betão era bom, mas tenho tudo preparado em termos de cotas e uma coisa destas neste momento só faria se fosse mesmo essencial e se não existisse outra solução. Além de que já vou todo entusiasmado na electricidade e isto seria um revés daqueles... :(

As rachas no chão parecem bastante antigas e poderão ter sido provocadas pela água, ou mesmo que seja movimentos da estrutura, será que já não "assentou" á muito... ou estou enganado?

Estava a lembrar-me se uma rede de F.V aplicada no cimento-cola na zona das rachas não seria mais uma possibilidade? esta engenhoca ia trazer alguma melhoria?

Abraço
  12.  # 12

O "homem" da schluter, costuma andar aqui no FdC:

https://forumdacasa.com/account/8989/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  13.  # 13

Pois por partes, sem dúvida que a lâmina de desacoplamento Schluter Ditra é a solução ideal para aplicar cerâmica nesse tipo de suporte. Este material com 25 anos, apesar de ser utilizado em Portugal, mais na prespectiva de impermeabilização de varandas e terraços, em países mais exigentes em que a palavra garantia é levada a sério, é o sistema utilizado para a aplicação de cerâmica ou pedra natural em:
    - betonilhas flutuantes (as aplicadas sobres espumas ou xps/eps)
    - betonilhas à base de gesso
    - placas em madeira ou osb
    - betonilhas partidas/fissuradas
    - suportes em cerâmica, vinilico, metal, pintura
    - etc

e pela capacidade de distribuição de calor sobre betonilhas aquecidas, sejam eléctricas ou hidráulicas.

Quanto ao custo

tem neste link os preços de tabela:

http://www.schluter.pt/media/553511Preisblatt__Ditra_25_PT-0312.pdf

http://www.schluter.pt/media/551741_PS12_PT.pdf
  14.  # 14

Boa tarde,

Apenas a título de conclusão e partilha de informação para ajuda a quem tenha um problema semelhante ou que queira aplicar este tipo de membranas, acabei por comprar uma membrana da DURAL, a DURABASE CI++, que é praticamente idêntica à membrana acima e bastante mais barata (pelo menos em relação aos preços que me deram).

Obrigado
    • ze79
    • 3 setembro 2012

# 15

boas...

Tenazes por acaso não tem uma foto desse produto para poder ver se é o que eu procuro .

obrigado.
  15.  # 16

boa noite

e este tipos de produto dao para aplicar por cima de chao antigo para depois por uma nova ceramica? faz algum tipo de isolamento?
  16.  # 17

Boas ,

Além de membrana de desacoplamento (para aplicar no chão antigo e depois colocar ceramica nova), também serve de impermeabilização desde que nas juntas seja colocada uma fita.

Fotos é só fazer uma pesquisa no google....

Inté
    • PASA
    • 4 setembro 2012

# 18

Fiquei muito interessado nos sistemas que esta marca oferece, tal como o sistema de sifão. onde adquiriu estes produtos? são fáceis de encontrar?
  17.  # 19

Tive que pesquisar bastante para encontrar. É de que zona?
  18.  # 20

Colocado por: TenazesBoa tarde,

Apenas a título de conclusão e partilha de informação para ajuda a quem tenha um problema semelhante ou que queira aplicar este tipo de membranas, acabei por comprar uma membrana da DURAL, a DURABASE CI++, que é praticamente idêntica à membrana acima e bastante mais barata (pelo menos em relação aos preços que me deram).

Obrigado

Que preços é que lhe deram para a Ditra

E já agora a marcação Ce da Dural?

0.0220 seg. NEW