Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de colocar uma questão que me preocupa um pouco, há uns meses comprei a casa ao meu pai (filho único), ele está a viver no Brasil e não deve voltar tão cedo, portanto a compra tornou-se o mais indicado para lá viver, o problema é que agora vieram aqui uns agentes das finanças falar que o meu Pai tinha uma divida de 2010 de IRS, ainda um valor grandito, a minha questão é, corro algum risco da venda da casa ser anulada? Na altura ficou tudo tratado, notário, conservatória e finanças, não criaram nenhum impedimento estava tudo pago e sem dívidas, mas agora aparecem com isto de 2010, fico com algum medo que me anulem a venda, especialmente depois de já ter andado a fazer obras e tudo que a casa era antiga e tinha alguns problemas.


    Desde já obrigado pela atenção.

    Cumprimentos,
    Carlos Oliveira
    •  
      GF
    • 17 julho 2012

     # 2

    Na conservatória nunca existiu nenhuma penhora registada no imóvel por parte da Fazenda Pública ?
  2.  # 3

    Nada, aliás, eu tive de requerer todos os documentos relativos a possíveis penhoras, tanto das finanças (que só havia uma multa e foi paga, e só depois emitiram os documentos para venda) e o mesmo da conservatória, tudo limpo nenhuma penhora, aliás de outra forma nem o notário teria efetuado a escritura.
    •  
      FD
    • 17 julho 2012

     # 4

    Colocado por: CarlosOliveiracorro algum risco da venda da casa ser anulada?

    Só se eles conseguirem provar que houve dolo, acho eu.
    Há provas financeiras da transacção? Cheques, transferências bancárias...?
  3.  # 5

    Eu fui fazendo o pagamento da casa em vários valores ao longo dos últimos 2 anos (sempre foi intenção comprar a casa, mas como não podia pagar a pronto fui transferindo ao longo desse tempo para uma conta que só o meu Pai utiliza no Brasil, no final do valor acumulado procedeu-se à escritura.) Não é propriamente um pagamento normal e é isto que me preocupa, nunca contei com este tipo de dividas anteriores.
    •  
      FD
    • 17 julho 2012

     # 6

    Se tiver esses comprovativos dos pagamentos, penso que não tem que se preocupar com nada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarlosOliveira
  4.  # 7

    Sim, um levantamento dos extratos no banco provariam todo esse dinheiro que foi transferido para a conta dele, embora em várias parcelas. Fico mais descansado, está a ver que a facilidade de compra da casa em prestações ainda me ia tramar.

    Obrigado ;)

    Cumprimentos,
    Carlos Oliveira
    •  
      GF
    • 17 julho 2012

     # 8

    Descansado descansado eu não ficaria. Porém, sem penhora as coisas piam mais devagar. Há sempre a figura da impugnação pauliana, que consiste na impugnação judicial dos actos que envolvam diminuição da garantia patrimonial do devedor. E as finanças no estado em que estão vão por todos os lados....
    Falamos de que valores?
  5.  # 9

    O valor da divida segundo me falaram aqui à porta sendo que é um valor calculado por eles porque aparentemente não foi entregue a declaração de IRS é de 11.000€
  6.  # 10

    Pode dormir descansado...
 
0.0137 seg. NEW