Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tens ai outra fonte ATX sem condensadores inchados para experimentar
    Da minha experiencia, quanto mais velhas melhor ...

O ideal é uma fonte ATX com uns 7 ou 10 anos, com 350 a 450W :)
  2.  # 2

Não tenho mais nenhuma, esta era a única velha que tinha, as outras estão em uso.
    Também não consegui arranjar nenhum condensador para por em paralelo.

Por enquanto acho que o projecto fica em standby
  3.  # 3

Esta é a aparafusadora que já tinha tentado por a funcionar. Através de um técnico de electrónica que inventou isto ligada ao transformador de 12V sendo a aparafusadora de 8,4v. Trabalha, mas não tem força nenhuma. Mesmo na velocidade mais baixa consigo parar a bucha com a mão sem dificuldade.
    Será que esta fonte serve?
      20150724_175153~01.jpg
  4.  # 4

Mais outra foto
      20150724_175138~01.jpg
  5.  # 5

Hoje armei-me em maluco e fui para uma loja de ferragens.

Como ainda não tenho a oficina montada em casa, vou arrecadando algumas ferramentas para quando a montar. Faltava ter um stock de parafusos, porcas, varões roscados, buchas metálicas, etc.

Depois, como é para ter stock, quando pedia uma coisa perguntavam quantas queria e eu dizia, olhe quantas tem ainda aí na caixa? tem X olhe fico então com essa caixa... Por exemplo trouxe 466 porcas de inox de 6mm... Onde vou gastar tanta porca...
    No final quando me pediram 179,35€ até abri a pestana... Mas homem bricoleiro, não se deixa ficar e antes de pagar lá me lembrei que talvez também desse jeito de trazer uma porcas de orelhas,de vários tamanhos e lá aumentou mais a conta...
    A loja não é de self service, porque se fosse, acho que saia de lá com menos 300€...

Comprei
    - buchas metálicas, várias medidas e formatos (com argola, gancho, simples);
    -Buchas para tijolo;
    - Buchas plásticas várias medidas;
    - Parafusos torx inox para as buchas várias medidas;
    - Varão roscado de inox desde 6mm, 8mm e 10mm (quant 6 de cada);
    - Porcas inox para esses varões (às centenas);
    - Anilhas vários tamanhos e formatos;
    - parafusos inox para porca vários tamanhos;
    - Porcas de orelhas em inox de 6mm e 8mm;
  6.  # 6

Hoje fiz então a ligação da fonte à aparafusadora, demorei um pouco a perceber em quais fios ligar, mas com a ajuda do multímetro lá consegui. Qualquer fio amarelo tem corrente de 12v, qualquer vermelho tem de 5v, o preto é o negativo. Basta escolher então 1 fio amarelo e um preto qualquer um deles (para 12V), os restantes podem ser cortados.
    O fio verde ligado ao preto serve só para pôr a fonte a funcionar, no meu caso não precisei porque tinha o botão ON, OF.

Enquanto a fonte não desligava a aparafusadora teve um desempenho muito bom. Mas puxando mais pela máquina a fonte desliga-se, talvez não seja a mais apropriada.

Esta invenção também está muito criativa :
    http://gambiarrasmaravilhosas.blogspot.pt/2011/04/eu-estou-convencido-de-que-melhor.html?m=1
  7.  # 7

Essas fontes mais antigas (AT) Tinham poucos amperes.

Cuidado que nessas fontes antigas tinha os 220V na zona do interruptor !!!

Ja agora, experimente se ligando a aparafusadora de 8.4V aos 5V da fonte fica porreira

Eu tenho uma makita de 7.2V, a qual manda qualquer fonte abaixo quando a ligo nos 12v, mas funciona lindamente nos 5v (vermelho)

E aquela AEG , esta a fazer experiencias tambem ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joalage
  8.  # 8

Colocado por: nandogoncaHoje armei-me em maluco e fui para uma loja de ferragens.

Como ainda não tenho a oficina montada em casa, vou arrecadando algumas ferramentas para quando a montar. Faltava ter um stock de parafusos, porcas, varões roscados, buchas metálicas, etc.

Depois, como é para ter stock, quando pedia uma coisa perguntavam quantas queria e eu dizia, olhe quantas tem ainda aí na caixa? tem X olhe fico então com essa caixa... Por exemplo trouxe 466 porcas de inox de 6mm... Onde vou gastar tanta porca...
    No final quando me pediram 179,35€ até abri a pestana... Mas homem bricoleiro, não se deixa ficar e antes de pagar lá me lembrei que talvez também desse jeito de trazer uma porcas de orelhas,de vários tamanhos e lá aumentou mais a conta...
    A loja não é de self service, porque se fosse, acho que saia de lá com menos 300€...

Comprei
    - buchas metálicas, várias medidas e formatos (com argola, gancho, simples);
    -Buchas para tijolo;
    - Buchas plásticas várias medidas;
    - Parafusos torx inox para as buchas várias medidas;
    - Varão roscado de inox desde 6mm, 8mm e 10mm (quant 6 de cada);
    - Porcas inox para esses varões (às centenas);
    - Anilhas vários tamanhos e formatos;
    - parafusos inox para porca vários tamanhos;
    - Porcas de orelhas em inox de 6mm e 8mm;

Olhe que nao vao deixar de vender parafusos e porcas nos proximos anos, tenha calma :)
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 9

Ja agora , olhe aqui como ando a arrumar o meu stock de parafusos, porcas, anilhas, etc
      IMG_20150705_103920.jpg
  10.  # 10

Joalge: estive a ver o link das gambiarras maravilhosas que aqui colocou e aquilo não presta, a fonte que ele usou da 18w, uma ATX de pc da cerca 200w, não estamos a falar da mesma coisa
  11.  # 11

Colocado por: civismoEssas fontes mais antigas (AT) Tinham poucos amperes.

Foi o que imaginei...

Cuidado que nessas fontes antigas tinha os 220V na zona do interruptor !!!

Não se perde nada em avisar, obrigado... :)

Ja agora, experimente se ligando a aparafusadora de 8.4V aos 5V da fonte fica porreira

Vou testar e depois digo qual o resultado. O meu interesse é manter esta máquina na bancada. Bem que os fabricantes podiam dar as duas opções, a trabalhar em bateria ou 220v, não há interesse "€" da parte deles.

Eu tenho uma makita de 7.2V, a qual manda qualquer fonte abaixo quando a ligo nos 12v, mas funciona lindamente nos 5v (vermelho)

São boas máquinas, é pena mesmo a questão das baterias serem muito caras!

E aquela AEG , esta a fazer experiencias tambem ?

Essa não!... já a tenho à 3 anos a trabalhar com algum uso e não noto desgaste na duração da bateria.
  12.  # 12

Colocado por: civismoJoalge: estive a ver o link das gambiarras maravilhosas que aqui colocou e aquilo não presta, a fonte que ele usou da 18w, uma ATX de pc da cerca 200w, não estamos a falar da mesma coisa

Ainda fiquei a sonhar!... Obrigado pelo tempo que iria perder.
  13.  # 13

Tenho neste momento 4 aparafusadoras a trabalhar com fontes ATX e têm todas uma força herculiana :)

O proximo projecto será reconvererter a bateria estragada de uma black & decker:

Vou esvaziar-lhe o interior e colocar-lhe um foco led para iluminar a zona de trabalho ,

Esta bateria irá ser comum a vario material da black & decker que tenho:

>Uma aparafusadora cor de laranja de 12V
    >Um conjunto Quatro da black & Decker
    >Uma Dewalt de 12v, com encaixe igual as B&D

null

Concordam com este comentário: joalage
  14.  # 14

Colocado por: civismoTenho neste momento 4 aparafusadoras a trabalhar com fontes ATX e têm todas uma força herculiana :)

A minha B&D também já renasceu! :)

Vou esvaziar-lhe o interior e colocar-lhe um foco led para iluminar a zona de trabalho

Muito útil, a minha LG já vinha com o led, ajuda muito em espaços com pouca luminosidade.

>Uma aparafusadora cor de laranja de 12V
    >Um conjunto Quatro da black & Decker
    >Uma Dewalt de 12v, com encaixe igual as B&D

Com tantas torna-se difícil escolher com qual vai trabalhar!
  15.  # 15

Tenho umas 12 no total :p
  16.  # 16

Joalage, como ficou a sua black e devkcker afinal?
  17.  # 17

E que tal se, ao invés de se usar esses "trambolhos" de baterias de carros ou ter de se andar com uma fonte ACDC atrás, usar-se uma powerbank de Litio de 12V?
  18.  # 18

Quantos amperes é que isso suporta de pico?

E qual o tamanho?
    • Mac
    • 27 julho 2015

# 19

Colocado por: civismoQuantos amperes é que isso suporta de pico?

A propósito:
    Vou iniciar a automatização de umas coisitas usando um arduino e uns quantos periféricos. Tudo com consumos na ordem de uns miliamperes.
    O arduino necessita de alimentação entre 7 a 12 V e, arduino e periféricos, poderão consumir no máximo uns 2 amp.
    Estou a pensar usar uma fonte ATX que tenho e onde já apliquei um botão on-off e separei as saídas por voltagem (12V; 5; e 3,3 V)
    Quero alimentar o arduino com a saída 12V da atx. A fonte é de 400 w e na tabela refere que pode fornecer 16 amp a 12V.
    Ora como isto excede muito as exigências da board estou a pensar em desactivar a ventoinha da fonte.
    Acha que posso fazer isso?

Obrigado
  19.  # 20

Experimenta a desactivar, a partida não aquece.

Mas para 12v 2a podias meter algo mais pequeno, por ex o transformador de um disco externo

0.0673 seg. NEW