Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Arrendo um apartamento e gostaria de obter esclarecimentos sobre a seguinte questão, se possível.
    Dado lidar com um senhorio difícil, a casa tem vindo a degradar-se até que chegou a um momento insustentável. Para te algum pragmatismo na concretização de alguns passos de obras, o senhorio concordou em avançar com uma parte e eu com a restante (cerca de 60% dos encargos totais). Da parte do senhorio, trataram-se algumas remodelações de parede relativas a humidades e buracos no chão, ao passo que da minha parte as pinturas das paredes e arranjos de fissuras, bem como isolamentos de rodapés, etc. Falei em pragmatismo, pois tendo crianças em casa queria ver a questão ultrapassada e não arrastada no tempo. Tivemos de sair da casa (para casa de familiares) durante 2 semanas, para que as obras fossem feitas.
    1 - A minha questão é se tenho argumento legal para descontar a minha parte do investimento em rendas futuras (e se devo, ainda agora, obter a autorização por escrito das obras, pois foi tudo apenas falado);
    2 - Posso deduzir a parte equivalente ao meio mês que não tivemos a viver na casa, numa renda futura?

    Grato pela atenção dispensada,
    JMS
    •  
      imbs
    • 17 julho 2012

     # 2

    Colocado por: JMS1978o senhorio concordou em avançar com uma parte e eu com a restante (cerca de 60% dos encargos totais)



    Colocado por: JMS19781 - A minha questão é se tenho argumento legal para descontar a minha parte do investimento em rendas futuras


    Primeiro concorda em pagar, agora já quer descontar em rendas futuras?

    Na minha opinião:


    Colocado por: JMS1978A minha questão é se tenho argumento legal para descontar a minha parte do investimento em rendas futuras

    Não.

    Colocado por: JMS1978(e se devo, ainda agora, obter a autorização por escrito das obras, pois foi tudo apenas falado

    Para quê? Não vejo qual o fim disso.

    Colocado por: JMS1978Posso deduzir a parte equivalente ao meio mês que não tivemos a viver na casa, numa renda futura?

    Não.

    Mas não há nada como falar com o seu senhorio primeiro, não acha?
  2.  # 3

    (quase) tudo pode ser feito se for acordado entre as partes... Acorde isso por escrito com o seu senhorio...
  3.  # 4

    Eu não quero deduzir nada em rendas futuras. O que eu quero mostrar ao senhorio é o enquadramento legal do que poderia ter feito e não faço por agir de boa fé. É óbvio que vou arcar com a minha parte das despesas combinadas, mas gostava de lhe mostrar como as coisas são, a ver se puxo por ele e o chamo à razão. Eu vou falar com ele, mas vou fazê-lo com a informação do meu lado (da lei, dos direitos, dos deveres, da boa fé).

    Quanto à segunda questão?
    •  
      imbs
    • 17 julho 2012

     # 5

    Colocado por: JMS1978Eu não quero deduzir nada em rendas futuras. O que eu quero mostrar ao senhorio é o enquadramento legal do que poderia ter feito e não faço por agir de boa fé.

    lol

    Acho que em vez de se 'armar' (desculpe a expressão) de que está a agir de boa fé e que é bom inquilino e que paga e que tudo e tudo e tudo, devia sim falar com ele, continuar a agir de boa fé e continuar a participar das despesas. Se conseguir que ele fique com os 60% e você com os 40% das despesas, tanto melhor. Sou da opinião que a conservação das casas cabe aos senhorios. Agora andar aí todo empinado a dizer que é boa pessoa...
    Eu percebo o seu lado, mas não exageremos.
  4.  # 6

    ARTIGO 1036º
    (Reparações ou outras despesas
    urgentes)
    1. Se o locador estiver em mora
    quanto à obrigação de fazer
    reparações ou outras despesas, e
    umas ou outras, pela sua urgência, se
    não compadecerem com as delongas
    do procedimento judicial, tem o
    locatário a possibilidade de fazê-las
    extrajudicialmente, com direito ao seu
    reembolso.
    2. Quando a urgência não consinta
    qualquer dilação, o locatário pode fazer
    as reparações ou despesas, também
    com direito a reembolso,
    independentemente de mora do
    locador, contanto que o avise ao
    mesmo tempo.

    ARTIGO 1040º
    (Redução da renda ou aluguer)
    1. Se, por motivo não atinente à sua
    pessoa ou à dos seus familiares, o
    locatário sofrer privação ou diminuição
    do gozo da coisa locada, haverá lugar
    a uma redução da renda ou aluguer
    proporcional ao tempo da privação ou
    diminuição e à extensão desta, sem
    prejuízo do disposto na secção
    anterior.
    2. Mas, se a privação ou diminuição
    não for imputável ao locador nem aos
    seus familiares, a redução só terá
    lugar no caso de uma ou outra exceder
    um sexto da duração do contrato.
    3. Consideram-se familiares os
    parentes, afins ou serviçais que vivam
    habitualmente em comunhão de mesa
    e habitação com o locatário ou o
    locador.
  5.  # 7

    Pode-se saber quantas assoalhadas / área tem a casa? Qual a renda que paga ? Em que zona do país ? Há quanto tempo foi feito o contrato de arrendamento ?
    • pom
    • 17 julho 2012

     # 8

    Algo nesta história 'não joga'...
    •  
      imbs
    • 17 julho 2012

     # 9

    Então, pom?
  6.  # 10

    Bem, vamos por partes.
    Quanto ao senhor imbs, pouco há a dizer. Não vou sequer explicar-lhe mais as minhas intenções para o senhor imbs - calma, vou-lhe desde já dar maisúculas: IMBS - se colocar em posto de juiz-de-são-paio-de-oleiros. Como diriam no norte: Inergumeno, Mais Bale Sair.

    Não sei o que "não joga" aqui. Combinei com o senhorio partilhar algumas despesas e tive de sair de casa enquanto decorrem as obras. O que "não joga" na pergunta que fiz?!
  7.  # 11

    Erga Omnes, já agora, obrigado pela objectividade e por responder às minhas questões.
    •  
      imbs
    • 17 julho 2012

     # 12

    lol

    Fácil, se quer apenas opiniões que vão de encontro à sua, não venha pedir ajuda a um fórum - local de entreajuda e onde cada um pode dar a sua opinião. Vou apenas citar a primeira coisa que disse:

    Colocado por: imbsNa minha opinião:


    Não fui mal educada consigo em momento algum. Agradeço o elogio e já agora, também sou do norte, bem haja :)
  8.  # 13

    Minha cara, não fui eu que comecei a estar em bicos dos pés a avaliar intenções. Eu perguntei o enquadramento legal, nada mais. Não vim aqui à procura de um gang para tramar o meu senhorio.

    Eu ñ sou do norte. Alfacinha de gema e coração.

    Bem haja.
    •  
      imbs
    • 17 julho 2012

     # 14

    Como queira :)
    Concordam com este comentário: JMS1978
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMS1978
    • pom
    • 17 julho 2012

     # 15

    Colocado por: JMS1978 Não sei o que "não joga" aqui. Combinei com o senhorio partilhar algumas despesas e tive de sair de casa enquanto decorrem as obras. O que "não joga" na pergunta que fiz?!


    Quando orçamentaram a obra não sabia que tinha de estar fora um período...
  9.  # 16

    Na minha opinião tudo teria de ser falado antes da obra acontecer ...

    Penso que tudo o que propõe é viavél mas após a obra realizada será dificil provar boa fé.

    é pertinente as 2 semanas de rendas mas devia ter falado na altura em que soube, agora será atirar o barro á parede a ver se cola nada mais!


    De resto e na mesma linha de atirar o barro á parede penso que poderia ter-se segurado melhor ao assumir 60% do custo em fixar um contrato de arrendamento por um tempo futuro, pois já assisti a senhorios dividirem obras com os inquilinos e passaos 8 meses denunciam o contrato e ficam com uma casa nova sem grandes custos!

    Agora certos aspetos devem ser levados em conta como o valor de renda mensal ... pois influenciam muito.
  10.  # 17

    JPN761: você vem aqui pedir opiniões, e depois tem dificuldade em lê-las, não a conhecemos pessoalmente, logo a nossa oipiinão pode ser mais abrangente como no caso da IMBS.

    Diria: entrada de chancas, pisou as alfaces todas...
  11.  # 18

    Colocado por: ParamonteJPN761: você vem aqui pedir opiniões, e depois tem dificuldade em lê-las, não a conhecemos pessoalmente, logo a nossa oipiinão pode ser mais abrangente como no caso da IMBS.

    Diria: entrada de chancas, pisou as alfaces todas...


    peço opinioes e tenho dificuldade em lê-las???? a serio que nao percebo o que fiz de mal em dar a minha opinião onde no meu ver fui de encontro ao que a grande maioria escreveu, até tenho algum poder de encaixe, mesmo nao conseguindo compreender as vezes certas coisas posso pedir para fundamentar e tirar a minha conclusão final, mas não entendo qual a minha dificuldade em ler opinioes
    •  
      imbs
    • 18 julho 2012

     # 19

    JPN761 acho que não era para si. Acho que era para o JMS1978.

    Confusão de nicks.
  12.  # 20

    Pois faz sentido...

    é que realmente tinha ficado a apanhar do ar! :)
 
0.0210 seg. NEW