Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero agradecer a todos quanto participam neste fórum pois tenho aprendido alguma coisa, mas com tanto conhecimento que adquiri ainda não consegui descobrir como isolar o tecto/telhado de uma habitação que possuo, estava a pensar colocar barrotes de madeira com gesso cartonado e hidrofugo (espero que seja assim que se escreva) na horizontal para simular placa em betão, na estrutura do telhado xps por baixo com telha lusa por cima.
    Como não sou entendido gostava que os experts me dessem umas dicas.
  2.  # 2

    Eu tenho uma situação semelhante e penso fazer o seguinte:
    - Telha lusa nova (vou substituir a telha velha existente)
    - Ripes de madeira e caibros de madeira tratada ( a maioria é já existente e está em bom estado)
    - tratamento da madeira (não me lembro agora o nome do produto)
    - Por baixo da telha entre os caibros colocar XPS
    - Tecto em pladur com lã de vidro por cima

    Penso ser esta a solução melhor em termos económicos e térmicos. Opiniões?
    •  
      alv
    • 22 dezembro 2008

     # 3

    Vivam!
    Concordo que é a melhor relação custo/benefício.
    "Fassam" parte
  3.  # 4

    Estava a pensar em colocar o xps de 80, mas aplicando tb a lã de rocha qual seria a espessura que me aconselham.
  4.  # 5

    Apesar de ter referido que colocaria XPS não sei de que espessura e uma coisa importantissima, não faço ideia como segurar o mesmo aos caibros.
  5.  # 6

    Colocado por: lmcamoesnão faço ideia como segurar o mesmo aos caibros.

    Para o assentamento do XPS, tem duas soluções, com ou sem subtelha. Em qualquer dos casos, terá de colocar a ripa para assentar a telha.

    Esta ripa (madeira ou pvc), será aparafusada ou pregada com prego espiralados, à madeira (caibros) e o xps ficará no meio, sendo atravessado pelos parafusos. Corte da solução, (onde está a placa de subtelha terá ainda a subtelha+ xps)

    Photobucket

    Colocado por: sorna666Estava a pensar em colocar o xps de 80,

    Parece-me um exagero. Julgo que 40mm sejam suficientes
  6.  # 7

    Muito obrigado Paulo,
    Já falei sobre este assunto noutro tópico mas ainda estava (estou confuso).
    Pensava que o XPS era colocado por baixo das ripes entre os diversos caibros. Ou seja, Telha/Ripe/Caibro e entre caibros encher o espaço com o XPS.
    Mas pelo desenho e instruções que colocou o XPS fica entre as ripes e o caibro, é isso? as ripes não se fixam directamente aos caibros mas sim com o XPS no meio?
    Foi informado que não necessitava de colocar subtelha pois não haverá infiltrações de água. É conversa para ter menos trabalaho ou pode ter alguma razão? A subtelha é apenas para evitar infiltrações?
  7.  # 8

    Colocado por: lmcamoesMas pelo desenho e instruções que colocou o XPS fica entre as ripes e o caibro, é isso? as ripes não se fixam directamente aos caibros mas sim com o XPS no meio?

    Sim. é assim, porque os isolamentos só funcionam se estiver montados de forma continua. Se colocar o isolamento entre vigas ou ripas, é sempre muito difícil que funcione, porque nas juntas, haverá sempre passagem de ar

    Colocado por: lmcamoesFoi informado que não necessitava de colocar subtelha pois não haverá infiltrações de água.

    à sério? E quem lhe disse isso, não quer dar os números do totoloto? Ninguém pode garantir tal coisa e quem o fizer, ou o está a enganar ou não sabe do que fala.

    Colocado por: lmcamoesÉ conversa para ter menos trabalaho ou pode ter alguma razão?
    Possivelmente não sabe aplicar, especialmente nos remates com paredes ou chaminés e fazer as transições subtelha beirado

    Colocado por: lmcamoesA subtelha é apenas para evitar infiltrações?
    è a principal funçãp e no caso de uma estrutura em madeira, aplicaria sempre, porque caso existam pequenas infiltrações, a madeira absorve e vai apodrecendo. Quando se aperceber disso, já é tarde.

    Além disso, proporciona uma ventilação da face inferior da telha, aumentando a vida útil da telha
  8.  # 9

    Este pormenor está bastante melhor em relação ao que tinha deixado antes. Espero que entenda a sequência. Vou ver se encontro fotografias suficientes para mostrar como se recupera e isola uma cobertura de madeira.

    O beirado ficou na mesma porque depende muito do existente

    Photobucket
    •  
      alv
    • 25 dezembro 2008 editado

     # 10

    Vivam!
    Olá, bom dia de Natal, e cá estou numa rapidinha, antes de me chamarem para o almoço.
    Eu, pessoalmente não exito na lã de vidro.
    Para tentar que se esclareçam estas coisas da relação MLV/MLR devem visitar este sitio que, é da minha concorrencia, por isso insuspeito.

    http://www.isover.net/asesoria/manuales/lanas_minerales.pdf

    PC, você tem jeito para pormenores, pelo que lhe sugiro, para que fique perfeito, que troque os perfis de revestimento interior na zona da parede por perfiz tipo montantes e raias e coloque o isolamento pelo meio, para não confundir os menos habituados ou "calhados" nestas coisas que por aqui andam.

    "Fassam" parte.
  9.  # 11

    Boa tarde

    Antes de mais quero agradecer a vossa disponibilidade.

    Vivo perto de Sintra, tenho uma casa térrea que vou "melhorando" conforme posso e sem empreiteiros ou sub-empreiteiros, já que a minha experiência com eles me levou a fazer mais que um empréstimo bancário, devido a enganos sistemáticos. A saber:
    - Subiram o meu sótão, ficando as paredes laterais com cerca de 90cm;
    - Sob a telha, pedi que colocassem onduline. Assim o fizeram, mas muito mal colocada e com alguns buracos no próprio material;
    - Os parafusos para manter a onduline, deram cabo de algumas vigotas, ficando aqui e ali alguns parafusos à mostra;
    - A trave central não está homogénea e o telhão ficou demasiado alto, o que deu origem a algumas infiltrações;
    - Junto a um dos cantos, a chaminé da lareira da sala permite alguma infiltração´quando chove;
    - Já sem falar que as vigotas estão desniveladas o que leva a uma má colocação das telhas e onduline.

    Enfim, por razões várias, esse é o meu quarto. Claro que de verão aguento, mas de Inverno é terrível.
    Coloquei entre as vigotas placas vulgares de Esferovite, a fim de não levar com muito vento, mas ainda assim, em vários locais sente-se o ar a entrar e, claro, o frio.

    Para evitar infiltrações, pintei com uma tinta impermeabilizadora os locais críticos, mas ainda terei de pintar mais.

    Pretendo colocar tecto falso em madeira, mas tudo terá de ser aos poucos por não ter dinheiro suficiente para tal. Entretanto pensei colocar sob a esferovite a lã de rocha, até que li algures neste forum que, ainda que feita de materiais naturais, poderá causar alguns problemas respiratórios.

    Ufff fiquei triste, já que a minha obra terá de ser feita aos poucos, consoante as minhas possibilidades e está fora de questão eu sair do meu quartinho. Prefiro o frio.

    Que me aconselham?
    •  
      alv
    • 25 dezembro 2008

     # 12

    Vivam!

    Só depois de resolver os seus problemas das infiltrações poderá resolver os problemas do isolamento térmico pelo interior.
    Continuo a acreditar, mas para isso estão aqui os orçamentistas, que um tecto em pladur será mais económico que um tecto em madeira, tendo a opção em madeira apenas a ver com questões estéticas que por vezes se sobrepõem.
    Quanto ao isolamento, quer seja madeira quer seja pladur, o que tem a melhor relação custo benefício continua a ser a manta de lã de vidro e não a lã de rocha.

    Vejam o sitio que indiquei e verá a resposta ás perguntas: Porquê lã de vidro e não lã de rocha; Tem algum tipo de perigosidade?.
    Em ambos os casos, pladur e madeira, terá de garantir a estanquicidade do tecto, o que é mais dificil com a madeira, e também em ambos os casos deverá utilizar mantas com papel Kraft, pois este funciona com barreira pára-vapor e como tem de ser aplicado com o papel virado para o lado a aquecer é um reforço suplementar da estanticidade.

    Se pensa em fazer você mesmo, reconheço que para quem não perceba do assunto e trabalhe sem ajuda, provávelmente o pladur será mais dificil de executar, pois um sistema de forro com macho fêmea em madeira é mais imediatista, mas em termos de material, continuo a supor ser mais barato o sistema pladur que o forro.
    "Fassam" parte.
  10.  # 13

    Colocado por: CiganitaPara evitar infiltrações, pintei com uma tinta impermeabilizadora os locais críticos, mas ainda terei de pintar mais.

    Não existem tintas impermeabilizantes. O que existem são tintas de menbrana que tentam vender como impermeabilizante, mas para o fim que pretende não funciona. Como já têm isso feito e se trata de minorar as consequências, terá de isolar essa área com uma argamassa impermeabilizante reforçada com rede. Embora não pareça pelas imagens, a aplicação pode ser feita com a argamassa em estado liquido, como uma pintura espessa. Só depois de eliminar as infiltrações poderá colocar um tecto falso.

    Colocado por: CiganitaA trave central não está homogénea e o telhão ficou demasiado alto, o que deu origem a algumas infiltrações;

    Para não estar a mudar tudo, aplique na argamassa, o mesmo tratamento que lhe deixei acima.

    Colocado por: CiganitaPretendo colocar tecto falso em madeira, mas tudo terá de ser aos poucos por não ter dinheiro suficiente para tal.

    Como o Alv diz, só mesmo por questões estéticas, porque financeiramente um tecto de madeira, é muito caro, a menos que coloque um tecto liso em MDF folheado a madeira. Mesmo neste caso, custa-lhe, no minimo, o dobro de um tecto em gesso cartonado.

    Colocado por: CiganitaSob a telha, pedi que colocassem onduline. Assim o fizeram, mas muito mal colocada e com alguns buracos no próprio material

    Se os buracos estiverem na zona superior da onda, do mal o menos
  11.  # 14

    Paulo,
    Estou muitissimo de acordo consigo. Se pretendem mexer numa cobertura em telhado com estrutura de madeira, podem não fazer mais nada, mas colocar sub-telha deveria ser a primeira prioridade.

    SÓ DEPOIS de tratar devidamente da impermeabilização é que se deve pensar no isolamento térmico e na melhoria estética (gesso cartonado, mdf folheado, madeira, etc.) do lado interior do sotão.

    Senão vejamos, e falando de maneira simplex, digo, simples:
    Um telhado (de telhas) está cheio de buracos!
    É só uma questão de o vento ter a força e a direcção necessárias que a água trepa pelas telhas acima até descobrir por onde entrar.
    A subtelha, se for devidamente aplicada, é praticamente impermeável (reparem no «praticamente»).
    E porque é que eu não digo «absolutamente» impermeável? É porque no dia em que tivermos um tufão a sério por cima dos nossos telhados, vai haver telhas (e subtelhas) a voar por todos os lados.
    Perdoem-me o pessimismo, mas sempre que há pequenos ciclones em Portugal, a destruição dos telhados é «absolutamente» completa. Agora imaginem isso na Baixa de Lisboa, ou na Ribeira do Porto. O mais provavel é haver mortos e feridos com a queda de telhas.

    A minha empresa faz muita reparação de telhados (procurem-me no Google em «reparação de telhado». Hoje a minha empresa aparece em primeiro lugar à frente precisamente deste Forum da Casa, mas pode mudar todos os dias), e o (algum) sucesso que temos tido deve-se, provavelmente, a eu ser alérgico a telhados e telhas. :-)
    É que eu já assisti a um telhado a voar, com um ventinho de nada. As telhas levantavam voo como se fossem folhas de papel A4 e a caíam com estrondo em plena Av Artilharia Um, em Lisboa, seis andares mais abaixo.

    Estou, mais uma vez, de acordo consigo Paulo:
    «Possivelmente não sabe aplicar, especialmente nos remates com paredes ou chaminés e fazer as transições subtelha beirado».
    É que a Onduline não é pródiga em explicações em como fazer a ligação da sub-telha a um beirado "à antiga portuguesa".
    E se para os remates da cumeeira existem peças apropriadas, alguns dos outros tipos de remates (trapeiras, corta-fogos, etc.) não são assim tão claros.

    Luis
    Lisboa-Portugal
  12.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.É que a Onduline não é pródiga em explicações em como fazer a ligação da sub-telha a um beirado "à antiga portuguesa".
    E se para os remates da cumeeira existem peças apropriadas, alguns dos outros tipos de remates (trapeiras, corta-fogos, etc.) não são assim tão claros.

    Eles não são pródigos em explicações porque não as têm.

    Para ficarem bem feitos, esses remates com elementos emergentes devem ser feitos com zinco nº12, o restos são soluções de recurso mais ou menos fiáveis. O problema do zinco é o preço e arranjar quem o faça. È tão difícil que tivemos de formar pessoas nessa área. Isto para telhado com estruturas de madeira, para telhado com estruturas continuas de betão, as telas de xisto resolvem bem
  13.  # 16

    Boas tardes.

    Recuperei a minha casa há cerca de 2 anos, em que o telhado foi uma das partes que me entusiasmou mais. Após muito equacionar na subtelha, cheguei à conclusão que não a iria aplicar, isto porque quem quer que fosse fazer o telhado teria de ser um profissional, como tal infiltrações não iriam acontecer.

    Assim sendo fui desencantar um Mestre da velha guarda que fez muitos telhados em madeira. Depois de tirarmo o telhado velho perguntei-lhe se tinha o esquema do telhado, ao que ele respondeu que sim que tava era na cabeça dele. Pediu-me 4 canas altas e um rolo de fio. E começou a fazer o telhado.

    Para o isolamento andei a ver paineis sanduwsih espetaculares, mas o preço é que não era simpatico. Fiz o painel em casa, por baixo uma placa de material hidrofugado e roofmatte de 30mm. Ficou bem mais barato.


    imagem 200

    imagem 112

    100_3897

    img_0348

    Aqui pode-se ver o painel hidrofogo

    img_1095




    Os cortes foram todos feitos com a minha Husqvarna e em toda a obra eu estive presente a trabalhar é claro.

    Passados 2 anos nem goteiras nem gotas nem nada pareceido.

    Continuo a achar pessoalmente que se o trabalho for bem feito não há necessidade de subtelha.

    Cumprimentos,

    Vespita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xiana
  14.  # 17

    Colocado por: VespitaContinuo a achar pessoalmente que se o trabalho for bem feito não há necessidade de subtelha.

    Têm toda a razão, mas eu continuarei a defender a subtelha por outro motivo. Quando alguém for acima do telhado, quase de certeza que vai partir /rachar uma ou mais telhas e não vai dizer nada a ninguém. Se lá estiver subtelha, não têm problemas, senão, descobre-se da pior maneira. No fundo funciona como uma segurança para a qualidade (falta dela) de que faz coberturas

    Têm ainda outra vantagem escondida. Quando se está a reabilitar coberturas, se tiver atenção, não necessito de montar cobertura provisória, porque posso desmontar a telha velha, limpar, impregnar a madeira e aplicar a subtelha rapidamente, o que me mantêm os andares de baixo a seco. Sem a subtelha, os riscos são maiores.

    A verdade, é que moda das subtelhas é recente, anteriormente os telhado funcionavam sem ela
  15.  # 18

    Boas.

    Eu não digo mal da subtelha, concordo e acho bastane positivo a subtelha, o problema é mesmo o preço que pedem por ela.

    Além das vantagens que referiu tem ainda o factor isolamento que apesar de não ser a sua principal função também o faz.

    Em relação a andar no telhado é presiso saber andar num telhado e quem lá andar tem de ser responsavel. Aqundo da obra no total partiram-se umas 8 telhas.

    Eu ando na casa dos 100kg e tive de ir ao telhado dar gasoil às vespas (para ver se trabalham a gasoil) e como tinha chuvido no dia anterior parti uma. mas já la fui montes de vezes e foi a 1ª vez após a obra que tal me aconteceu.
  16.  # 19

    Colocado por: VespitaEm relação a andar no telhado é presiso saber andar num telhado e quem lá andar tem de ser responsavel. Aqundo da obra no total partiram-se umas 8 telhas.

    Pois é, mas se for você, muda-as, se for outro, logo se vê

    Colocado por: VespitaEu ando na casa dos 100kg e tive de ir ao telhado dar gasoil às vespas (para ver se trabalham a gasoil) e como tinha chuvido no dia anterior parti uma. mas já la fui montes de vezes e foi a 1ª vez após a obra que tal me aconteceu.

    As telhas molhadas, além de serem um ringue de patinagem, tornam-se mais quebradiças, mas depende muito da qualidade da telha. Existe uma marca muito conhecia, que são uma desgraça completa,
  17.  # 20

    Pesoalmente gosto muito da estrutura em madeira para o telhado.

    Será uma das minhas esolhas quando construir a minha, dentro de 3 meses... estou à espera de ganhar o euromilhões até lá :)))
 
0.0246 seg. NEW