Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite caros amigos, já daqui retirei muitas ideias para algumas coisas que pretendia fazer, agora venho solicitar ajuda para mais uma coisa que quero fazer, tenho um terreno no Alentejo sem saneamento básico, acontece que fazer isto custa dinheiro e eu decidi aplicar a lei da austeridade no que toca ás coisas que pretendo fazer no referido terreno, a utilização que dou ao terreno resume se a 8 fins de semana durante um ano e talvez mais uma semana ou outra durante o mesmo ano,ou seja no total 30/40 dias de utilização durante 365 dias, efectuei algumas pesquisas e tenho 3 ideias, queria agora a vossa ajuda para tentar saber se é viável e funcional-
    A primeira é a compra de uma fossa séptica que pelo que pesquisei custa 650 euros, só a fossa, a segunda hipótese era comprar uns bidons e fazer uma fossa artesanal, com ligação ao wc e á cozinha e por fim a terceira que era a construção de uma fossa com cimento e tijolos.
    Na vossa opinião qual é a mais económica e mais viável? Tenham em atenção o tempo de utilização e somos só 2 pessoas.
    Agradeço a vossa preciosa ajuda
  2.  # 2

    4 manilhas com 1m de diâmetro, ligadas a um dreno. (espero que os ambientalistas não andem por aí)

    Tem rede pública de água? ou tem poço?
  3.  # 3

    Olá boa noite picareta, tenho poço mas ainda tem que ser limpo, mas a minha intenção é aproveitar a água do poço para o wc , gostava de trocar umas ideias com o amigo picareta vou lhe enviar MP
  4.  # 4

    Então pessoal uma ajudita não? Alguem me consegue enviar um desenho de uma fossa feita com tijolos e cimento? Gostava de ver como fica, especialmente as tampas
  5.  # 5

    arranja tudo pré-fabricado em betão: manilhas e tampa.
  6.  # 6

    E os custos? Preciso e quero ir pelo mais económico tendo em conta o tempo de utilização
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta4 manilhas com 1m de diâmetro, ligadas a um dreno. (espero que os ambientalistas não andem por aí)


    Picareta. isto nem parece seu! É um puro atentado aos valores ecológicos!
    Concordam com este comentário: treker666
  8.  # 8

    Fossa séptica, mais económico, mais eficaz e mais ecológico.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  9.  # 9

    Costa53 mas a que tipo de fossa séptica se refere? Recebi um orçamento para instalação de fossa séptica ( daquelas de pvc ) FOSSA ESTANQUE ECODEPUR® PE FE VT5.0 PRETA, Marca: ECODEPUR®;
    Modelo: FE VT5.0;
    Formato da Secção: Horizontal;
    Fabricado em polietileno linear aditivado anti-UV, por sistema de rotomoldagem;
    Elevada resistência mecânica e insensibilidade à corrosão;
    Estanquecidade total;
    Tampa em Polietileno;
    Destinado à recepção de águas e efluentes


    E o orçamento final foi de 2.190,80 € ,acho bastante elevado tendo em conta o tempo anual de utilização,procuro uma solucção mais económica mas que também tenha resultados económicos
  10.  # 10

    Entrei agora neste tópico e gostaria de solicitar o seguinte aos entendidos?

    Tenho o meu projecto efectuado em 2006 +/- e na altura o pedreiro fez e casa e a respectiva fossa.

    Agora que tenho a casa praticamente pronta (já não era sem tempo) tenho que fazer a ligação exterior da tubagem para a fossa e quando me confrontei com o empreiteiro este diz-me que fez uma fossa com 3 anilhas.

    Tenho 3 questões para os entendidos:

    Não acham que uma fossa com 3 anilhas é pouco para uma casa com 4 pessoas?

    Disseram-me que agora não era legal as fossas com manilhas. É verdade? É que não queria estar a pagar ara fazerem nova fossa.

    Caso tivesse que fazer uma nova fossa (sem anilhas) qual seria o custo normal de uma?

    Aguardo respostas urgentes dos expert's. :)

    Obrigado

    Vitor Alves
  11.  # 11

    Colocado por: Vitor AlvesNão acham que uma fossa com 3 anilhas é pouco para uma casa com 4 pessoas?

    depende do diametro usado... mas 3 aneis dá cerca de 1.50 de profundidade... não é muito. o ideal era ter dois poços iguais, tipo com 2.50 de diametro e 1.50 ou 2.0 m de profundidade.
    assim necessitará de esvaziar a mesma mais vezes.

    Colocado por: Vitor AlvesDisseram-me que agora não era legal as fossas com manilhas. É verdade? É que não queria estar a pagar ara fazerem nova fossa.

    se a fossa que lhe construiram não for estanque, necessita de uma licença do Ministerio do Ambiente para a Ter.

    Colocado por: Vitor AlvesCaso tivesse que fazer uma nova fossa (sem anilhas) qual seria o custo normal de uma?

    uma fossa estanque em betão armado custaria certamente uns 1500 a 2000 €

    mas pode fazer a fossa em manilhas desde que consiga garantir que a mesma fica estanque (fundo monolitico e refechamento das juntas dos aneis com mastique hidroespansivo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Alves
  12.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreiramas pode fazer a fossa em manilhas desde que consiga garantir que a mesma fica estanque (fundo monolitico e refechamento das juntas dos aneis com mastique hidroespansivo).


    Acha que a fiscalização consegue saber se a fossa que tenho é estanque?
    Depois de levar o pavimento (pedra) só verão a tampa, não acha?
  13.  # 13

    Dependendo da zona e da fiscalização podem exigir que no ato de vistoria a fossa esteja completamente vazia.
    Já me aconteceu algumas vezes e os Srs. fiscais até vieram munidos de um potente foco para poder inspecionar devidamente o interior da fossa.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Alves
  14.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreira
    depende do diametro usado... mas 3 aneis dá cerca de 1.50 de profundidade... não é muito. o ideal era ter dois poços iguais, tipo com 2.50 de diametro e 1.50 ou 2.0 m de profundidade.
    assim necessitará de esvaziar a mesma mais vezes.


    Retiraram agora a terra que estava a cobrir a fossa e agora sei o tamanho da mesma. São duas fossas com 3 anilhas com 1500 altura x 1500 mm largura cada (1 fossa para águas sanitárias e outra para os esgotos). O que acha desta dimensão - vou ter que desbaziar muitas vezes as fossas, não?

    Como vou saber se ela está cheia?, tem alguma solução para eu saber que está quase cheia sem que esta deite fora?
  15.  # 15

    Mas afinal o que estava no projeto?
    Naquele papelinho que meteu na câmara?
    O que lá está, é o que tem de ser feito. Tudo o resto chumba se for inspecionado.


    Colocado por: Vitor Alves
    Acha que a fiscalização consegue saber se a fossa que tenho é estanque?
    Depois de levar o pavimento (pedra) só verão a tampa, não acha?

    Casos como o seu veêm eles todos os dias. E também sabem os truques todos.


    Colocado por: Vitor AlvesCaso tivesse que fazer uma nova fossa (sem anilhas) qual seria o custo normal de uma?
    Se fosse comigo, o custo seria ZERO. O empreiteiro tem de fazer o que está no projeto. Se estiver errado, deita abaixo e faz de novo.
    Concordam com este comentário: J.C
  16.  # 16

    Colocado por: Vitor AlvesComo vou saber se ela está cheia?, tem alguma solução para eu saber que está quase cheia sem que esta deite fora?
    Não tem uma tampa?
    • J.C
    • 3 janeiro 2013

     # 17

    Exactamente...Não tem uma tampa?
    Claro que nos primeiros tempos vai ter de quando em vez, ir espreitar....
    Depois com o passar do tempo vai controlando o tempo que a referida caixa leva a encher!
  17.  # 18

    Colocado por: PBarataMas afinal o que estava no projeto?
    Naquele papelinho que meteu na câmara?
    O que lá está, é o que tem de ser feito. Tudo o resto chumba se for inspecionado.

    Casos como o seu veêm eles todos os dias. E também sabem os truques todos.

    Se fosse comigo, o custo seria ZERO. O empreiteiro tem de fazer o que está no projeto. Se estiver errado, deita abaixo e faz de novo.
    Concordam com este comentário:J.C


    No projecto estava rectangular, no entanto o empreiteiro fez com anilhas

    Retirando a tampa agora sei que é estanque pois tem água no fundo e não sai

    Existem um pequeno/grande problema......o empreito já faliu, como muitos.
  18.  # 19

    Colocado por: PBarataNão tem uma tampa?


    Tem mas assim teria que ir todos os dias à fossa ver como estava. É muito chato e não viavel pois de repente pode encher.
    • J.C
    • 3 janeiro 2013

     # 20

    Colocado por: Vitor Alves

    No projecto estava rectangular, no entanto o empreiteiro fez com anilhas


    E.....Passou???
    E o DO estava onde?
 
0.0230 seg. NEW