Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola. Eu vivo no alentejo e perto da casa dos meus avós existe um terreno com muitos hectares um terreno muito grande, e nesse terreno há uma parte com mais ou menos 1000 m2 que é lindo, ideal para fazer um lote e construir uma vivenda. A minha duvida é: será possivel eu comprar só 600 m2 desse terreno? É legal? É que o terreno não está nada em lotes e ouve um senhor que eu conheço que tinha um terreno e para lotear esse terreno a Câmara municipal ficou com 2 lotes. Eu no meu caso só quero um pedaço do terreno (neste caso 600 m2 chega-me bem). Será que é preciso o dono lotear uma parte do terreno?? ou pode simplesmente fazer um lote e vender-me?? Já agora outra duvida que eu tenho é quanto custa em média 1 m2 de terreno no alentejo (mais propriamente em Ponte de Sor-Portalegre)?? Fico á espera de respostas de quem saiba. Obrigado.
  2.  # 2

    Não marcio, não é possível destacar 600m de um prédio rustico a não ser que essa parte que gosta ficasse inserida em aglomerado urbano o que não me parece. Uma propriedade rustica só pode ser fracionada se tiver mais que 15 hetares e a parcela destacada não pode ter menos que 7,5 hectares....Trabalho numa Câmara Municipal da zona do Litoral Alentejano, na Divisão do Planeamento e Urbanismo, isto é um tema que domino bem.
  3.  # 3

    O terreno que eu estou a falar não é nenhum prédio, (o terreno nem uma casa sequer tem). Poder construir casas nesse terreno pode-se, a minha duvida é se o dono me pode verder só 600 m2, será que pode?? O terreno é uma propriedade que de um lado tem muitos eucaliptos e do outro não tem arvores quase nenhumas. Por exemplo quando ha uma herança e um terreno tem de ser dividido entre por ex. 2 irmãos o que é que se tem de fazer?? O que eu quero é quase o mesmo só com a diferença que eu tenho de compra-lo. É que para eu comprar o terreno todo (ainda são alguns hectares) ficava-me caro e não tinha lógica porque eu apenas preciso de +/- 600 m2.. Aguardo respostas. Obrigado.
  4.  # 4

    Caro Márcio pode(rá) fazer o destaque do terreno (dividi-lo ao meio), mas dependendo do PDM, o terreno terá que ter uma dimensão mínima para lá poder construir (que dificilmente será inferior a 5.000 m2)... e atenção que os destaques só podem ser feitos (a priori) a cada 10 anos Cumps
  5.  # 5

    Ok obrigado pelos comentários. Só mais uma pergunta: quanto custa em média 5000 m2 de terreno no Alentejo (mais propriamente em Ponte de Sor) ??
  6.  # 6

    Colocado por: cinderelaNão marcio, não é possível destacar 600m de um prédio rustico a não ser que essa parte que gosta ficasse inserida em aglomerado urbano o que não me parece. Uma propriedade rustica só pode ser fracionada se tiver mais que 15 hetares e a parcela destacada não pode ter menos que 7,5 hectares....Trabalho numa Câmara Municipal da zona do Litoral Alentejano, na Divisão do Planeamento e Urbanismo, isto é um tema que domino bem.


    Por acaso nota-se que domina o assunto. Primeiro, vc não conhece o terreno. Depois, é perfeitamente possivel destacar uma parcela de terreno, se houver algo que divida a parte naturalmente. Por exemplo um caminho ou um ribeiro. E para destacar nestes moldes, não ha qualquer limitação de área.
  7.  # 7

    Colocado por: marcio8787Ok obrigado pelos comentários. Só mais uma pergunta: quanto custa em média 5000 m2 de terreno no Alentejo (mais propriamente em Ponte de Sor) ??


    Ninguem lhe pode responder, pois não conhecemos o local. Pesquise imoveis na zona. Sabe como é a volatilidade dos preços, ainda por cima nesta altura.
 
0.0128 seg. NEW