Iniciar sessão ou registar-se
    • Zegato
    • 19 julho 2012 editado

     # 1

    bom dia

    quero demolir uma parede que divide 2 quartos, e que o trolha diz que nao é estrutural, mas mesmo assim faço questão de reforçar, e a questão é essa, reforçar como e com que material...o pedreiro diz para por 2 vigotas assentes numa parede, e na outra ponta dentro do lintel, eu li por aqui o prefil metalico, que é melhor...concordam?

    e seria reforçado da mesma maneira, numa ponta dentro de uma parede de 11, e no outro lado dentro do lintel?
  1.  # 2

    Para percebermos melhor, com base em quê é que o seu trolha diz que não é estrutural?

    A laje sobre essa parede é uma laje maciça ou aligeirada de vigotas e abobadilhas?

    Cumps.
  2.  # 3

    é uma lage aligeirada com abobadilhas de cimento, diz que não é estrutural porque nao suporta a lage, sim apenas divide divisões, o problema aqui prendese com o fato de essa parede estar por baixo a uma outra que essa sim suporta as vigotas do telhado...vou tentar fazer um desenho
  3.  # 4

    Como é que sabe que as vigotas não estarão interrompidas sobre a parede, já picou a laje?

    Senão é MESMO estrutural, fazer reforço é mandar dinheiro ao lixo.
  4.  # 5

    porque as vigotas correm no mesmo sentido que a parede, e as mesmas assentam em vigas nas extremidades
    • Zegato
    • 19 julho 2012 editado

     # 6

    legenda:

    verde- vigas / lintel
    amarelo- vigotas e abobadilhas
    vermelho- parede a demolir
      parede.png
  5.  # 7

    nesta situação devo ou nao reforçar?

    se sim com prefil de ferro ou vigotas?

    em cima da lage em linha com esta, está uma outra parede que suporta parte do telhado...se deitar a baixo esta não tirar apoio ha de cima?
  6.  # 8

    Pelo que descreve parace ser uma mera divisória em alvenaria.
    SE ASSIM FOR, é só demolir mesmo.
    Concordam com este comentário: RRufino
  7.  # 9

    mesmo com a parede do sotao a fazer peso?

    nao devo por um reforço minimo que seja? só para garantir que o peso nao abre fisuuras ou danifique a laje, sempre é um vao de 4 metros...
  8.  # 10

    Colocado por: Zegatomesmo com a parede do sotao a fazer peso?

    nao devo por um reforço minimo que seja? só para garantir que o peso nao abre fisuuras ou danifique a laje, sempre é um vao de 4 metros...

    Se for uma divisória, a estrutura da casa foi calculada para essas cargas todas, sem contar com a parede divisória para nada.
    Imagine uma construção normal de uma casa: é construida toda a estrutura (lajes, pilares, vigas) e depois as paredes que se erguem para fazer as divisões da casa só servem para isso mesmo. Não têm qualquer função estrutural...
  9.  # 11

    O receio do Zegato é que essa parede tenha alguma função de suporte à carga transmitida à laje de tecto pela parede que suporta as vigotas do telhado na cumeeira.
  10.  # 12

    isso mesmo amigo j cardoso, em outros tempos falei com o construtor, ao qual deu uma luzes de como foi construida a casa.

    como a casa tem 35 anos, e nessa altura a casa foi feito 1º as paredes e depois a estrutura, apesar de toda a estrutura apoiar em pilares e vigas e nao em paredes, e o sotao era todo em madeira, anos mais tarde é que se passou a paredes e vigotas de cimento, logo nao deve ter sido calculado o peso que presentemente a lage suporta...nao sera assim?
  11.  # 13

    Pode ser ... ou não, só sabendo com exactidão o que foi feito. Tem alguma referência da laje de tecto? Ainda não percebi uma coisa: o telhado é de laje aligeirada ou apenas as telhas apoiadas em ripado e vigotas?
  12.  # 14

    referencia como assim?

    o telhado sao as telhas apoiadas directamente nas vigotas em I
  13.  # 15

    A minha opinião é que deve esquecer o reforço.
    • Zegato
    • 19 julho 2012 editado

     # 16

    estive aqui a ver o projecto estabilidade, e diz que a laje aligeirada, com 5 cm de betao B21

    nao ponho reforço, e mais tarde se vir que esta a dar barraca foço o tal reforço?
  14.  # 17

    Não acho que dê barraca, mas se for o caso ...
  15.  # 18

    ok obrigado pela ajuda a todos
  16.  # 19

    Boas
    não sei se posso aproveitar este tópico mas estou na mesma situação do zegato
    só que as paredes para demolir estão a escorar as vigotas, se assim podemos dizer.
    Agradecia a vossa opinião Obrigado.
      Testejpg.jpg
  17.  # 20

    As vigotas são aparentemente de 7,5 m porque a moradia já tem por volta de 30anos
    tenho a intenção de reforçar as paredes com wallmatte de 3cm e tijolo de 7 no interior cor de laranja
    não sei se será necessário de implantar uma IPN para reforço das vigotas.
 
0.0190 seg. NEW