Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite
    Acabei de conhecer este forum e parece-me ser de grande ajuda.
    Tenho um apartamento duplex que desde o inverno passado me está a dar cabo dos nervos. O apartamento já tem mais de 5 anos pelo que a sua garantia já passou. Acontece que desde o inverno passado, mais precisamente Janeiro começaram a aparecer umas manchas negras no tecto. O telhado tem uma parte virada a norte e a outra parte a sul. acontece que as janelas velux têm sempre bolor na madeira, mas com isto até lido pois todos os anos eu limpo bem. No entanto as manchas negras desde que começaram estas chuvas de Novembro agravaram-se de tal maneira que tenho o tecto virado a norte cheio de manchas negras agrupadas. Dá a sensação de ser em zonas de telhas partidas no entnato que eu saiba ninguém foi ao telhado! Apareceu també, humidade/bolor num dos cantos que se alastrou pel parede lateral e tudo isto em 3 semanas. A minha questão prende-se com os custos que poderei ter. Não sou pessoa de grandes disponibilidades financeiras e preocupa-me ter assim o sótão. Saberá alguém do forum ajudar-me com esta questão? Qual será o problema do tehado? como poderi resolver e quanto poderá custar?
    Desde já muito obrigada a todos.
    Ana M Ferreira
    •  
      alv
    • 22 dezembro 2008

# 2

Vivam!
    Também pode ser resultado de um aquecimento excessivo de inverno e que provoque condensações que fácilmente se confunde com infiltrações.
    Terá de chamar alguém que perceba do assunto que a possa ajudar. Á partida não é fácil com a descrição que faz de diagnosticar, e na grande parte dos casos quando me chamam para ver esses casos muitos deles são problemas de falta de isolamento térmico. Tem de nos dizer que tipo de cobertura tem ,que isolamento terá essa cobertura, etc.
    "Fassam" parte
  2.  # 3

Boas

Pela descrição você têm uma ou mais infiltrações pontuais no telhado mas só vendo no local, se poderá avaliar com rigor. Algumas dos suspeitos do costume no seu caso:

- Telhas partidas, mal encaixadas ou deslocadas pelo vento
    Simples de resolver, bastando substituir as partidas ou voltar a encaixar as telhas deslocadas. O facto de ninguém ter ido ao telhado, nada significa, podem ter ido a partir de telhados vizinhos ou terem ido sem dizer nada a ninguém.

Velux
    Como disse que tinha Velux, pode acontecer que os rufos estejam mal colocados ou nem sequer lá estejam. Basta abrir a janela, espreitar e ver se têm à volta da janela, uma situação como a da fotografia da janela da esquerda: Rufos Velux. Referiu que têm bolores, o que indica condensações, o que leva a supor que existe uma ponte térmica (mau isolamento), o que me faz desconfiar de alguma má montagem. A ver vamos se os seu problemas não derivam todos daqui. Caso as manchas estejam mais baixas e +/- na mesma linha da Velux, terá encontrado o culpado, os rufos estão a deixar entrar água.

Parede lateral / canto
    Não deverá ter nada a ver com as outras situações, e pela descrição, parece ser uma caleira cheia de água. Umas fotografias do telhado a partir da Velux, seriam muito úteis.

Custos
    Neste momento é impossível de avaliar, mas poderemos apontar para duas situações:

- Pode ser meia dúzia de telhas novas,
      - Pode ser necessária uma limpeza e reparação das caleiras.
      - Revisão geral do telhado.
    Qualquer coisa até 400€, parece ser mais do que suficiente, porque 2 homens x 50€/dia x 3 dias, mais algum material barato (telhas e telas)

- Substituição dos rufos da janela.
    Um conjunto de rufos novos, custa cerca de 75€*IVA e seriam necessários + 2 homens x 50€/dia x 1 dia. Caso os rufos já não existam para a sua janela, um rapaz habilidoso, teria de reparar os existentes, mas no limite cerca de 250/300€, seria suficiente.

Valores sem IVA
  3.  # 4

Boa noite,

Tenho um problema idêntico numa moradia. O sótão está integrado na área útil da casa (habitável, com escadaria directa e sem qualquer separação do resto da casa) e o telhado é composto por placa de betão (10cm +/-) e telhas (não existe isolamento e entre a placa e as telhas lusa existe uma caixa de ar de cerca de 10 cm).

No inverno, com a utilização frequente do aquecimento e lareira, o lado norte do sótão fica completamente coberto de condensação e mais tarde, claro bolor!!! A única ventilação existente no sótão é uma janela velux e uma janela lateral, que pouco se abrem durante o Inverno devido ao frio o chuva.

Desta forma estou a pensar efectuar alguns furos na placa de betão (essencialmente lado norte) e colocar umas grelhas de ventilação, de forma a permitir a ventilação natural do sótão através do ar que circula debaixo das telhas. Será uma boa solução? Não terei problemas com infiltrações ou outros?

Talvez o ideal seja a colocação de um isolamento entre as telhas e o telhado, mas neste momento estou à procura de uma solução, de compromisso, menos radical.

Muito obrigado.

0.0110 seg. NEW