Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho assistido a um fenómeno nos leilões das finanças que não encontro explicação. Passo a expor, já observei mais do que 3x a seguinte situação:
    - Imóvel de valor 55000€ (preço exemplificativo), um interessado oferece 57000€, no decorrer do prazo do leilão ou não aparecem interessados ou o valor sobe ligeiramente... Mas, no último dia, sempre no último dia do leilão, aparece uma proposta de mais do dobro do valor, 130000€, em exemplo.

    Alguém tem explicação para isto? É que já observei várias vezes este fenómeno...
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 2

    Nos estados unidos acontece há muito tempo, em certos mercados.

    Desse exemplo que refere, das duas uma: ou são imoveis muito apetecíveis a preços muito baixos e alguem ve que mesmo oferecendo o dobro é um bom investimento, ou então são os próprios bancos onde existem as hipotecas registadas.... eu aposto mais nesta última ;)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  2.  # 3

    Sim, a ser será mais o cenário da 2.ª hipótese.

    Mas os bancos não teriam vantagem em arrematar por um valor inferior? Que vantagem têm em oferecer tanto dinheiro?
  3.  # 4

    eu levo mais para a primeira hipotese - imoveis apeteciveis

    Os leilões no inicio tinham pouca adesão e hoje em dia verifica-se exatamente o contrário, há muita gente a investir em imoveis portanto se for uma coisa boa, é atirar um valor alto para eliminar concorrência...
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 5

    Eles têm pouca noção dos valores correctos de mercado. Eles regem-se por valores patrimoniais e interessa-lhes o valor da dívida também.
    Esse imovel pode estar em leilão por 55, ser arrematado por 130, mas o valor real dele ser 200.
    Não será esta a regra concerteza, mas haverá alguns assim garantidamente.
    Concordam com este comentário: JPN761
  4.  # 6

    É estranho porque eu conheço os imóveis em que isso aconteceu, e essas propostas são de acordo com o valor de mercado ou até superiores ao próprio valor de mercado. Muito estranho...
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 7

    Colocado por: CardonaÉ estranho porque eu conheço os imóveis em que isso aconteceu, e essas propostas são de acordo com o valor de mercado ou até superiores ao próprio valor de mercado. Muito estranho...

    Pois, mas são casos isolados ou uma constante?
    E vejamos outra coisa: ver que existe uma proposta alta não significa que alguem pague ou tenha pago esse valor...
  5.  # 8

    Nos negócios que se afiguram interessantes, tem sido constante...
    Sim, mas quem não pagar é multado pelas Finanças!
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 9

    Colocado por: CardonaNos negócios que se afiguram interessantes, tem sido constante

    Mas se são interessantes, está aí a resposta.
    Estranharia mais se dessem cem mil euros por uma arrecadação ou um lugar de garagem em vila nova de famalicão.
  6.  # 10

    Não considero tão linear assim, pois como já postei anteriormente, eu conheço os imóveis em causa e o valor da proposta é superior ao valor de mercado. Logo não encontro justificação para o interesse em arrematar imóveis deste modo.
  7.  # 11

    isso por vezes acontece em sites de leilões online,não vou referir nomes.
    Que é bastante simples,eu coloco agora o meu carro á venda por 50€,preço apelativo, vem alguem e dá 70€ e o meu amigo que está inscrito licita logo por cima,isto para quê inflaccionar o leilão e nesse caso é o que me parece que está a contecer.
    E por vezes quando os artigos não atingem o valor que se pretende vender,saem sempre á "casa".
    Para o mês que vem está o amigo a vender com o mesmo processo,ou então o artigo volta a ser colocado á venda por anulação da compra por mútuo acordo.
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 12

    Pois mas nas finanças a coisa pia diferente... é que levam logo com coimas e o diabo a sete.
  8.  # 13

    Colocado por: gf2011Pois mas nas finanças a coisa pia diferente... é que levam logo com coimas e o diabo a sete.

    Se não forem coniventes no processo,digo eu...
    Concordam com este comentário: eu
    • JPSA
    • 19 julho 2012

     # 14

    O gf2011 tem razão

    O que acontece é os bancos que tem hipoteca sobre esses bens apresentarem proposta no valor da dívida. Se é certo que se apresentassem um valor mais baixo poderiam ficar com o imóvel e continuar em cima dos devedores. A verdade porém é que os bancos sabem que esses devedores não têm mais nada, pelo que o melhor é apresentar proposta pelo valor da dívida e assim garantir o seu crédito. Se alguem der mais o banco recebe o seu dinheirinho e pronto.
    •  
      FD
    • 19 julho 2012 editado

     # 15

    É uma questão de fins.

    Vejamos:
    Imóvel A é penhorado às finanças por dívida de 100.
    Imóvel A vale actualmente no mercado 500.
    Imóvel A tem um valor patrimonial de 400.
    Existe uma dívida ao banco de 600.
    Imóvel A valia para o banco aquando da contratação do crédito 700.

    Desfecho 1:
    Imóvel A não é vendido.
    O crédito das finanças e do banco não é satisfeito, fica tudo em águas de bacalhau, não interessa a nenhum dos credores.

    Desfecho 2:
    Imóvel A é vendido por 400 a alguém que não o banco.
    O crédito das finanças é satisfeito.
    Ao valor 400 é subtraído 100, resultado líquido de 300 para o próximo credor na lista, o banco.
    Banco fica sem imóvel e com 300 de uma dívida de 600, ou seja, prejuízo de 300.

    Desfecho 3:
    Imóvel A é vendido por 600 ao banco.
    O crédito das finanças é satisfeito.
    Ao valor 600 é subtraído 100, resultado líquido de 500 para o próximo credor na lista, o banco.
    Banco fica com o imóvel e sem 100, ou seja, prejuízo de 100.
    Banco coloca o imóvel à venda por 500~600 com facilidades de crédito - isto é, uma vantagem competitiva face a outros imóveis.
    Banco continua credor do devedor às finanças.
    Banco abate a menos valia de 100 nos resultados, ganha um crédito e os respectivos juros.

    As contas não serão assim tão lineares mas, acredito que seja esta a razão porque os bancos licitam pelo menos pelo valor da dívida.
    Só têm que "pagar" a dívida à finanças, ganham em tempo e em procedimentos legais e administrativos, porque na prática estão a comprar o imóvel a eles próprios.
    •  
      GF
    • 19 julho 2012

     # 16

    Pois ora nem mais...
  9.  # 17

    Sim, deverá ser isso!
  10.  # 18

    A maioria das casas das finanças hipotecadas pelos bancos ficam com eles mesmos. Verifiquem outra discussão que já existe aqui no Forum sobre o mesmo assunto.
    Existe ainda a seguinte possiblidade: O devedor pede a alguém seu amigo que apresente uma proposta alta para ninguém poder licitar. Depois do leilão as finanças devolvem o dinheiro restante depois de pagar a divida ao devedor, que por sua vez devolve a quem emprestou ficando com uma dívida para com este mas com o imovel.

    Segundo me apercebi, existem pessoas que defendem que, o valor pago, deve todo reverter para o estado, outras existem a dizer que o estado só deve ficar com o valor da dívida. Digamos que é injusto para quem vai a leilão, mas também não é menos injusto para quem ficou sem o seu imovel, imaginemos que por exemplo, faltar ao pagamento das propinas da faculdade do filho.
  11.  # 19

    De qualquer modo, só me faz sentido que o banco compre no valor da dívida se estiver convencido de que irá recuperar esse valor (+ encargos) na venda posterior. Ou então admite, conforme foi dito, que o executado não tem hipótese alguma de pagar o que deve, e compra pelo valor da dívida, consciente do prejuízo. Até porque em muitos casos o valor da avaliação do banco que deu origem ao crédito foi superior ao valor real do imóvel.
  12.  # 20

    Colocado por: A LesteExiste ainda a seguinte possiblidade: O devedor pede a alguém seu amigo que apresente uma proposta alta para ninguém poder licitar. Depois do leilão as finanças devolvem o dinheiro restante depois de pagar a divida ao devedor, que por sua vez devolve a quem emprestou ficando com uma dívida para com este mas com o imovel.

    Mas nesse cen?rio n?o era mais pr?tico o amigo emprestar-lhe o dinheiro para ele pagar a d?vida ?s Finan?as?
 
0.0180 seg. NEW