Olá, comprei um apartamento à 2 anos e no primeiro inverno que lá passei, tive a desagradável surpresa de mau cheiro aleatoriamente no WC! Eu já vi este assunto por aqui debatido, mas não cheguei a uma conclusão para o meu caso e daí pedir a vossa opinião! Eu moro num R/C, relativamente alto no lado da casa de banho (não está ao nível do chão na rua, não sei se tem importância para o caso)! Comprei loiças novas que foram instaladas por quem percebe do assunto, e como já disse o mau cheiro no WC, no Inverno, foi abundante! Tenho quase a certeza que o mau cheiro vem da traseira da sanita! O modelo da sanita é de descarga no chão, e é aberta atrás, é mesmo assim o modelo da sanita (Sanindusa City 65)! Ou seja, tem silicone na frente, de lado e atrás não, claro! Será que a válvula excêntrica não está completamente justa ao buraco do esgoto e passa cheiro? O que me intriga ainda mais é que os meus vizinhos do outro R/C e 1º dto (apesar de diferente prumada e caixa de esgoto), e o meu vizinho do 1º esq (por cima de mim e msm prumada e caixa) tb têm cheiro de Inverno! Será que têm todos loiças mal isoladas? Acho muita coincidência! No Verão a seguir, os cheiros já são raros, ou nulos mesmo, mas de quando em vez aparece uma barata no WC! Pode estar relacionado com o modelo de sanita e consequente problema? No fim do Verão fiz obras, remodelei a casa, WC todo novo, canalização e esgotos (menos o da sanita que liga à caixa de esgoto por debaixo da minha casa de banho - dito pelo canalizador), bidé, poliban e lavatório ligados ao sifão! No Inverno, novamente o cheiro (menos intenso, o que pode não querer dizer nada), as loiças (sanita e bidé) são as mesmas! E continuo com quase a mesma certeza que o cheiro vem da sanita! E desta vez eu vi eles porem silicone na válvula excêntrica para colar na sanita e buraco de esgoto! Eu penso que seja difícil ficar completamente bem colado de maneira a não haver nenhuma passagem de cheiro, mas é só uma suposição minha e depois com o modelo de sanita aberto atrás, penso que possa ser por aí, mas não tenho a certeza! a agora apareceu o calor... e nova barata no WC, e pelo tamanho delas acho dificil virem pelos ralos do bidé, lavatório e poliban, mas já não sei... e o facto de estarem sifonados não é o suficiente? Ou as baratas passam pela água/sifões? Continuo a achar que o problema está na sanita, mas gostava de ouvir a vossa opinião! Até já penso seriamente em comprar uma sanita nova toda fechada para pôr silicone a toda a volta... Obrigado!
A paciência é uma virtude. Esperou 2 anos e queria uma resposta em 5 horas? Calma meu caro. Alguém virá em seu auxilio. Se soubesse a ginástica que as baratas fazem, ficaria impressionado.
Tb tenho o mesmo tipo de problema e não consigo descobrir o motivo pelo qual, de vez em quando, os maus cheiros aparecem numa das minhas casas-de-banho.
O vizinho de cima tb se queixa da mesma situação que eu. Já o vizinho de cima deste não se queixa do problema, assim como o meu vizinho de baixo tb não.
Não houve mexidas na prumada de esgoto do prédio e os cheiros aparecem de vez em quando, não são constantes. Principalmente, no Inverno. No Verão é mais raro.
Estas pessoas agradeceram este comentário: pfilipe
Remédio santo, nunca mais aparecem. Como são omnivoras, comem tudo. Com esses iscos, a barata come o isco mas não morre logo, vai morrer ao ninho junto com as outras. Ao morrer, é comida pelas outras baratas e o veneno fará efeito em todas.
Cumps
Ora bem, supostamente essa corete é ventilada, no inverno, o ar está mais húmido/denso por vezes dificulta a deslocação de ar e daí provêem os cheiros. Poderá sempre por fazer o varejamento dos tubos de queda, pois também pode haver algo a obstruir a passagem de ar. Quanto ás baratas convém ter muito cuidado, pois são um inseto perigoso para a saude ( não querendo fazer publicidade, mas aqui fica uma nota explicativa http://www.rentokil.pt/clientes-sector-domestico/insectos-rastejantes/baratas/index.html)
Agradeço os vossos comentários e ideias! Eu percebo a explicação de R.Oliveira mas se as loiças tiverem bem isoladas (com o silicone), e sifonadas, era suposto os cheiros não passarem, certo? E como tenho a certeza que os cheiros vêm da parte de trás da sanita (o modelo tb não deve ajudar muito, como já referi, é aberta atrás), acho que vou mesmo comprar uma sanita fechada a toda a volta! Se os cheiro vem de trás da sanita, presumo que haja alguma folga (mesmo que mínima) na válvula com o tubo de esgoto (e possivelmente será daí tb que entram as baratas vindas do esgoto)! Quando montar a sanita nova, se voltar a aparecer cheiro (ainda que consiga viver com isso) ou mesmo alguma barata (isto é que já não lido nada bem), é que depois ficarei um bocado sem saber o que fazer (tenho sempre as opções dos insecticidas aqui apresentados, apesar que é só para remediar)! Obrigado, cumprimentos!
Na minha experiência era uns pequenos orifícios feitos na loiça, presumo eu que foram com o intuito de esta secar mais rapidamente quando foi feita. Um desses orifícios estava no topo do sifão. Se a sanita fosse usada todos os dias era raro aparecer o cheiro, se passasse um fim de semana fora na segunda não se parava na casa de banho. Compre lá uma sanita e pelo menos vai ficar com a certeza de que não é por aí. ;-)
Hoje fui à loja para comprar a sanita nova e, infelizmente, todos os modelos recentes que lá havia são abertos atrás, cm a minha! Havia modelos mais antigos totalmente fechados, mas não gostei da linha das sanitas e além disso, não combinava nada com o bidé! Falei com o senhor da loja acerca do assunto e em vez de comprar outra, vou levantar a que tenho e tentar isolar o mais possível com silicone, sendo que o problema, tenho quase a certeza, está no encaixe da valvula na sanita e no buraco de esgoto, em que deve haver alguma passagem de ar! A válvula que lá tenho é esta (ou muito parecida): http://www.lojamartelo.com/index.php/excentrico-de-borracha-para-sanita-tipo-r-1074.html
Retire a sanita...E o exentrico (não é válvula), marque primeiro o local da sanita para dár depois com a furação e limpe bem, incluindo os ladrilhos! Enfie o exentrico na sanita "sem silicone"! Aplique cilicone nas ranhuras, até as encher completamente (ver foto)! aplique um fio fino de silicone dentro (1 cm) do traçado do local da sanita! Aponte bem ao esgoto e...faça força para encaixar, aparafuse e passe um fio de silicone na base/ladrilho.
Obrigado pela explicação J.C , diga-me só uma coisa, se por acaso o problema for mesmo de alguma folga que haja na ligação do excentrico da sanita ao esgoto, acha que, além dos cheiros, tb seria por aqui que me apareceu uma barata no WC? Ou poderá ter sido por algum ralo (bidé, base de duche, lavatório) apesar de serem sifonados? Obrigado!
Até ver, sim (e espero não ver mais nenhuma)! Encontrei uma morta no Verão passado tb no WC e esta semana (por causa do calor, certamente), encontrei outra! Eu sei perfeitamente que duas baratas em dois anos não se pode considerar que o WC esteja infestado, nem pouco mais ou menos, parece obvio que são situações a vulso, ocasionais, em que entraram, por qualquer razão, por qualquer sitio! Era esse sítio que queria perceber e resolver, e cm tenho os cheiros a esgoto, no Inverno, pensei que a possível folga que haja no excentrico, fosse a causa das duas situações! Mas não tenho certezas, claro! Até pode não ser a causa das duas, ou de nenhuma mesmo!
Uma vez apareceu-me uma baratita pequena na sala... Apanhei cá um ****ço, mas afinal foi uma causa simples! A minha ex, tinha ido lavar a roupa a casa da mãe, porque a nossa avariou. tinha vindo uma agarrada á roupa lavada...Já que na casa da mãe d'ela estava uma praga. Depois até mandei fazer uma desbaratização á casa d'ela. Morreram todas, menos a sogra....mais tarde tive de a trocar, eheheheheheheh!
Onde comprou essas iscas da RAID? Tenho procurado por todas as grandes superfícies e só encontro outras marcas (com caixas brancas), que já utilizei e nunca surtiram efeito. Uso o Blattanex e estou satisfeita, mas queria colocar essas iscas junto dos contentores de lixo do prédio. Obrigado.