Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde a todos,
    espero que me possam esclarecer algumas duvidas em relação a uma casa que herdei recentemente com os meus irmãos.

    esta é toda uma situação muito complicada pelo que espero não causar confusão. agradecendo desde já toda a vossa ajuda e disponibilidade.

    falamos de uma vivenda que não está legalizada ainda e que tem dois pisos que funcionam como habitações distintas.

    depois de reunidos todos os irmãos, chegou-se ao consenso de que eu compraria a casa para uso próprio e pagaria a estes as respectivas partes, no entanto a casa ainda tem 2 inquilinos tanto em cima como em baixo. o inquilino de cima, após conversa sobre o sucedido, não levantou qualquer problema e aceitou sair de boa vontade uma vez que pensa inclusivamente deixar o pais, no entanto o inquilino da fracção maior (de baixo) está a causar algum problema para sair.

    importa dizer que não existe qualquer contrato escrito em ambos os casos.

    o que poderei fazer nesta situação?

    obrigado
    •  
      imbs
    • 23 julho 2012

     # 2

    Pode comprar as casas na mesma.

    Agora, se não está legalizada, como é que vai fazer a escritura?

    Quanto ao não haver contrato, há sim, não está é escrito e não pode simplesmente expulsar a pessoa.

    Mas já cá lhe vêm dizer mais coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vallens
  2.  # 3

    não estava propriamente a pensar em expulsá-los como seria óbvio, quero é perceber a melhor forma de lidar com a situação.

    (originalmente a herdeira da casa era a ultima mulher que esteve com o meu pai a viver, no entanto esta renunciou a nosso favor)

    Até porque vejamos:

    - a casa não está preparada para estar dividida em duas até porque só existem um contador de agua e luz, logo o valor da agua e luz já estaria para ambos, e assim tratado pelo meu pai, no valor da renda.

    - o valor das rendas e de 300 e 350 euros respectivamente, e, todas as ultimas faturas de agua e luz tem sempre o valor medio de 400 euros, (nao percebo como alguem pode gastar tanta agua e luz) posto isto e tratando das despezas correntes de limpeza de fossas e outras, estamos no fundo a pagar para habitarem a nossa casa...

    - a casa de baixo nunca fora alugada com garagem originalmente pois o meu pai usava a mesma, no entanto apos o seu falecimento tomaram "posse" da mesma.

    Que me podem aconselhar?
    •  
      imbs
    • 23 julho 2012

     # 4

    Enviar carta registada com AR a avisar disso mesmo, que quer rescindir esse contrato verbal que têm. Não sei qual o período de dias de antecedência com que tem de o fazer, se tem de indemnizar a pessoa, mas o ideal seria mesmo consultar um advogado que lhe trata de tudo e evita chatices.

    No entanto, pode 'apalpar' terreno e falar com a pessoa do que vai fazer - meter os pontos nos i's e agir legalmente a ver o que esta diz.
    •  
      GF
    • 23 julho 2012 editado

     # 5

    Esses inquilinos estão no imóvel desde quando ?
    Deve consultar um advogado para o ajudar convenientemente. Não tente solucionar esse problema sozinho.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vallens
  3.  # 6

    ja falei com ambos,

    como referi anteriormente, a inquilina de cima nao levantou qualquer problema e acordamos que ela saisse em 3 meses conforme combinamos, no entanto, o inquilino de baixo bate o pe, diz que aquela e a casa dos sonhos dele, e que se pudesse comprava a casa, e que vai falar com o advogado dele porque nao quer sair. diz que ja fez muito por aquela casa (esta igual como quando o meu pai ainda lá vivia). mais diz quem sabe que por varias vezes ficou a dever a renda ao meu pai, e este perdoou as dividas ao mesmo em troca de trabalho da sua manutenção. O inquilino trabalha na construçao civil. um pouco incoerente no fundo, pois como ja disse tudo continua na mesma ao fim de 17 anos que ele la esta. e como se nao bastasse, alega que uma serie de coisas foi ele que fez.. como ja disse, coisas que ja la estavam quando o meu pai ainda la vivia. ( o coitado nao esta ca para se defender agora..)

    entretanto ja falei com um advogado que diz que a unica possibilidade e chegar a um acordo monetario, podendo ser no "minimo" 12 meses de renda.

    eu pessoalmente nao concordo, pois isso e absurdo, uma vez que para alem de estar a querer tomar posse de tudo como ja fez com a garagem, ainda passa a vida a chatear a inquilina que esta por cima.

    Agora eu pergunto..

    Uma vez que estava ja previsto (no caso de ele sair antes) a legalizaçao da casa para fazermos obras pois o telhado mete agua e vai ser preciso ligar as redes de esgoto para as publicas uma vez que ja esta tudo a jeito para isso naquela zona, posso legalizar a casa e obriga-lo a fazer um contrato escrito com actualizaçao da renda efectuada?
  4.  # 7

    Cá para mim, esse do R/C é que está a gastar água e luz à fartazana... Casa de sonhos eheheheh pois pois...
    tente saber se pode passar o custo da água e luz para ele depois da inquilina de cima sair...
    de qualquer forma, pessoalmente não vejo grandes vantagens em adquirir uma casa ilegal...
  5.  # 8

    Colocado por: catcatcattente saber se pode passar o custo da água e luz para ele depois da inquilina de cima sair...


    Aposto que até pede lhe para sair antes do prazo de legal :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vallens
  6.  # 9

    a casa foi feita pelo meu pai nos anos 70, tal como muitas naquela zona e naquela epoca, grande parte delas na mesma rua ja se encontram regularizadas. realmente os gastos de legalizaçao com a casa mais o valor de compra e obras e o preço de uma casa ali na zona. apenas gostava de manter a casa do meu pai.

    estamos a ponderar a possibilidade de colocar contadores separados e faze-lo pagar os consumos dele.


    Engracado e que quando confrontado com os gastos diz sempre que e um vizinho la do lado que lhe da a agua de um poco para regar as plantas.. o jardim da casa ha muito que o deixou de ser.. e so milho plantado por tudo quanto e sitio a ponto de tapar as janelas.. enfim
  7.  # 10

    Isso e pelo menos reaver a garagem que nunca chegou a ser alugada originalmente, porque o meu pai a usava.
  8.  # 11

    Colocado por: vallensja falei com ambos,
    devia ter falado PRIMEIRO com um Advogado,

    ... tudo continua na mesma ao fim de 17 anos que ele la está...
    está lixado!
    Ele só sai de lá quando quiser!

    entretanto ja falei com um advogado que diz que a unica possibilidade e chegar a um acordo monetario, podendo ser no "minimo" 12 meses
    e também está lixado com o seu advogado!
    Arranje outro!

    E cuidado com isso. Não basta remendar o telhado e ligar os esgotos à rede pública para poder aumentar a renda. E não pode "obrigar" o inquilino a assinar um novo contrato - lembre-se que ele irá a correr ao advogado dele antes de o assinar, pelo que convém que esteja tudo estritamente legal.

    Este País não é para proprietários!
    Concordam com este comentário: fernandoR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vallens
  9.  # 12

    Deixe de pagar a luz e a agua até que a "cortem"... poupa logo 400 eupos por mes. :)
  10.  # 13

    o inquilino de baixo bate o pe, diz que aquela e a casa dos sonhos dele, e que se pudesse comprava a casa,



    Então venda-a por 1000000 (1 milhão de euros)...
  11.  # 14

    diz que ja fez muito por aquela casa (esta igual como quando o meu pai ainda lá vivia). mais diz quem sabe que por varias vezes ficou a dever a renda ao meu pai, e este perdoou as dividas ao mesmo em troca de trabalho da sua manutenção. O inquilino trabalha na construçao civil. um pouco incoerente no fundo, pois como ja disse tudo continua na mesma ao fim de 17 anos que ele la esta. e como se nao bastasse, alega que uma serie de coisas foi ele que fez.. como ja disse, coisas que ja la estavam quando o meu pai ainda la vivia



    Há 1 proverbio na minha zona que diz que QUEM FAZ OS FILHOS NO ALHEIO PERDE O TEMPO E O FEITIO..
  12.  # 15

    Se é a casa dos sonhos dele, vendam-a. Para que quer ter esse problema? Está a resolver isso sozinho? A responsabilidade é de todos os herdeiros.
 
0.0196 seg. NEW