Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Tardes

    Meu irmão tinha uma casa com um pequeno logradouro, faleceu á 10 anos, deixando como herdeira a minha cunhada (que também faleceu á três anos) e dois filhos, estes maiores de idade não fizeram até esta data a habilitação de herdeiros, agora querem vender a dita casa e logradouro e eu estou interessado em comprar porque sempre foi um terreno e casa que pertenceu á familia, a minhas dúvidas são as seguintes:

    1 - Porque a casa continua em nome de meu irmão e eles estão interessados em vendê-la, não têm primeiro que fazer a habilitação de herdeiros e passar para o nome deles ? porque falecido não assina escritura.

    2 - Sei que eles não fizeram a habilitação, porque além desta custar dinheiro, eles têm dividas e fogem em terem qualquer coisa em nome deles.

    3 - Poderei como irmão habilitar-me já que eles não o desejam fazer.

    4 - Que riscos corro se a comprar, como legalizar ?

    5 - Sinto qualquer coisa, sei que eles querem é dinheiro, sem fazerem nada, seja habilitação, seja regularizar a situação.

    São muitas dúvidas que gostaria que me ajudassem.

    A todos muito Obrigado.
    •  
      imbs
    • 23 julho 2012

     # 2

    Colocado por: JorogoPorque a casa continua em nome de meu irmão e eles estão interessados em vendê-la, não têm primeiro que fazer a habilitação de herdeiros e passar para o nome deles ? porque falecido não assina escritura.


    Sim claro, e pagar a respectiva multa por não terem feito na altura.

    Colocado por: JorogoSei que eles não fizeram a habilitação, porque além desta custar dinheiro, eles têm dividas e fogem em terem qualquer coisa em nome deles.


    Denuncie que as pessoas faleceram, peça certidões de óbitos.

    Colocado por: JorogoPoderei como irmão habilitar-me já que eles não o desejam fazer.


    Se eles tinha herdeiros directos, e se não lhe foi deixado nada em testamento você não é tido nem achado.

    Colocado por: JorogoQue riscos corro se a comprar, como legalizar ?

    Pagar a legalização. Se quiser empréstimo bancário, convém legalizar primeiro.

    Colocado por: JorogoSinto qualquer coisa, sei que eles querem é dinheiro, sem fazerem nada, seja habilitação, seja regularizar a situação.

    Se a casa é mesmo importante para si, mexa-se, pois a partir do momento em que houver partilhas, eles podem mudar de ideias e vender a outra pessoa. Seja simpático!

    Boa sorte.
  2.  # 3

    Obrigado imbs

    Penso que o que devia ser, era eles fazerem a habilitação de herdeiros, pagar a multa, puxar a casa e logradouro para o nome deles, fazer na certa o IMI (não tenho a certeza) e depois disto tudo então vender nem que fosse aumentado o valor já com estas despesas, que na realidade não sei o valor que poderá ser. Estou a pensar bem ou não ?
    Obrigado
  3.  # 4

    1- Deixou de ser obrigatório o "registo intermédio"... podem vender directamente sem o imóvel estar em nome deles.

    2- Não são os primeiros nem serão os últimos..

    3- O Sr. não é herdeiro...

    4- Mas a casa está ilegal? Se não estiver não vejo problema em comprar a casa.. Se estiver vai ter que gastar algum dinheiro e tempo a regularizar..

    5- Não são os primeiros nem serão os últimos...

    Cumps
    •  
      imbs
    • 24 julho 2012

     # 5

    Colocado por: JorogoEstou a pensar bem ou não ?


    Está, mas duvido que seja isso que vá acontecer e ninguém os pode obrigar. :\
    •  
      GF
    • 24 julho 2012

     # 6

    O dinheiro faz maravilhas, principalmente quando há de um lado e do outro não. Pode disponibilizar-se a pagar-lhes tudo, se bem lhe apetecer.
    Podem perfeitamente transmitir-lhe a si o quinhão hereditário, mas a falta de legalização pode vir a trazer-lhe algumas dores de cabeça no futuro...
    Entretanto o resto já foi dito pelo Erga Omnes.
    Cumps
 
0.0111 seg. NEW