Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Tardes

Meu irmão tinha uma casa com um pequeno logradouro, faleceu á 10 anos, deixando como herdeira a minha cunhada (que também faleceu á três anos) e dois filhos, estes maiores de idade não fizeram até esta data a habilitação de herdeiros, agora querem vender a dita casa e logradouro e eu estou interessado em comprar porque sempre foi um terreno e casa que pertenceu á familia, a minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Porque a casa continua em nome de meu irmão e eles estão interessados em vendê-la, não têm primeiro que fazer a habilitação de herdeiros e passar para o nome deles ? porque falecido não assina escritura.

2 - Sei que eles não fizeram a habilitação, porque além desta custar dinheiro, eles têm dividas e fogem em terem qualquer coisa em nome deles.

3 - Poderei como irmão habilitar-me já que eles não o desejam fazer.

4 - Que riscos corro se a comprar, como legalizar ?

5 - Sinto qualquer coisa, sei que eles querem é dinheiro, sem fazerem nada, seja habilitação, seja regularizar a situação.

São muitas dúvidas que gostaria que me ajudassem.

A todos muito Obrigado.
    •  
      imbs
    • 23 julho 2012

# 2

Colocado por: JorogoPorque a casa continua em nome de meu irmão e eles estão interessados em vendê-la, não têm primeiro que fazer a habilitação de herdeiros e passar para o nome deles ? porque falecido não assina escritura.

Sim claro, e pagar a respectiva multa por não terem feito na altura.

Colocado por: JorogoSei que eles não fizeram a habilitação, porque além desta custar dinheiro, eles têm dividas e fogem em terem qualquer coisa em nome deles.

Denuncie que as pessoas faleceram, peça certidões de óbitos.

Colocado por: JorogoPoderei como irmão habilitar-me já que eles não o desejam fazer.

Se eles tinha herdeiros directos, e se não lhe foi deixado nada em testamento você não é tido nem achado.

Colocado por: JorogoQue riscos corro se a comprar, como legalizar ?

Pagar a legalização. Se quiser empréstimo bancário, convém legalizar primeiro.

Colocado por: JorogoSinto qualquer coisa, sei que eles querem é dinheiro, sem fazerem nada, seja habilitação, seja regularizar a situação.

Se a casa é mesmo importante para si, mexa-se, pois a partir do momento em que houver partilhas, eles podem mudar de ideias e vender a outra pessoa. Seja simpático!

Boa sorte.
  2.  # 3

Obrigado imbs

Penso que o que devia ser, era eles fazerem a habilitação de herdeiros, pagar a multa, puxar a casa e logradouro para o nome deles, fazer na certa o IMI (não tenho a certeza) e depois disto tudo então vender nem que fosse aumentado o valor já com estas despesas, que na realidade não sei o valor que poderá ser. Estou a pensar bem ou não ?
    Obrigado
  3.  # 4

1- Deixou de ser obrigatório o "registo intermédio"... podem vender directamente sem o imóvel estar em nome deles.

2- Não são os primeiros nem serão os últimos..

3- O Sr. não é herdeiro...

4- Mas a casa está ilegal? Se não estiver não vejo problema em comprar a casa.. Se estiver vai ter que gastar algum dinheiro e tempo a regularizar..

5- Não são os primeiros nem serão os últimos...

Cumps
    •  
      imbs
    • 24 julho 2012

# 5

Colocado por: JorogoEstou a pensar bem ou não ?

Está, mas duvido que seja isso que vá acontecer e ninguém os pode obrigar. :\
    •  
      GF
    • 24 julho 2012

# 6

O dinheiro faz maravilhas, principalmente quando há de um lado e do outro não. Pode disponibilizar-se a pagar-lhes tudo, se bem lhe apetecer.
    Podem perfeitamente transmitir-lhe a si o quinhão hereditário, mas a falta de legalização pode vir a trazer-lhe algumas dores de cabeça no futuro...
    Entretanto o resto já foi dito pelo Erga Omnes.
    Cumps

0.0111 seg. NEW