Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia a todos

    Tendo terminado a construção da minha piscina,( 13*2.3*1.35Prof. média). 40 m3 de agua
    E tendo já efectuado o primeiro tratamento choque de cloro. Vou passar agora para a fase de manutenção de cloro e Ph.
    Mas tenho uma duvida, que anda não vi esclarecida. quanto tempo de filtragem diária? Já li, já falei com profissionais da área e falam em 6 / 8 / 9 / 12 horas, mas a verdade é que não sabem explicar porque, alguém me pode ajudar? existe alguma "formula" para calcular esse tempo?
    A minha bomba é de 1cv - astralpool - 17m3/h e filtro de 600mm.

    Obrigado

    Cumprimentos
    Ricardo Santos
  2.  # 2

    40/17= 2.35H... mas haverão perdas...
    coloque no Verão 4h diárias. No Inverno 2.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas40/17= 2.35H... mas haverão perdas...
    coloque no Verão 4h diárias. No Inverno 2.


    Sim essas 2.35 é o tempo que a bomba leva a filtrar toda a agua.

    Quando diz perdas, em relação ao ph e cloro?
    Como chega as 4 horas? Em que se baseia? ou em que é que eu tenho de me basear para saber o tempo que devo filtrar?
    Aproveito e coloco outra questão, quando se esta a utilizar a piscina deve-se colocar em filtração?
  4.  # 4

    A bomba, teoricamente bombeará esse volume de água por hora... mas como tem sempre perdas ( tubagem, altura, filtro, valvulasetc), o volume real é bem menor, possivelmente menos 30%.
    Convém haver pelo menos, uma renovação do volume de agua total, por dia.
    Na situação de inverno ( fora do periodo balnear), pode e deve reduzir a filtragem - é de manutenção.

    Relativamente ao horário de funcionamento, pode e deve colocar em funcionamento durante o periodo de utilização, já que estando a agua mais agitada, com as impurezas em suspensão, será mais eficiente na filtragem

    Esta é a minha opinião, como utilizador/ "encarregado de manutenção" ;)
    O resiric.. se vir a conversa pode e deve pronûnciar-se, já que o negócio dele são piscinas e afins!.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcs0santos
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasA bomba, teoricamente bombeará esse volume de água por hora... mas como tem sempre perdas ( tubagem, altura, filtro, valvulasetc), o volume real é bem menor, possivelmente menos 30%.
    Convém haver pelo menos, uma renovação do volume de agua total, por dia.
    Na situação de inverno ( fora do periodo balnear), pode e deve reduzir a filtragem - é de manutenção.

    Relativamente ao horário de funcionamento, pode e deve colocar em funcionamento durante o periodo de utilização, já que estando a agua mais agitada, com as impurezas em suspensão, será mais eficiente na filtragem

    Esta é a minha opinião, como utilizador/ "encarregado de manutenção" ;)
    O resiric.. se vir a conversa pode e deve pronûnciar-se, já que o negócio dele são piscinas e afins!.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcs0santos


    Depreendo então que a formula de filtragem diária na pratica, será o volume de agua a dividir pela tiragem da bomba hora? mais as perdas claro.
    Sempre controlando o PH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: roylaires
  6.  # 6

    quanto mais filtrar a agua, melhor o tratamento vai ser e menor sao as probabilidades de a agua se estragar!

    La em casa uma piscina tambem de 40m3, no verão trabalha no minimo 6h por dia (á noite enquanto existir o bi-horario) aos fins de semana tambem se costuma por a trabalhar durante o dia.....e sempre que está alguem a utiliza-la tambem esta a trabalhar!
    de inverno trabalha apenas 4 horas por dia (á noite)

    Dizem os entendidos que a piscina deve filtrar durante o dia, pois é quando existe uma maior incidencia do sol na agua, o que acelera a fotossintese.

    A questão do tempo de trbaalhao de filtração prende-se pelo facto de pelo menos toda a agua da piscina ter que ser filtrada, e para isso acontecer é usar os calculos anterior.....mas esses calculos na minha optica é o minimo que ela deve trabalhar.....
  7.  # 7

    ... O PH, só controlo semanalmente... Mas nunca tive "sustos", nem precisei de efectuar correcções em 14 anos.
    Qual o sistema de desinfecção que utiliza?
  8.  # 8

    Colocado por: loverscoutquanto mais filtrar a agua, melhor o tratamento vai ser e menor sao as probabilidades de a agua se estragar!

    La em casa uma piscina tambem de 40m3, no verão trabalha no minimo 6h por dia (á noite enquanto existir o bi-horario) aos fins de semana tambem se costuma por a trabalhar durante o dia.....e sempre que está alguem a utiliza-la tambem esta a trabalhar!
    de inverno trabalha apenas 4 horas por dia (á noite)

    Dizem os entendidos que a piscina deve filtrar durante o dia, pois é quando existe uma maior incidencia do sol na agua, o que acelera a fotossintese.

    A questão do tempo de trbaalhao de filtração prende-se pelo facto de pelo menos toda a agua da piscina ter que ser filtrada, e para isso acontecer é usar os calculos anterior.....mas esses calculos na minha optica é o minimo que ela deve trabalhar.....


    No seu caso, qual é a sua bomba?
  9.  # 9

    olhe nao tenho presente de memoria..... mas se me der mais 3 horinhas eu ja chego a casa e ja vejo!
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas... O PH, só controlo semanalmente... Mas nunca tive "sustos", nem precisei de efectuar correcções em 14 anos.
    Qual o sistema de desinfecção que utiliza?


    Qual o nível de Ph que têm na sua piscina? nunca precisou de o ajustar?
    Uso Cloro.
  11.  # 11

    Colocado por: loverscoutolhe nao tenho presente de memoria..... mas se me der mais 3 horinhas eu ja chego a casa e ja vejo!


    ok, 3/4 cv ou 1 cv e filtro.
  12.  # 12

    Colocado por: rcs0santos

    Qual o nível de Ph que têm na sua piscina? nunca precisou de o ajustar?
    Uso Cloro.


    o nivel de Ph é comum em qualquer piscina....e deve situar-se entre os 7.2 e os 7.6 eu controlo +- uma vez por mes, o sal é que controlo com alguma regularidade.
  13.  # 13

    Colocado por: rcs0santos

    ok, 3/4 cv ou 1 cv e filtro.


    se so existem essas opçoes entao digo-lhe ja que é 1 cv e filtro..... mas eu daqui nada quando chegar a casa vou ver e depois posto aqui....
  14.  # 14

    Colocado por: loverscout

    se so existem essas opçoes entao digo-lhe ja que é 1 cv e filtro..... mas eu daqui nada quando chegar a casa vou ver e depois posto aqui....


    Existem mais opções, mas para o volume de agua deve ser uma destas, na bomba deve dizer e já agora também quantos m3/h
  15.  # 15

    Colocado por: loverscout

    o nivel de Ph é comum em qualquer piscina....e deve situar-se entre os 7.2 e os 7.6 eu controlo +- uma vez por mes, o sal é que controlo com alguma regularidade.


    Pois com Sal não tenho qualquer conhecimento, como funciona.

    Agora o que tenho lido/conversas e aprendido (não sei se bem ou não), por isso lancei este tópico aqui.
    É que realmente o que importa é o PH este sim têm de andar bem controlado, de 7.2 a 7.6 é uma grande diferença parece pequena mas não é.
    Porque o Ph têm o seu pico aos 7.35 e aqui ele é muito eficiente, para cima disto ou para baixo começa a perder eficiência, se o mantiver-mos neste nível 7.3 , 7,4 teremos uma maior eficiência, logo menor custos quer em filtragem, quer em produtos químicos!
    E uma outra curiosidade o ph dos nossos olhos é 7.35 logo se o mantivermos neste nível, nada de olhos vermelhos!

    Alguém discorda? ou sabe dizer se isto é realmente verdade ou não?
  16.  # 16

    Boa tarde,

    Em primeiro lugar, rcs0santos, a capacidade da bomba é bastante superior à capacidade do filtro de Areia, o que vai fazer com que o filtro perca a sua resistência mais rápido ou seja, uma diminuição da sua durabilidade... aconselho sempre, Filtro e Bomba com capacidades semelhante ou de Filtro ligeiramente maior.

    Em relação à Filtração, a piscina deve circular todos os dias a água existente, pelo menos uma vez/dia...Porquê???
    - a água de uma piscina sofre continuamente com diversas acções externas (ex. jardins, obras, etc...), com o ar, que contém diversas partículas em suspensão e mesmo os utilizadores. Assim é condição necessária que toda a água seja filtrada diariamente.
    - o horário de filtração aconselhado, é quando notamos variações de temperatura por ex: 12h/16h, 19h/20h, 0h/4h, 8h/9h... desde que perfaça pela menos o tempo necessário à filtração da água na sua totalidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcs0santos
  17.  # 17

    Caro resiric
    Obrigado pela opinião e esclarecimento.
    Qual o filtro que devia ter? Porque todos os orçamentos que tive me aconselhavam bomba de 3/4cv e 500mm.
    Mas acabei por comprar de 1cv e filtro de 600mm por opção minha porque filtrava mais rápido.

    Então pelo que disse, o tempo de filtragem diário é o tempo que a bomba demora a filtrar toda a água.
  18.  # 18

    O mais importante que o tempo de filtração, é o facto de a água ser filtrada nas horas de grandes variações...mas também depende de diversos factores...

    A sua bomba pode ter uma capacidade de filtração de 17m3 mas o filtro só tem de 14, assim, é à partida com os 14 que terá de se regular. Contudo, também temos de ver qual a capacidade de caudal do material de escoamento da piscina ou seja, número de skimmers, ralo de fundo, etc...

    O pH, controle sempre entre 7,2 e 7,6, sendo o valor ideal 7,4. Aconselho a instalação de um equipamento de tratamento automático a sal para não se preocupar com o cloro existente na água ou UV caso seja piscina interior.
  19.  # 19

    Colocado por: rcs0santos

    Existem mais opções, mas para o volume de agua deve ser uma destas, na bomba deve dizer e já agora também quantos m3/h


    Olhe a bomba é uma ESPA com 1,4kw, o filtro é de 500mm. tentei ver quantos m3 por hora ela fazia mas nao encontrei essa infromação em lado nenhum!
  20.  # 20

    Boas ao Fórum,
    No Verão, é pratica comum utilizar “Chapa 5” ; ou seja, filtrar pelo menos uma vez o volume de agua da piscina por dia. O tempo de trabalho normalmente esta dependente do volume de água a dividir pela capacidade do equipamento de filtração.
    No Inverno (excepto em caso de Invernação) aconselham os entendidos a filtrar cerca de 50% do tempo utilizado no Verão.

    A questão da filtração e do tempo, da forma como é apresentada, no meu entender esta errada!
    É do conhecimento geral que o calor é o principal causador da deteriorização da água. Toda a gente sabe que no Inverno, mesmo que não se faça nada, dificilmente e agua de deteriora.

    Seguindo este princípio, julgo que o ideal seria que a filtração fosse regulada em função das habituais contas (volume de agua / capacidade do equipamento de filtração = tempo de filtração) mas adicionando mais uma variável que deveria ser a temperatura.
    Imaginem um dia de Verão em que a temperatura máxima é 18º e outro em que é 34º; Na vossa opinião acham mesmo que o sistema deveria filtrar o mesmo tempo?
    Seguindo este princípio, estou a construir um sistema em que a filtração vai trabalhar mais ou menos horas em função dos elementos tradicionais, incluindo o factor temperatura.
    A minha dúvida é saber qual é o ponto/ temperatura em que o sistema deva filtrar 100% da água, para a partir desse ponto diminuir ou incrementar o n.º de horas que vai filtrar…
    Desta forma, poupamos equipamento, químicos e energia eléctrica, pois só vai filtrar o que realmente necessita.
    Alguém me sabe/ pode ajudar?
 
0.0206 seg. NEW