Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Peço desculpa por começar a minha participação activa logo com uma questão mas, mesmo depois de procurar pelo fórum e tendo contactado algumas empresas que fui vendo por aqui, não consegui respostas positivas na minha demanda.

Estou a terminar a remodelação de uma andar-moradia na zona do Grande Porto e está a chegar a fase de aplicação do pavimento flutuante.

O pavimento já tenho, mas não consigo encontrar a tela específica que quero colocar entre o pavimento e a cerâmica existente.

Pretendo tela de cortiça com borracha, tipo AcoustiCork C21. Já tentei várias empresas aqui perto mas nenhuma tinha ou se mostrou muito interessada em tentar fornecer. Enviei também um email para a parte comercial da Corticeira Amorim, mas ainda sem resposta.

Começo a ficar preocupado que não vá encontrar a tela em tempo útil e fique com a obra parada. Comprar nos Leroy e Akis e afins está fora de questão, porque tenho noção que o preço é extremamente inflaccionado (aprox 6€ m2).

Assim, sirvo-me do fórum no sentido de perguntar se algum dos participantes terá indicação de quem possa vender este tipo tão específico de tela.

Tenho interesse apenas em empresas na área geográfica do Porto, por uma questão de logística de levantamento do material.

Obrigado desde já a todos que possa ajudar.
    André Carvalho
  2.  # 2

Tente na Central da Borracha.

Rua dos Caldeireiros, 143

4050 - 140 Porto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: duchene
  3.  # 3

Obrigado pela dica! Tinha-me lembrado deles para umas telas plásticas que quero colocar nos barrotes do sótão mas nem me passou pela cabeça a questão da tela de pavimento.

Acabei de lhes ligar, mas infelizmente não comercializam este tipo de tela.

A.
  4.  # 4

Colocado por: ducheneObrigado pela dica! Tinha-me lembrado deles para umas telas plásticas que quero colocar nos barrotes do sótão mas nem me passou pela cabeça a questão da tela de pavimento.

Acabei de lhes ligar, mas infelizmente não comercializam este tipo de tela.

A.

Então faça o seguinte. Pesquise na net lojas na Rua do Almada e ligue com todas as que mencionei ferragens, quase de certeza que uma delas tem o que pretende ;) é das melhores ruas do Porto ;)
  5.  # 5

boas
    cortiças NSse eles não tiverem mais ninguém tem.
    um abraço
  6.  # 6

Speedster: apesar da impraticabilidade da ideia, no que toca ao telefone, tentarei dar lá um salto in loco, embora tenha ideia que a Rua do Almada é um must mais no que toca a ferragens, ferramentas e candeeiros, do que propriamente neste tipo de material. Mas obviamente todas as hipóteses são válidas!

António: assim sendo, estou com um grande problema porque nas Cortiças NS também não há. E do outro lado do telefone notei, mais uma vez, aquela voz de intriga e interrogação sobre o que raio estou eu a pedir... cortiça é cortiça, borracha é borracha. Agora as duas juntas...

Siga a rusga!
  7.  # 7

Colocado por: ducheneBom dia a todos,
    Enviei também um email para a parte comercial da Corticeira Amorim, mas ainda sem resposta.

Qual foi o endereço que utilizou?
    Entre em contacto directamente com a empresa: Amorim Cork Composites, SA (pertence ao grupo Amorim)
    Já utilizou estes?
    http://www.acousticork.eu/client/skins/portuguese/pagina.asp?template=comercial&produto=32
  8.  # 8

S_M_F, foi precisamente através dessa página que obtive o contacto comercial ([email protected]) para onde enviei o pedido de informações.

Vou aguardar mais algumas horas e amanhã de manhã tento o contacto telefónico. Não deveria ser necessário mas...
  9.  # 9

pode tentar na Multiborracha em alfena.
  10.  # 10

Apesar de nunca me terem falhado com as tubagens de gasolina e LHM, as molas das quartelas e as capas de borracha para os pedais dos meus citroën de estimação, não comercializam este tipo de manta. Já os tinha contactado.

Obrigado, ainda assim, pela dica.
  11.  # 11

A imperalum tem uma betominosa + cortiça
  12.  # 12

Obrigado pc ferreira.

No entanto as mantas Imperalum, nomeadamente a Imperacoustic, são mais vocacionadas para a inclusão em fase de construção, entre lages e betonilhas. Ainda que se pudesse adaptar à colocação imediatamente abaixo do flutuante, o seu preço é altamente proibitivo...
  13.  # 13

E depois de incontáveis telefonemas, e-mails e alguns contactos pessoais, consegui encontrar o que pretendia. O contacto foi feito "à moda antiga", ou seja, pelo amigo de um amigo de outro amigo.

Em Ovar existe uma empresa que fabrica derivados de cortiça e que tem precisamente o aglomerado de cortiça e borracha que pretendo colocar por baixo do meu pavimento flutuante.

Além de ter encontrado o artigo, ainda tive o bónus de ainda poder escolher a espessura exactamente de acordo com o que eu especificasse. No meu caso optei pelos 3mm que espero serem suficientes para dar ao pavimento flutuante uma acustica mais agradável que o habitual som oco. E qualquer redução adicional dos ruidos do andar inferior será igualmente bem-vinda...

Entretanto segunda-feira vou buscar o material e já coloco aqui algumas fotografias.

Obrigado mais uma vez a todos os que colaboraram.
    A.
  14.  # 14

O meu chão flutuante só tem a tela normal e não tem qualquer som oco. Digo isto apesar de também gostava de ter algo do género.
    • PASA
    • 28 julho 2012

# 15

duchene, porquê a opção por essa tela e não pelas convencionais? essa tem melhor desempenho térmico/acústico?
  15.  # 16

Valter, cada caso será um caso. O seu soalhoá ser de melhor qualidade, a casa ter mais elementos que absorvam o ruido ou inumeros outros factores. No meu estou apenas a criar as melhores condições para que o problema não se manifeste. Se nao resultar, não me repreenderei. Já se colocasse a vulgar espuma, e a coisa corresse mal, iria estar sempre a pensar que facilitei quando tive oportunidade de fazer as coisas bem feitas. Nao gosto de funcionar assim.

PASA, a escolha foi feita em primeiro lugar pelas características acústicas e em segundo lugar pelas características físicas e mecânicas. O conforto térmico, a acontecer será um bónus. Mas como habitarei o andar, conto com a convecção do calor produzido pelo vizinho de baixo a aquecer a sua casa, para meu beneficio. ;-)
  16.  # 17

Para não ficar o tópico incompleto, deixo-vos algumas fotografias da fase de instalação:

O duo dinâmico!
    O duo dinâmico!

Peça após peça o puzzle vai ficando completo...
    Peça após peça o puzzle vai ficando completo...

Pormenor técnico.
    Pormenor técnico.

A tela aprova a 100% e o instalador, que já tinha feito este trabalho com cortiça mas não com borracha+cortiça, apenas notou de diferente uma resistência maior ao deslizar das lâminas do pavimento aquando do assentamento final. Mas, por outro lado é muito mais estável do que a tela comum, permitindo passear à vontade por cima sem receio de rasgar ou deslocar a colocação da tela.

Da comparação que tenho com outros pavimentos instalados com tela normal, no meu as passadas são sentidas de forma mais sólida e notoriamente mais abafada. Não deixa de ser, obviamente, mais sonoro do que um piso de madeira maciça mas, cumpriu perfeitamente com as expectativas e ajuda a criar a sensação global de um pavimento de gama superior.

Em suma, recomendo vivamente, caso não se importem de investir um pouco mais nestes "pormaiores" e menos em sanitas de 500€. No meu caso foram 110m2 e 200€ muito bem gastos, que espero resistirem a umas quantas mudas de pavimento, que é como quem diz, a uns 30 a 45 anos de remodelações...
  17.  # 18

Deveria ter colocado a tela de cortiça perpendicular ao assentamento do flutuante.
    Anonimo110722.. conheço, é um aboa solução, mas face à realidade da construção portuguesa, normalmente existem soluções equivalentes mais baratas.
    • PASA
    • 5 agosto 2012

# 19

Colocado por: Pedro BarradasDeveria ter colocado a tela de cortiça perpendicular ao assentamento do flutuante.
    Anonimo110722.. conheço, é um aboa solução, mas face à realidade da construção portuguesa, normalmente existem soluções equivalentes mais baratas.

quais são, por favor diga.
    Obrigado.
  18.  # 20

PASA, muitas vezes colocar essas soluções para efectuar uma betonilha flutuante... em obra, acaba, por ser mais vantajoso a aplicação de uma manta acústica, para os ruidos de percurssão + uma betonilha leve com leca ou esferovite (cerca de 7 a 10cm), que garantirá o espaço pra a passagem de algumas instalações embebidas e o isolamento térmico, se necessário. A Massa das lajes de betão, entre pisos é normalmente suficiente para garantir o isolamento aos sons aéreos.

0.0210 seg. NEW