Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Em Fev. de 2007 vendi um apartamento por 90.000 €. Também em Abril de 2007, comprei outro por 90.000 €, tendo pago a totalidade. Declarei tudo no anexo G em 2008. Antes de comprar pedi um empréstimo para habitação de 30.000 € com o prazo de 20 anos, para amortizar uns créditos que tinha (automóvel e amortização do imóvel que vendi), para ficar só com um crédito. Tenho declarado às finanças o valor que o banco me envia sobre o empréstimo dos 30.000 € para efeitos de IRS. Pensava que estava tudo legal uma vez que declarei tudo e não obtive lucros na venda. Hoje (2012-07-25) recebi uma Demonstração de liquidação de IRS para pagar já com os devidos juros 12.148,003 €. Dirigi-me às finanças, apresentei o caso e não me souberam explicar bem, no entanto disseram- me para fazer uma Reclamação graciosa. Porque eu não tenho a quantia que me é pedida, foi-me dito que poderei pagar em 36 meses com juros. Agradeço que me ajudem com uma minuta para fazer a Reclamação Graciosa, por não ter a mais pequena idéia como começar.
    Cmpts
    João
  2.  # 2

    Colocado por: jamc.06declarei tudo e não obtive lucros na venda

    Por quanto é que comprou a casa antiga e em que ano?

    Para ter que pagar é porque para as finanças teve lucro da venda. Pode é ter reinvestido o lucro noutra casa mas continua a ter de pagar imposto sobre os lucros da venda. Infelizmente é assim.

    Mas 12.000 é alto.
    Tem os dados usados pelas finanças para apurar esse valor?
    As casas eram ambas para habitação própria e permanente? Mudou a sua residência oficial para a nova casa? Suspeito que não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamc.06
  3.  # 3

    Caro JAMC, os advogados existem precisamente para estes casos... Estamos a falar de € 12.000,00 e de juros moratórios a doer... Salvo o devido e merecido respeito se não tem ideia como começar acha que consegue fazer uma reclamação graciosa?

    Não existem minutas que lhe possam valer... Contacte um advogado e resolva a situação rápido...

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamc.06
    •  
      GF
    • 26 julho 2012

     # 4

    Colocado por: PiafinhoTem os dados usados pelas finanças para apurar esse valor?
    As casas eram ambas para habitação própria e permanente? Mudou a sua residência oficial para a nova casa? Suspeito que não

    Deve seguir as sugestões dadas, mas primeiro peça estes esclarecimentos às finanças (ou veja nos seus papeis).... e bem rápido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jamc.06
 
0.0111 seg. NEW