Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes caríssimos!

    Estou a construir uma churrasqueira com um amigo mas deparámo-nos com um problema que é precisamente a extração do fumo pela chaminé. No intuito de dar um toque de estética à coisa não sei se fizemos asneirada :-))... coloquei como chaminé um tubo em inox de 200 mm no centro da placa superior. Fizemos o teste ao queimar alguns jornais e o resultado foi o fumo a saír todo pela boca da churrasqueira. A churasqueira tem 80 cm de largura por 60 de profundidade e 80 de altura da boca.
    Agradeço qualquer ajuda no sentido de resolvermos o problema.
    Dispenso as críticas do tipo está mal feito e deita abaixo...

    Obrigado!
    Shrek
      480016_464586546899492_612152616_n.jpg
  2.  # 2

    Amigo pois está mal isso em cima a onde tem o tubo inox. porque o fumo bate na placa e saia pela frente pois, tem pouco espaço em cima amigo, tem que afunilar aos poucos para cima.

    isso tem 80 por 80 quadrado, em cima a onde tem o tubo tem que tirar a placa de cimento, e depois levar as duas paredes uma de cada lado tem 80cm ir indo para cima e fechar até ter 30cm depois por o tubo inox.

    e a parte da frente do churrasco de 80cm até cima fechar para os 30cm também, espero que entendam sim?

    Manuel dias

    construção Civil
    • shrek
    • 26 julho 2012 editado

     # 3

    Obrigado caro Manuel!
    E se eu colocase uma espécie de funil invertido por dentro da churrasqueira, feito por exemplo em chapa de zinco e aparafusado dos lados de forma a afunilar o teto para o tubo aí com uns 20 cm de altura, para não ter que picar a placa?
  3.  # 4

    Amigo desculpe mas tem que tirar a placa de cima de cimento, se não tirar vai ter sempre esse problema do fumo para baixo, tem que afunilar estreito para cima de um lado e outro e a frente do churrasco amigo.

    Faça em tijolo refletário próprio para a temperatura do calor sim? em chapa depois fica todo cheio de ondas e torto por causa do calor sim'

    boa noite
  4.  # 5

    Colocado por: mdiasAmigo desculpe mas tem que tirar a placa de cima de cimento,


    ok...mas a placa leva ferro e não me apetecia nada picá-la. Não há outra alternativa? Ninguém mais opina?
    cumps
  5.  # 6

    Bastava ir ao google ver "churrasqueiras"

    https://www.google.com/search?q=churrasqueiras&hl=pt-PT&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6p8RUN2rHdON4gS0yIHQCA&ved=0CEYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653

    Colocado por: shrekok...mas a placa leva ferro e não me apetecia nada picá-la.

    Em vez de picar, por usar uma picareta :-)))
    • kami
    • 26 julho 2012

     # 7

    Experimente fechar cerca de 20/30 cm (com um bocado de chapa provisório só para testar...) a boca da churrasqueira pela parte de cima... (pode ser que tenha sorte... e o fumo ao encontrar esses 20 cm de muro para vencer se encaminhe pela chaminé...) e uma girândola para aumentar a extração! Mas tenho sérias dúvidas que resulte...

    Cumps
    • shrek
    • 26 julho 2012 editado

     # 8

    ok! tenho que construir uma coifa e partir a placa! uma coifa com 30 cm basta ou é necessário mais altura?
    Obrigado :-(

    ps- fazer uma coifa em chapa e afixá-la no interior da churrasqueira tal como ela tá não vaid funcionar, certo?
      a.jpg
  6.  # 9

    Corte a placa e faça o funil como deve ser feito...não invente mais!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  7.  # 10

    Faça mas é um "papo de rola" e vai essa cheminé a levantar o churasco....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  8.  # 11

    Colocado por: ultrahipermegaFaça mas é um "papo de rola" e vai essa cheminé a levantar o churasco....


    o problema é fazer, não é assim tao facil!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  9.  # 12

    Experimente, apenas colocando um "avental" no topo frontal do lar do grill. Cerca de 15cm de altura, a ver se o fumo já enrola e sobe.
    1º , privisóriamente com um pedaço de madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
    • J.C
    • 27 julho 2012

     # 13

    Faça o trabalho como deve ser!
    Faz uma só vez e....Fica para muitos anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
      480016_464586546899492_612152616_n2.jpg
  10.  # 14

    boas
    pode fechar a frente ai uns 15cm.
    arredonde os cantos desde esses 15 para o centro, em todos os lados.
    para não destruir o feito faz por baixo.
    atenção ao material usado já que nesse funil de uma forma ou de outra vai fazer efeito de forno.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrek
  11.  # 15

    amigos,
    já corrigi o problema fazendo uma coifa em bloco e cimento. Já testei e está funcional.
    obrigado a todos!
    shrek
  12.  # 16

    boas
    uma quê?
    um abraço
    • J.C
    • 28 julho 2012

     # 17

    Colocado por: antonio almeidaboas
    uma quê?
    um abraço


    mais ou menos, isto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio almeida
      esta.jpg
    • jm68
    • 26 abril 2021 editado

     # 18

    Colocado por: J.CFaça o trabalho como deve ser!
    Faz uma só vez e....Fica para muitos anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:shrek
      480016_464586546899492_612152616_n2.jpg


    null

    Aproveitando esta conversa antiga...

    J.C neste croqui, parece-me que o que estava a sugerir, com aquela chapa na diagonal, seria uma espécie de pescoço de cavalo, é isso? Estou a supor que é um desenho em corte.
 
0.0233 seg. NEW