Alguém já trabalhou ou trabalha com este material? Sei que é utilizado na construção de estruturas, mas eu gostaria de o aplicar numa parede falsa e numas portadas interiores para umas janelas antigas. Pretendo saber qual o melhor acabamento e que tipo de ferragens poderão ser utilizadas para as portadas. Agradeço se puderem partilhar a vossa experiência com este material e sugerir os melhores métodos para a sua impermeabilização (que primários, tapa poros, vernizes, outros?). Será que as placas de OSB serão adequados para a construção das portadas? Terá o material um comportamento eficiente?
Utilizar para fazer uma parede falsa tudo bem, acabamento, podes passar um barramento que fica com um aspecto de parede de alvenaria.
Usar para portadas? Acho que não é a melhor utilização... É um muito bom material mas não é propriamente bonito, mas claro se for bem trabalhado pode-se fazer coisas engraçadas...
Tens varios tipos de OSB, 1, 2, 3, 4 e 5 pelo menos, em que quanto maior o numero mais hidrofugadas são, sendo que o 1 não tem qualquer protecção.
Em portugal o mais usual é o 3 para paredes interiores e o 4 para paredes exteriores, o 5 só em casos de estar praticamente em contacto com agua, quiosques de praia e coisas do género.
Julgo que não haja mal nenhum em usares um verniz, não só melhora o aspecto como aumenta a resistência a intempéries.
Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaM
Caro Morales, realmente a ideia era de lhe dar o mesmo acabamento que se dá a qualquer madeira. Escolher umas placas com pouco contraste de cor e utilizar um verniz incolor, deixando bem visíveis as características do aglomerado, como se vê nas fotografias do link que inseri. Não pretendo esconder essas características. Não sei é que espessura usar no caso de querer fazer portadas com este material... talvez uns 18 mm para uma placa OSB tipo 3?
No entanto, começo a acreditar que, por muito que a ideia me pareça diferente e original (e - principalmente - barata!!), acho que ao longo do tempo começará a cansar e a interferir com as outras madeiras usadas na casa (móveis, chão, etc...). Talvez o contraplacado marítimo com folha de madeira (carvalho, por exemplo) seja uma opção esteticamente menos agressiva e com o mesmo tipo de comportamento e resistência, não? Só que o m2 é o dobro do preço!!
Caro pc ferreira, obrigado pela dica, também vou explorar essa hipótese - contudo, o kerdi-board serve de base e tem de ser sempre revestido ou pintado, não é?
Por falar em OSB, há uma casa a ser ampliada (acrescentaram um 2º andar) na Ericeira. Aposto que o Trolha ia gostar (ou talvez não). A pala de ensoleiramento foi construída em betão, o tecto está feito com barrotes de madeira e com placas de OSB. Ah, as paredes exteriores são feitas com Ytong.
Se os termos não forem os correctos, dêem desconto que eu não percebe a ponta de um chavelho disto.
Eu coragem até tenho muita, garanto-lhe! Dinheiro é que não!!... e por isso as decisões têm de ser muito ponderadas!!! E este fórum, como fabuloso espaço de brainstorming, serve para isso mesmo não é? Ouvimos/lemos as várias sugestões e isso ajuda-nos a tomar a melhor decisão.
Se conhece o material, dê lá sugestões, s.f.f. Espessura? OSB 1, 2, 3 ou 4? Acabamentos? Ferragens?
Vá lá, sugestões úteis, s.f.f. Preciso de uma "tempestade de ideias" e não de uma "tempestade" apenas. (é que eu também não percebo "a ponta de um chavelho disto"!)
Por acaso procurava alguém que simplificasse as coisas...
Caro Trolha, agradeço que me mande um link com imagens de portadas interiores para janelas, com ferragens e cremones, só que usando OSB.
É que fazer uma parede com este material é facil... pois a parede não é movimentada diariamente. Quanto a esta construção não tenho dúvidas, será simples.
Não sei qual a extensão da sua experiência usando este material, mas alguma vez construiu móveis a partir dele? As técnicas de construção que fala, sem ferragens, não serão com certeza para aplicar nas portadas que refiro.
A todos os participantes que percebam como se comportam as placas de OSB, agradeço que me orientem na escolha do tipo de ferragens a usar para as portadas e qual a melhor espessura do material para este efeito? Obrigado!
<<< "“Oriented-strand board is just such a gorgeous product,” TorZo’s Chris Coduto says, “but if you want to rout an edge in it for a countertop, it tends to splinter.” TorZo’s solution is to place the structural panels in a heated vacuum, “polymerizing” the material so that it’s firmer than a tropical hardwood. The result, named Orient, comes in four hues and can be shaped into OSB countertops, cabinet fronts, wainscoting or flooring. Installers fasten it with a two-part Corian adhesive (or just wood glue), then seal it with a clear coat. This process takes a basic building product and redefines its purpose." >>>
>>> "It takes 30% thicker OSB to equal the impact resistance of plywood." <<<
"A engenharia do OSB foi concebida para oferecer uma resistência mecânica superior, maior versatilidade de uso, grande durabilidade e uma inquestionável trabalhabilidade. O OSB é trabalhado como qualquer outro tipo de madeira: é fácil de manusear e não exigem tratamentos especiais, somente os cuidados exigidos por outros painéis de madeira. Além disso, apresenta bom desempenho na maioria das aplicações nas quais se usam os compensados de madeira. O OSB torna-se uma escolha obrigatória em grande quantidade de aplicações, pela série de vantagens que oferece:
- Sem espaços vazios em seu interior; - Sem problemas de nós soltos; - Sem problemas de laminação; - Qualidade consistente e uniforme; - Espessura perfeitamente calibrada (menos perdas); - Resistência a impactos; - Excelentes propriedades de isolamento termo-acústico; - Preço competitivo; - Estabilidade de oferta durante todo o ano."
"Espessura: As placas usadas no revestimento de paredes e de coberturas possuem uma espessura de 11 mm. Placas com 18 mm de espessura são aplicadas nos pisos. No entanto, conforme as exigências da aplicação, poderão ser usadas placas cujas espessuras variam desde os 6 mm aos 22 mm.
Juntas de Expansão: Prevendo possíveis movimentos, as placas adjacentes deverão ser aplicadas com um intervalo de 3 mm entre elas.
Fixação Mecânica: As placas poderão ser aparafusadas ou pregadas até uma distância máxima de 6 mm da extremidade sem risco de rachar ou fender. Para aplicações estruturais o ideal será aplicar os parafusos ou pregos a uma distância máxima de 10 mm.
Colagem: As placas poderão ser coladas com qualquer cola normalmente usada para madeira. Para fixações fortes recomenda-se o lixar levemente as superfícies a colar."