Iniciar sessão ou registar-se
    • lgl
    • 27 julho 2012 editado

# 1

Boas,

Vivo no último andar do meu prédio (11 andares) e os meus vizinhos de baixo queixam-se de infiltrações quando chove muito.
    Pessoalmente também me queixo de alguma infiltração numa das divisões mas na outra divisão da mesma fachada está tudo óptimo, o que não me faz compreender a queixa dos vizinhos pois coincide com a divisão onde não infiltra nada.
    Em todo o caso estão a insistir há um ano que o problema se resolve com a instalação de uma caleira no telhado, na parte que me compete, visto o vizinho do lado ter e ninguém se queixar daquele lado.
    Tenho algumas dúvidas em relação a isso:

1 - A instalação de uma caleira resolve mesmo o problema?
    2 - Que material devo pedir a caleira para ter a certeza que é de qualidade?
    3 - Sai muito caro tendo em conta a mão-de-obra e de ser um 11º andar?
    4 - A instalação da caleira é toda ela feita fora das divisões da casa? No caso do meu vizinho ele tem um tubo enorme dentro de casa só que além de ser feio no meu caso está-se a falar de 2 quartos (no caso dele é uma sala), logo recuso-me a fazer a obra se tiverem de ser também nas divisões.
    5 - Estas caleiras requerem manutenção para não se entupirem? Li que em alguns tipos de caleira há o risco de haverem ninhos. De momento tenho ninhos por cima da minha janela pelo que poderá ser um risco real.

Agradeço muito a quem me possa ajudar a responder a estas questões. Procurei e li vários tópicos mas não consegui encontrar respostas a estas questões, neste contexto.
    Obrigada.
  1.  # 2

Bom dia

antes demais não é você que tem de fazer essa obra... isso é uma zona comum.... é a assembleia de condóminos que tem de fazer...

de resto só vendo no local... mas o prédio não tem caleiras de origem???? depois também não percebi isso de passar por dentro da casa... as caleiras e tubo de queda andam pelo exterior... salvo casos em que foram embutidos na construção do edifício.

cumps
    • lgl
    • 27 julho 2012

# 3

Colocado por: costa3333Bom dia

antes demais não é você que tem de fazer essa obra... isso é uma zona comum.... é a assembleia de condóminos que tem de fazer...

de resto só vendo no local... mas o prédio não tem caleiras de origem???? depois também não percebi isso de passar por dentro da casa... as caleiras e tubo de queda andam pelo exterior... salvo casos em que foram embutidos na construção do edifício.

cumps

Peço desculpa, esqueci de referir que estas duas divisões eram um terraço que se fechou há coisa de 15 anos. Logo o telhado veio dessa obra e não ficou com caleira. O mesmo para o vizinho do lado só que ele fechou e fez uma sala (eu fiz 2 quartos).
    Não percebi porque tem o meu vizinho do lado o tubo na sala mas sei que é por causa do sistema de escoamento que montou. Mas se diz que não é necessário fazer obras no interior então menos mal.
  2.  # 4

Colocado por: lglque se fechou há coisa de 15 anos

presume-se que foi feita sem projecto e licença.....

Colocado por: lglLogo o telhado veio dessa obra e não ficou com caleira

mais um erro...

Colocado por: lglMas se diz que não é necessário fazer obras no interior então menos mal.

tenha cuidado que eu não disse isso... e perante o que você disse atrás que isso foi feito posteriormente à 15 anos, então é que não lhe digo mesmo nada... pois isso só vendo no local... pois essa obra que fizeram, tanto você como o seu vizinho.... não estava prevista... então foi a lei do desenrasque aquando da construção...

por norma estas situações acabam sempre nisto.... infiltrações....

o ideal é chamar aí alguém para instalar as ditas caleiras e depois tenatr minimizar os estragos...

cumps
    • lgl
    • 29 julho 2012

# 5

Agradeço a resposta.
    Irei contactar empresas esta semana para pedir orçamentos.

Entretanto gostaria de saber o que pedir exactamente.
    Para isso é importante perceber que tipo de materiais são bons para caleiras em prédios urbanos (11 andares) e que tipo de manutenção é necessária.
    Por exemplo, devo preocupar-me com a forma/formato da caleira por forma a que esta não seja um "chamariz" de ninhos de pássaros?

Obrigada.
  3.  # 6

Só vendo mesmo no local.

As infiltrações podem vir do telhado, como das paredes exteriores.

Quando pedir orçamento explique exatamente o que se passa, para lhe proporem a solução mais adequada.

Quem orçamentar tem que lha assegurar que não tem mais infiltrações, pelo menos durante os 5 anos da garantia.

Não peça a quem orçamentar nada específico, pois se não resultar a culpa será sempre sua.
    • lgl
    • 13 agosto 2012

# 7

Bem, a solução proposta consiste numa caleira própria (porque tenho uma caixa de estores que não deixa espaço para uma caleira normal) e dois tubos de fuga (porque não quero obras no interior e, segundo o orçamento, fica 50% mais cara a obra).
    Foi-me dito logo que isto não resolve o problema de infiltração pois este se deve a um mau isolamento numa das paredes exteriores.

A ideia era "resolver" o problema aos vizinhos de baixo se não fosse muito caro mas até isso o empreiteiro duvida que resolva pois provavelmente é também um problema de isolamento.
    Como o orçamento acabou por ser bastante mais caro do que previa vou deixar tudo na mesma, é quase o dobro do que previa com a solução dos tubos de fuga e o triplo com a solução que involve obras no interior.
    Se ao menos o meu problema de infiltrações ficasse solucionado eu ainda ponderava mas assim não. Além do mais em 15 anos só agora têm infiltrações (coincidentemente no ano em que fecharam a marquise deles), certamente não será um problema só do meu telhado.
    Outro problema que encontrei foi a obra levar 3 semanas (incluindo os 7 dias necessários para a consignação), também não contava com esse tempo todo para instalar 6m de caleira e 2x1,5m de tubos.
    Muita ingenuidade da minha parte mas agora já sei que é obra demorada.

Obrigada a todos pelas respostas.

0.0131 seg. NEW