Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos do forum

Tenho em mãos uma dúvida sobre o funcionamento de aspersores de rega.
    Bem a dúvida não tem a ver estritamente com o funcionamento, isso é fácil, tem mais a ver com as taxas de precipitação.

Numa área rectangular onde temos por exemplo 5 aspersores em linha, sendo que 2 deles (os dos cantos) fazem movimento de 90º e 3 deles (os do meios) fazem 180º, se dividirmos o relvado em 4 quadrados, isto é, 1º quadrado entre o 1º e o 2º aspersores, e assim até ao 4º quadrado entre o 4º e o 5º aspersores, estes 2 quadrados que disse irão receber muito mais água que os dois quadrados centrais, eu até fiz um pequeno diagrama para ilustrar aquilo que disse.

rega

O que se pode fazer nestes casos para a rega ser uniforme?
    A primeira solução que me ocorreu foi nos 3 aspersores do meio, ou apenas no aspersor do meio, substituir os bicos por uns com maior caudal, contudo esta solução de substituir os bicos para caudal superior faz com que o raio desses mesmos bicos sejam maiores, mesmo dando para fazer ajustes no raio que o jacto da água faz nunca fica igual ao raio de bicos com menor caudal.

A segunda solução que me ocorreu foi pensar nestes 5 aspersores como 2 sectores, e 1 sector ficaria com os aspersores dos cantos e o outro sector ficaria com os aspersores do meio.
    Mas mesmo nesta solução iria sempre regar mais o quadrado 1 e 4, do que o 2 e 3...

Existe mesmo alguma solução que seja tida em conta quando os profissionais estão a elaborar os sistemas de rega?
  2.  # 2

Não sou um "expert" na materia, mas na minha opinião a localização dos aspersores não estão bem localizados para a área a regar.

Eu próprio estou a estudar a instalação de um sistema cá para casa, e estou a utilizar um planeador de rega.

Este da Gardena - http://www.gardena.com/pt/support/planners-and-guides/sprinkler-planner/

A Rain Bird também tem um pdf que explica como fazer um plano de irrigação.

Espero ter ajudado.
    Cumprimentos.
  3.  # 3

Deveria ter um a implantação de aspersores e/ ou pulverizadores, dentro deste esquema (3 x 180º + 2x90º).
    Deveria ter colocado uma medidas... Mas esse seu esquema está mal "bolado".

O que está a regar? relva? Não se esqueça que o alcance dos aspersores/ pulverizadores é influênciado pelo vento e variaçãoes de pressão e caudal. deve sempre sobrepor as areas de rega de cada aspersor.
      regacs_Pb.jpg
  4.  # 4

Boas, ando também a fazer o estudo para montar o sistema de rega lá de casa, também fui à página da gardena e neste momento já tenho ideia do que vou nececitar, e em relação aos aspersores/turbinas da Gardena são muito bons e já me desenrascava com cerca de 11 mas fica um bocado caro, por acas alguém conhece outras marcas mais económicas, e lojas virtuais?
    Obrigado e cumprimentos
  5.  # 5

Topo de gama, mais barato que a GARDENA (não é material profissional, é giro, é boa, mas muito cara - é material para soluções residênciais...) tem a RAINBIRD e a HUNTER.

Pode adquirir aqui:
    http://www.cudell.pt/pt/ ( estes fornecem o projecto da rega se adquirir lá o material)
    ou
    na CEPEX, veja aqui a tabela de preços:
    http://www.cepex.com/download/catalogues/Cepex%202011%20Irrigation%20Pricelist%20PT.pdf

ainda existe material Israelita... mais económico e durável, não é mau... ( não me lembro das marcas) é utilizado mais pelos Agricultores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniel
  6.  # 6

Se calhar não me exprimi bem quanto à dúvida que tinha.

Sr. Pedro Barradas, mesmo no seu desenho, os cantos recebem mais água do que no centro, isto porque, apesar de o desenho estar diferente, acontece a mesma situação.

Eu sei que os desenho de rega deverão ser em quadrado, rectangulo ou triangulo, isso não é a questão.
    Porém mesmo nesse tipo de esquema se não se adaptar os aspersores centrais as partes de relva laterais irão sempre receber mais água, porque enquanto os centrais para regar a secção que lhes pertence tem de fazer 2x90º, os laterais só tem de fazer 1x90º, sendo que a segunda vez que fazem os 90º estão já a fazer a "segunda passagem".

Contudo fiz na mesma outro esquema com os aspersores dispostos em quadrado para verem o que digo.

Também não sou nenhum expert em rega mas creio que a solução possa passar mesmo pela mudança dos bicos dos aspersores centrais, sendo que esses bicos dos aspersores centrais debitassem mais água do que os bicos montados nos aspersores laterais.
      rega1.jpg
  7.  # 7

Vai ter sempre áreas com mais agua, devido à sobreposição. Isso é inevitável. como lhe disse, no dimensionamento terá de haver sobreposição, senão haverá zonas sem rega suficiente.

Os aspersores, não devem ser colocados pelo seu alcance máximo. qq aspersor bom, permite regular o alcance e o débito. existem aspersores programáveis ( permitindo regular o raio de acção)
    No seu caso nas faces menores, poderia ver se dá para colocar um aspersor a meio, de 180º. Em vez dos 2x 90º. Esse seu esquema peca por eventualmente haver zonas no centro sem receber água.

Faça o desenho desenhando efectivamente a alcance que os aspersores vão ter. Vê logo os problemas.
    Senão contacte a CUDELL, para eles lhe acessorarem na optimização do seu sistema de rega.

PS: os "desenhos de rega", podem ter qualquer geometria...
  8.  # 8

Neste esquema creio que não haverá espaço que ficaram por regar.
    Todos os 10m x 40m recebem àgua.
    Os aspersores seriam com alcançe entre os 9,5m e os 9,75m.

Por ventura, poderá ser optimizado, talvez com uma construção triangular, de modo a que seja necessário menos aspersores.

Em termos de desenho, e consultando todas as ferramentas que já consultei, RainBird, Hunter, Gardena, Gustavo Cudell (que utiliza os desenhos da Hunter), creio que esteja correctamente feito.

Até é no próprio sistema da Gustavo Cudell que menciona este facto das partes laterais sofrerem mais deposição de água que as partes centrais, e para isso eles referem a mudança de bicos nos aspersores centrais para bicos com maior caudal (orificio mais largo) contudo esta mudança também vai fazer com que o alcance do mesmo seja maior, porque os bicos mais largos tem maior alcançe que os mais estreitos.
  9.  # 9

Alguém me pode dizer então se é mesmo com a troca dos bicos nos aspersores centrais que se pode resolver este problema?

Eu já comprei os aspersores:

Hunter PGP-ADJ cada por 9,65€, bom preço?

Agora queria era saber mesmo esta questão para fazer a colocação / instalação dos mesmos e assim dar por terminada esta discussão :).

Abraço
  10.  # 10

Colocado por: lfvmagalhaesAlguém me pode dizer então se é mesmo com a troca dos bicos nos aspersores centrais que se pode resolver este problema?

Eu já comprei os aspersores:

Hunter PGP-ADJ cada por 9,65€, bom preço?

Agora queria era saber mesmo esta questão para fazer a colocação / instalação dos mesmos e assim dar por terminada esta discussão :).

Abraço

sim a solução para esse "problema" é trocar os bicos de maneira a tentar obter a mesma irrigação! depois pode ainda regular o alcance nos bicos com maior caudal!
  11.  # 11

Então, dito e feito.

Pelos downloads que fiz dos produtos HUNTER, nomeadamente este aspersor, PGP-ADJ, tem uma vasta e ampla quantidade de bicos, se não me engano ao todos são praí 16 bicos.

Alguma coisa nesse aspecto eu saberia que havia de ser feito, e agradeço a ajuda de todos os intervenientes.

0.0186 seg. NEW