Iniciar sessão ou registar-se
    • dedao
    • 29 julho 2012 editado

# 1

Boa tarde,

A minha bomba da rega tem uma pressão máxima de 46m.c.a. dito isto para que pressão devo regular o pressostato?
    É que não quero que ela esteja sempre a parar e a arrancar quando esta a regar. se eu por acaso regular a pressão para mais que 46mca a bomba nunca para de trabalhar se o presostato nao a parar? isto não deve fazer la muito bem certo?

Cumprimentos
  1.  # 2

Colocado por: dedaoA minha bomba da rega tem uma pressão máxima de 46m.c.a. dito isto para que pressão devo regular o pressostato?
    É que não quero que ela esteja sempre a parar e a arrancar quando esta a regar. se eu por acaso regular a pressão para mais que 46mca a bomba nunca para de trabalhar se o presostato nao a parar? isto não deve fazer la muito bem certo

O pressostato regula o diferencial entre a pressão máxima e a minima de arranque, consegue regular através de uma porca de aperto com mola incorporada no pressostato.

Pelo que refere parece-me que o problema do arrancar e parar constantemente deve-se á falta de ar no hidropressor (balão) pelo que através de uma bomba manual deve introduzir ar no balão para que seja reposta esta anomalia.

Cumps
  2.  # 3

Obrigado pela resposta. mas o problema nao e esse. O diferencial de pressao está razoavel, ha uma diferença de cerca de 1.5bar entre a paragem e o arranque. ela agora desliga perto dos 4.6bar. gostava de saber o que acontece se eu aumentar essa pressao para acima dos 4.6bar dado que a bomba nunca os alcança. se o pressostato por exemplo so a desligar nos 5bar e a bomba nunca os atinge o que acontece? :D

em certas linhas de agua da rega, como tenho poucos aspersores, a pressao começa a aumentar e o pressostato desliga a bomba. Sabendo que o numero de ciclos de arranque e paragem da bomba limita o seu tempo de vida, gostaria que a bomba conseguisses estar sempre ligada quando esta a regar.

Cumprimentos
  3.  # 4

Colocado por: dedaoA minha bomba da rega tem uma pressão máxima de 46m.c.a.

isto é a capacidade MAXIMA de compressão (ou altura de impulsão conforme o caso) da bomba.

Colocado por: dedaodito isto para que pressão devo regular o pressostato?

para a pressão de serviço do sistema á qual vai ser ligada,

é somente para rega ou é também para abastecimento domestico?
    tem "balão"?
  4.  # 5

foto do balao+bomba+pressostato nao vale a pena :P penso que todos tao a ver o filme (espero hehe)
    agua apenas para a rega.

A pressão de serviço depende de que zona ta a regar... não e sempre a mesma :S
  5.  # 6

as bombas exclusivamente de rega são de debito constante, não usam balão nem pressotacto,
    • dato
    • 29 julho 2012

# 7

Colocado por: jorgealvesas bombas exclusivamente de rega são de debito constante, não usam balão nem pressotacto,

nao sou entendido na matéria, mas faz todo o sentido que assim seja.
    como a saida dos aspersores é mt pequena a pressão facilmente sobe e para o motor
  6.  # 8

Boas,

Se dizes que a bomba dá arranques deve ser falta de ar.. Se não é falta de ar, o diferencial entre ligar e desligar de cerca de 1.5bar, chega perfeitamente.
    No que diz respeito ao sistema de rega, se dizes que nao tem débito suficiente para a bomba entao tem mesmo que usar o balao. Se a bomba nunca atinge 5bar, nao convem colocar o pressostato nos 5 bar, pois assim é certo que a bomba nunca vai desligar mesmo com as torneiras desligadas..

Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  7.  # 9

Boas,
    reaper era mesmo isso que queria confirmar. bem aquilo ta no limite dos 4.6bar que e o maximo que a bomba dá e ela desliga mesmo nesse ponto. obrigado pelas respostas :)

Cumprimentos
  8.  # 10

Se o que dá a pressão à água é a autoclave, a pressão medida pelo pressostato não deverá ser a que está na autoclave? Neste caso a pressão tem de ser regulada conforme os indicadores do fabricante da autoclave, ou estou a dizer alguma barbaridade?

Por exemplo, se tem uma autoclave com pressão máxima de 8bar e se regular o pressostato para parar aos 4,6 bar, a pressão da bomba nada vai ter a ver com a da autoclave, enquanto a autoclave não atingir aquela pressão, a bomba não pára, independentemente da pressão que a bomba faz ao bombear a água. Quando a rega começar, a bomba só vai ligar novamente quando a pressão da autoclave chegar aos 3,1 (1,5bar de diferencial) e vai parar qdo a autoclave voltar a ter 4,6.

A bomba não convém ligar/desligar muitas vezes seguidas, mas normalmente estes valores são determinados pelo fabricante da bomba, e tem um nº máximo por hora, e os valores diferem, caso sejam arranques manuais ou por impedância. No seu caso tem de ver quantas vezes a bomba liga/desliga durante o tempo da rega, e verificar se está dentro dos parâmetros normais, caso contrário tem de ajustar, ou a pressão diferencial, ou o tempo de rega.
  9.  # 11

mas por sua vez o que da pressao ao autoclave é a bomba. o balao penso que tem apenas um valor maximo de pressao (digo eu).

Pois esses ciclos on/off ja vi em outras bombas por acaso, na bomba do furo penso que seja de 20 por hora. mas na do deposito, que é a de que tamos a falar, ja não sei.
    Agora com o pressostato no limite a bomba ja se mantem estável durante as 3.5h de rega completa.

ja agora ha algum limite de horas de trabalho maximo da bomba? tenho dir a procura do manual dela.
  10.  # 12

É possível uma bomba extrair menos água quanto mais próximo do fundo estiver? por exemplo, aos 70 mts tirar menos do que aos 60mts.
  11.  # 13

Colocado por: pedro.peixotoÉ possível uma bomba extrair menos água quanto mais próximo do fundo estiver?

em teoria, sim,

porque todas as bombas teêm uma curva característica de caudal\pressaõ e é calculada para a ficar na zona mais favorável dessa curva, qualquer alteração vai ter reflexo no caudal\pressão, e se por exemplo for usada um bomba com uma curva de pressão muito alta, ao ser colocada numa posição mais "folgada" vai debitar menos e até consumir mais.
    • dato
    • 3 agosto 2012

# 14

qt mais profundidade maior será o esforço da bomba para tirar a água, é normal que possa perder pressão
  12.  # 15

Colocado por: TROLHA...bombas com pressostato é algo obsoleto neste momento!!

Sim? Mas para que preço? E de que falamos?

Sistema com conversor (inverter) e "transdutor" de pressão, em que este ultimo custa mais que alguns grupos hidropressores completos?

Se está a falar de uns aparelhos pequenos, que substituem a hidrosfera e pressostato, bem, continuamos a falar de pressostatos.

Se é de outra coisa então que tal uma foto? :))
    Concordam com este comentário: Jancido
  13.  # 16

se não estou em erro o homem fala de bombas de velocidade variavel!
  14.  # 17

Tenho que comprar uma bomba de água (submersa) e um balão de pressão.

Como sou leigo na matéria, tenho umas questões que gostaria que me ajudasses, nomeadamente:

BOMBA
    - Existem várias marcas de bombas?
    - Que preços costumam custar essas bombas
    - Recomendam algumas?

BALÃO
    - Existem vários tamanhos de balões. Se sim qual o tamanho que recomendam para uma habitação de 4 pessoas?
    - qual a diferencia entre uma balão pequeno e um balão grande? por exemplo, diferente pressão?
    - Um balão pode ser feito por um habilidoso em inox?
    - Que preços costuma custar o balão
    - Recomendam algum?

Ultima questão: A bomba liga sempre que se ligue a água dentro de casa ou somente quando acaba a água do balão?

Agradeço resposta urgente dos entendidos, por favor.

Desde já os meus agradecimentos.

Vitor Alves
  15.  # 18

Colocado por: TROLHA...
    boas tem estas....Grundfos...Wilo

os que eu uso são da....Pneumatex

se procura qualidade e durabilidade é isto!!

e preços. tem?
  16.  # 19

penso que a Wilo tem desses da pneumatex pelo menos são iguais!!

0.0198 seg. NEW