Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas venho aqui deixar uma opinião sobre as diferenças existentes nas varias entidades bancarias,tendo perdido um familiar em abril deste ano e estando a tratar do processo com 3 entidades bancarias ,millenium,bpi ,montepio .
    millenium ,bpi em cerca de 5 semanas tinha o processo resolvido, montepio geral já passaram 3 meses e sendo a conta o mais simples possivel ,sem dividas , estão ainda com a treta que está no departamento juridico ,tendo passado tanto tempo mais do que o expectável vou apresentar queixa no banco ,é o portugal que temos !!
  2.  # 2

nao percebi nada......
  3.  # 3

Boas,
    Um familiar faleceu a pouco tempo, antes de ter a certidão de óbito a mãe dele foi ao montepio e fez um estrato da conta conjunta com a namorada.O que não o podia fazer sem autorização da mulher com quem vivia.

Montepio Subiu o Spread a um familiar por ter dito era incomprimento o que é mentira pois tiraram no mesmo dia dinheiro noutra conta.

No meu caso andei a ver de credito habitação, no montepio parecia uma novela, disseram não faziam credito habitação depois disseram faziam, mandei um pedido de informações para montepio onde disseram que estavam a fazer credito e para mudar de agencia.
    Foi o que fui fazer mudar de agencia, a referida agencia montepio ligou-me a dizer não tinham dito que não faziam credito.Sedo assim fui lá novamente e disseram que não faziam simulação nem credito habitação.

O montepio anda a brincar com os clientes.
  4.  # 4

agora ainda fiquei mais confuso....acho que vai ai uma grande mistura de assuntos diferentes, que sem explicar melhor ninguem o vai entender e por sua vez ninguem o ajuda.....
    • Gex
    • 30 julho 2012

# 5

Com o primeiro post fiquei com a ideia que o problema era o montepio estar a demorar mais do dobro do tempo a fazer a mesma coisa que outros bancos, mas agora com este último não percebi nada também...

O melhor é escrever uma carta à direcção do montepio a explicar a situação. Já tive um problema com o santander e escrevi uma carta à direcção e resolveram logo a questão.
    Concordam com este comentário: P. Lima
  5.  # 6

.
    Concordam com este comentário: mog
  6.  # 7

boas para os que não chegaram lá,aqui vai ; normalmente quando um titular de uma conta bancaria falece essa mesma conta é bloqueada por algum tempo... tempo esse que no montepio geral já vai em mais de 3 meses . tendo sido seguido os procedimentos normais que foram seguidos nas outras entidades bancarias e dificil de perceber ou lamentar tanta incompetência , espero ter sido explícito !!!
    • eu
    • 30 julho 2012

# 8

Colocado por: P. Limaboas para os que não chegaram lá,aqui vai ; normalmente quando um titular de uma conta bancaria falece essa mesma conta é bloqueada por algum tempo... tempo esse que no montepio geral já vai em mais de 3 meses . tendo sido seguido os procedimentos normais que foram seguidos nas outras entidades bancarias e dificil de perceber ou lamentar tanta incompetência , espero ter sido explícito !!!

Devia ter dito isto logo na primeira mensagem.
  7.  # 9

Mas já agora, apenas por curiosidade. Qual a razão da demora? Qual o motivo que eles alegam para ainda nao ter encerrado o processo?
    Até se pode dar o caso de os outros bancos terem agido de animo leve, ou de a questão ser diferente.

Por exemplo imagino que seja mais fácil encerrar uma simples conta a ordem do que uma conta onde esteja associado um crédito habitação, débitos directos, contas de títulos, etc.
    •  
      GF
    • 30 julho 2012

# 10

Informação do banco de Portugal:

Contas de titulares falecidos

O falecimento de um titular de uma conta de depósito deve ser prontamente comunicado à instituição de crédito onde está sedeada a conta. Os herdeiros poderão ter acesso à referida conta desde que comprovem a sua qualidade junto da instituição de crédito, que indicará quais os documentos a ser apresentados para o efeito (por exemplo, certidões de óbito e de habilitação de herdeiros, etc.).

As instituições de crédito que, por qualquer forma, obtenham conhecimento do falecimento de um titular de conta de depósito, estão obrigadas a não autorizar o levantamento de quaisquer depósitos, sem que os herdeiros demonstrem, pelos meios legalmente fixados, que se encontra pago o imposto do selo relativo à transmissão desses depósitos, ou, caso se verifique a isenção deste imposto, que se encontra cumprida a obrigação de declaração da transmissão junto do serviço de finanças competente (Artigo 63.º - A do Código do Imposto do Selo).

Estes procedimentos, a decorrer obrigatoriamente perante entidades terceiras, poderão implicar uma maior demora na disponibilização dos bens transmitidos por parte das instituições de crédito.

Foi feita habilitação de herdeiros?
    Está pago o imposto de selo?
  8.  # 11

está tudo tratado , foi feita a habilitação de herdeiros ,o imposto está pago , foi entregue um documento assinado pelos herdeiros em como a conta iria permanecer no montepio geral ,não sei até que ponto podem exigir esse documento ,resumindo é incompetência , talvez se fosse um cliente importante €€€€ já tive-se o problema resolvido !!
  9.  # 12

Estes procedimentos, a decorrer obrigatoriamente perante entidades terceiras, poderão implicar uma maior demora na disponibilização dos bens transmitidos por parte das instituições de crédito.

isto para mim é tretas,imaginem aqueles velhotes que não conhecem a burocracia que vão ter pela frente,esperam 6 meses no minimo !!
    •  
      GF
    • 30 julho 2012

# 13

Se as formalidades estão cumpridas, livro de reclamações já, e queixa no portal do banco de portugal aqui: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/Formulariodenovareclamacao.aspx
    Concordam com este comentário: P. Lima
  10.  # 14

já tinha pensado nisso ,estava a tentar esperar mais um pouco mas já excedi a minha paciência,acabei de apresentar a reclamação no Portal Banco Portugal , e a amanha vai ser na sede do banco pedindo o livro de reclamações , quando são situações contrarias em que são eles os prejudicados não são tão vagarosos !!
  11.  # 15

Já tive bastantes problemas com o Montepio, que me levaram a retirar todo o meu dinheiro e transferi-lo para outro banco.
    Como deixei a conta com um valor residual, o MG começou a debitar valores de despesa por ter o saldo baixo.

Quando me dirigi ao banco para cancelar a conta colocaram-me muitos problemas. Queriam todos os cartões de débito e cheques que não tinha utilizado. Recolhi tudo, excepto dois cheques que tinha inutilizado por ter-me enganado a endossar e voltei ao banco.
    Não aceitaram, a funcionária com uma arrogância de fazer perder a paciência, queria que fosse à Policia, efectuar uma participação de extravio de cheques e no gozo disse-me que iria pagar na Policia por esta participação cerca de 10 euros.
    Neguei-me a fazer o que pedia e disse-lhe que iria participar esta ocorrência ao Banco de Portugal. Resposta “não adianta porque nós (Montepio) seguimos simplesmente as directrizes do Banco de Portugal”.

Não liguei e fiz a participação ao BP. Resultou, passada uma semana a funcionária “gozona” telefonou-me muito mansinha e simpática a pedir para passar no Banco porque tinha recebido instruções da sede do Montepio de Lisboa, para imediatamente proceder ao cancelamento da conta sem a apresentação dos dois cheques que faltavam por parte do cliente.

Claro que não ia faltar ao trabalho para passar no Banco, aguardei uma deslocação em serviço para perto da dependência do MG (Portagem Coimbra) para o fazer.
    O engraçado é que enquanto não fui ao banco, ela ligou-me várias vezes quase a implorar para eu passar no balcão (cabra??). deviam estar a apertar-lhe os calos.

Já lá fui e consegui cancelar a conta.

Este foi um dos problemas, pois existiram outros que me fizeram como referi, retirar todo o meu dinheiro.

É um banco muito burocrático, para mim nunca mais…
    •  
      imbs
    • 30 julho 2012

# 16

Já eu não tenho nada a apontar. O meu balcão tem um atendimento 5* e nunca tive qualquer tipo de problema.

Os bancos/empresas/etc são feitos de pessoas. As pessoas são muito diferentes!
    Concordam com este comentário: A. Madeira, aeglos, carlosj39, Picareta, angelaval
  12.  # 17

e verdade que as empresas são feita de pessoas ,algumas excelentes, mas essa mesmas empresas tem falhas que as pessoas não conseguem colmatar !!
  13.  # 18

e muitas vezes a culpa nem é de quem da a cara! é muito complicado gerir relações Direcção/front office /cliente....

essa é uma pratica muito comum, exigir uma data de coisas na expectativa de desmotivar o cliente a encerrar a conta......mas é uma pratica que é EXIGIDA, por quem manda......mas quem manda nao dá a cara! e depois quando a coisa corre mal quem mandou....é quem vem perguntar porque é que nao se fez o que o cliente pediu......

é muito facil falar quando nao se está por dentro...... para o cliente isto é peantus e nao tem nada a ver com isso.... mas para quem está ao balcao é muito complicado gerir estas coisas!
  14.  # 19

e aposto que nao lhe encerraram a conta enquanto nao pos a conta a zeros, ou seja teve que creditar dinheiro por juros devedores que cairam na conta por atrasos no encerramento da mesma...por parte do banco....

sao muito espertinhos....e normalmente comem os clientes mais distraidos....
  15.  # 20

Colocado por: moealmasQueriam todos os cartões de débito e cheques que não tinha utilizado.

Todos os bancos exigem isto...pelo menos todos onde já cancelei contas.

0.0212 seg. NEW