Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Amigos, preciso da vossa ajuda para tentar perceber se devo adquirir uma máquina de roupa nova ou se é algo simples p reparação.

A minha roupa depois de lavada sai da máquina com uma espécie de flocos/manhas escuras, não tinge a roupa mas parece que a roupa sai mais suja do que quando a ponho a lavar. o compartimento onde se põe os detergentes esta limpa.....

Não sei o que poderá ser... e isto de lavar na maquina para depois lavar a mão não está com nada.
    Agradecida
  2.  # 2

Boas,

Isso não será fungos? Costuma usar detergente líquido? Alguma vez desinfetou a máquina, ou seja fez um ciclo em vazio com lixívia diluída?

Se é o seu caso, já sabe qual é a solução. Parece que os det. líquidos não têm uma componente desinfetante presente nos det. em pó.

Cump.
    • eu
    • 30 julho 2012

# 3

Quase de certeza que são fungos, presentes nas gavetas e circuitos do detergente e amaciador.
  3.  # 4

É difícil de encontrar, mas tente comprar Tratax ( http://www.facebook.com/pages/Tratax-Limpa-M%C3%A1quinas-Brisa-do-Vale-Lda/344640192226429) , faça um programa a 90º e depois conte o resultado, entretanto e com jeitinho retire a gaveta do detergente e lave-a bem... Vai ter uma agradável surpresa quando a retirar.

Alexandre
  4.  # 5

Colocado por: Erdnaxelaentretanto e com jeitinho retire a gaveta do detergente e lave-a bem

E já agora os filtros.. esses são à saída para o esgoto, mas podem (e acumulam) muita coisa.
    Não é má ideia, preventivamente, fazer uma lavagem às máquinas regularmente. Eu pessoalmente tento fazer de 3 em 3 meses, mas as vezes é mais de 6 em 6 :)

Por as máquinas a lavar com um produto próprio (ou com lexivia no caso da MLR) e dar um bocado de WD40 nas articulações/dobradiças para prevenir a corrosão.
  5.  # 6

Alguma coisa dentro da máquina se está a desfazer, ou então pode ter entrado um lenço de papel colorido que se está a desfazer, ou um papel...há qto tempo isso está a acontecer, qtos anos tem a máquina?
  6.  # 7

É curioso ter encontrado esta mensagem porque regularmente tenho um problema idêntico: manchas em roupas escuras, que parecem de gordura, embora não o sejam.
    Já procurei produtos para lavar a MLR mas, ao contrário da máquina da loiça, não se encontram nas grandes superfícies. Lixívia pura não é demasiado agressiva para a máquina? E que dosagem?
    • eu
    • 31 julho 2012

# 8

Colocado por: becasLixívia pura não é demasiado agressiva para a máquina?

Sem dúvida que é. As partes plásticas são imunes, mas as partes metálicas...
  7.  # 9

Pode experimentar:
    em vez do pó ou liquido detergente, colocar um copo de vinagre branco na máquina e executar um ciclo completo, a 90ºC.
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

# 10

Já agora... já alguém experimentou aquelas pastilhas novas da ariel e skip? Que se metem directamente no tambor? Quais os prós e contras daquilo? Será eficiente?

Eu uso sempre pó, menos na roupa escura que uso líquido.
  8.  # 11

Colocado por: imbsJá agora... já alguém experimentou aquelas pastilhas novas da ariel e skip? Que se metem directamente no tambor? Quais os prós e contras daquilo? Será eficiente?

Eu uso sempre pó, menos na roupa escura que uso líquido.
    Para mim é só mais uma maneira de... vender detergente.
    Nas máquinas de lavar loiça havia detergente, sal e abrilhantador. Chegou o 2 em 1, depois o 3 em 1, por aí fora, já via algumas 6 em 1 ;).
    Ridículo...

Alexandre
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

# 12

Colocado por: ErdnaxelaPara mim é só mais uma maneira de... vender detergente.

Até aqui todos compreendemos, já que não mais para inventar, têm de re-inventar.

Mas a minha pergunta vai noutro sentido. Eficácia. Prós e Contras.
  9.  # 13

Eu pessoalmente dou preferencia ao liquido, mas se por qualquer motivo o que estiver em uso for pó, pó seja.
    Quero com isto dizer que se a "maria" comprar em pó, não nos zangamos por causa disso :)

Isto porque o detergente em pó (Solido) nem sempre se dissolve totalmente (seja por saturação ou outro fenomeno qualquer) e precipita-se para o fundo da cuba.
    Depois enquanto a maquina fica seca, acaba por aglomerar e fazer "torrões" e acaba por ficar lá uma camada de "papa" para sempre.
    Vi uma cuba com mais de 12 anos de utilização aberta e estava cheia dessa "nanha" viscosa.

Pelo menos, no meu entender, com os detergentes líquidos isso sai minimizado.

Disclaimer: O comentário acima é apenas com base na minha observação e vale o que vale.
  10.  # 14

•  
      imbs
    • 31 julho 2012

# 15

Também noto que às vezes o pó não se dissolve completamente, mas passei a guardar o detergente num sítio seco e não voltou a acontecer. Com a roupa escura/preta uso líquido...porque mesmo que se dissolva, algumas vêm com manchas (raramente mas acontecia).

Já alguém experimentou as pastilhas para pôr directamente no tambor?
  11.  # 16

a minha maria anda a usar esse noo da ariel, estava em promoção e ela comprou.

usou com roupa branca e com roupa de cor, pela comentario dela ficou satisfeita, vamos continuar a usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

# 17

merci.
    • hangas
    • 31 julho 2012 editado

# 18

Ja agora, sabem com o funcionam aqueles detergentes que alegam dar mais vida às cores e um branco mais reluzente?

Não é só por lavarem muito bem a sujidade e ficar como novo, até porque a cor perde-se com a lavagem mas mais com a exposição aos UVs.
    O que esses detergentes fazem é justamente aproveitar esses UVs, primeiro filtrando-os e depois utilizando-os para dar um efeito óptico.

Esses detergentes contém aquilo a que se chama branqueadores opticos, que são uma substancia que se deposita como uma fina pelicula sobre a roupa, e que reage aos UVs do sol, emitido luz! Sim emitido uma luz branco-azulada. Esta emissão de luz combinada com a cor do tecido quando lhe incide o sol, parece que a cor está tão viva que até brilha! E brilha mesmo!
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

# 19

As cápsulas de meter directamente no tambor, (são novas eu sei) mas são caras! Além disso agora tenho lá em casa 150 doses em pó para gastar...
  12.  # 20

eu quando a cor da roupa está esbatida troco de roupa e não ando á espéra de milagres :))))

0.0129 seg. NEW