Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A/C
    Flash Arquitectos,

    Em primeiro lugar, sim este estudo foi realizado por um arquitecto. O facto de estar a perguntar leva-me a considerar que não aprecia o trabalho realizado, ou que lhe parece fraco ou que vê nele muitas lacunas, ou aspectos que resolveria doutra maneira. No entanto o arquitecto em questão tem 8 anos de experiência, e um curriculo bastante completo e diversificado, tendo já projectado de tudo um pouco.

    O norte do terreno é para cima na planta de implantação, daí segundo ele ter "minorado" as áreas de janela para esse lado, não obtante ser a fachada principal da casa, que é uam coisa que eu também receio, no sentido de parecer muito fechada, mas compreendo por causa posteriormente da térmica,e tentando priveligiar a área de trás e de lado, pois atrás existe um anexo existente que vai servir de garagem e de lado tem um carvalho enorme.
    Quanto à questão da casa de banho, tenho de concordar consigo, também considero após o seu reparo, que não fica ali nada bem a dar para a sala de jantar na sol.1.

    Como já disse este foi o primeiro estudo prévio que ele apresentou com estas duas soluções, e tenho que decidir se escolho algum para ele desenvolver com eventuais alterações7ajustes que venha a pedir, ou se nenhum deles me agrada de todo e tenho de solicitar outro estudo ou outra abordagem diferente!
  2.  # 22

    Miguel perguntei por perguntar, ou melhor, por sinceramente olhar para as plantas e achar que são de um desenhador (sem querer tirar o mérito a profissionais). Sabe quanto lhe vai custar o m2 de corredor? O mesmo da área habitável! A nível volumétrico é como lhe disse prefiro de longe a solução 1, mas as plantas estão muito longe de estarem coerentes e capazes de ser um bom resultado, parece-me a mim, não sei se mais algum colega aqui do Fórum partilha da mesma opinião!
    Eu continuo a acreditar que a abordagem ao terreno e sobretudo o organograma de distribuição não tenha sido o melhor. Mas puxe as orelhas ao seu arquitecto, ele certamente vai saber fazer melhor... :)

    Deixo só aqui um ou outro ponto que me deixa um "amargo na boca":

    Solução 1
    - Hall de entrada muito descontrolado;
    - Circulação excessiva;
    - Salas e suite um pouco mais interessantes que na solução 2;
    - Não cumpre as acessibilidades (pode obrigar a aumentar a área da casa ou a reduzir a dos quartos);
    - I.S. voltada para a sala (erro grave e pouco digno de um trabalho de um arquitecto);
    - Não seria interessante o closet usufruir de luz natural?;
    - Posição da cozinha e das salas não está invertida? Qual a zona de melhor vista?

    Solução 2
    - Hall de entrada "Cru", sem "ambiente" na abordagem ao interior da moradia;
    - Corredor excessivo;
    - É necessário atravessar a cozinha para chegar á sala de jantar, o que retira a proximidade desta com a de estar;
    - Escada na sala de estar estrangula o espaço;
    - A escada obrigou a retirar a zona de estar de junto da lareira (não tem dimensão para aguentar as duas coisas);
    - Distribuição do mobiliário na sala de estar mostra o descontrole da área do espaço;
    - A olhar para a planta já imaginou como vai distribuir o mobiliário na suite?


    Cumprimentos
  3.  # 23

    A/C

    Flash Arquitectos,

    Quero agradecer todos os seus reparos, a este meu primeiro estudo prévio, pois constituem uma preciosa ajuda para quem tem de decidir..

    Algumas coisas também não considerava muito coerente, embora não soubesse indicar precisamente o quê...

    Só para esclarecer que a escada na sol.2 está a mais, e que esta solução não está tão desenvolvida quanto a sol.1, que é a preferida do arquitecto.
  4.  # 24

    Miguel Neves

    por exemplo, a sua suite "devia" ser algo assim como no esboço que anexo e não como tem na solução 1, ou seja por um lado a zona da cama ficará mais privada e não como que uma especie de hall para a zona de vestir e wc, assim como tirar partido á mesma do nascente e do sul e ainda dar algum sentidoáquela varanda, enfim isso e outras coisas mais que são a razão porque acho o seu projecto ainda muito pouco trabalhado, para não dizer outra coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    A/C
    marco1,
    Confesso que fiquei bastante agradado com a sua proposta para a suite, em que uma pessoa olha e tudo parece fazer sentido.

    vou solicitar ao meu arquiteto que desenvolva mais estudos, pois estou a ver que se consegue ir bastante mais além, em relacao a esta primeira base de trabalho.

    Desde já o muito obrigado pela sua intervenção...tou a ver que deveria ter vindo a este forúm antes de ter entregue o trabalho!!!
  6.  # 26

    Colocado por: Miguel Nevesmarco1,
    Confesso que fiquei bastante agradado com a sua proposta para a suite,

    Também eu gosto. Agora compare com as soluções do seu arquitecto. Eu que não percebo nada de arquitectura, mas tenho jeito para ver o que está mal ;-), acho as soluções do seu arquitecto aberrantes, na sol2 ainda estou a tentar perceber onde é que fica a cama, qualquer desenhador faria melhor.
  7.  # 27

    Caros,

    Na solução 1 aqui apresentada pelo Miguel Neves, constam uns elementos exteriores (ripado) em madeira.

    Uma vez que também estou a equacionar colocar um ripado exterior constituido por elementos verticais, questiono se alguém tem experiência neste tipo de elementos, ou seja,material aconcelhado e quanto poderá custar (estamos a falar de um ripado com secção +/- 10x12 cm com 2,60m de altura, espaçamento de 0,20m, numa extensão de 20 m).

    Desde já agradeço,
    • mrpb
    • 6 março 2013

     # 28

    Bom dia!

    Uma pergunta:
    Pretende que a roupa dos futuros habitantes (4 em princípio) seja tratada fora de casa? Se não, arrisca-se que o escritório/atelier vire zona de arrumação/tratamento de roupas.

    Não sei de ajuda!
 
0.0129 seg. NEW