Iniciar sessão ou registar-se
    • Vladis
    • 2 agosto 2012 editado

# 1

Olá,

Vou fazer uma intervenção de alguma envergadura na casa onde nasci. Não sei a idade exacta da casa mas já tenho 61 anos! A casa tem sido bem conservada mas quero alterar as divisões do piso superior, melhorar o comportamento térmico, etc. Uma grande dúvida que tenho de decidir prende-se com a caixilharia. As janelas originais eram, obviamente, de madeira mas foram substituídas, há cerca de 15 anos, por janelas de alumínio tentando preservar o aspecto primitivo. Por uma questão de comodidade, acesso, isolamento térmico, fácil limpeza, ..., gostaria de ter janelas com uma bandeira ao cimo e apenas 1 vidro duplo. Contudo, custa-me abandonar os "vidrinhos" e receio que no fim a casa me pareça muito diferente. Disseram-me que era possível introduzir no interior de um vidro duplo uma estrutura que emita os caixilhos das janelas antigas. Muito apreciaria ouvir opiniões que agradeço antecipadamente.

Vladis
      nascente.jpg
  1.  # 2

Vladis

penso que "a força" dessa arquitectura, mais propriamente dessa façhada, "aguenta" muito bem uma caixilharia mais actual quer no material quer na forma e assim abandonar essa ideia dos vidrinhos, tanto mais que de original e genuino já não tem nada pois já são em aluminio. Assim penso que ficaria bem uma janela com um pano fixo em cima e em baixo um maior de batente com uma folha apenas.
  2.  # 3

Eu até iria mais longe, marco, e recomendaria, se em aluminio, uma caixilharia em aluminio termolacado, com uma folha oscilo-batente.

Se quer voltar ao "genuino", deveria ponderar voltar a colocar as janelas de guilhotina, em madeira lacada., com os"vidrinhos". Hoje em dia existe soluções em madeira e fabricantes que lhe garantem bons desempenhos dessas carpintarias.
    Por exemplo:
    http://www.carpintariamaral.pt/

http://www.carpilux.com/
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 4

Colocado por: Vladismelhorar o comportamento térmico

Por aqui nunca coloque vidrinhos dentro da caixa de ar do vidro duplo!(Esqueça)
  4.  # 5

Boa noite,

Depois de muitas considerações escolhi janelas de aluminio com uma folha oscilo-batente e uma bandeira fixa como mostra a imagem. Tenho pena de não ter usado apenas uma folha (sem bandeira) mas diziam-me que as janelas eram muito altas (100 x 170 cm).

Cumprimentos, Vladis
      20130305_161933.jpg
  5.  # 6

Colocado por: VladisBoa noite,

Depois de muitas considerações escolhi janelas de aluminio com uma folha oscilo-batente e uma bandeira fixa como mostra a imagem. Tenho pena de não ter usado apenas uma folha (sem bandeira) mas diziam-me que as janelas eram muito altas (100 x 170 cm).

Cumprimentos, Vladis
      20130305_161933.jpg

Burrice.
  6.  # 7

Caro Vladis,

De facto a sua escolha não deverá ter sido a mais feliz, a casa parece agora descaracterizada em que a sua linguagem não se identifica com original nem tem força suficiente para ser contemporânea.

Na minha opinião deveria ter dado ouvidos a quem lhe deu parecer aqui no forum.

Quanto ao comentário do Jorge Rocha, é obviamente condenável.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vladis
  7.  # 8

Eu não chamei burro disse que era burrice o que disseram ao Vladis que 1700 é muito alto para uma janela...não conseguiu ler isto para tirar logo conclusões precipitadas?
  8.  # 9

Colocado por: Jorge RochaPor aqui nunca coloque vidrinhos dentro da caixa de ar do vidro duplo!(Esqueça)

Porque é que não se deve colocar esquadrias dentro do vidro duplo?
  9.  # 10

Colocado por: Mighty Sparrow
    Porque é que não se deve colocar esquadrias dentro do vidro duplo?

Porque destrói a capacidade que o vidro lhe pode conferir em termos energéticos,quero dizer que a capacidade que o vidro tem em separar os valores da temperatura exterior com os valores da temperatura interior com maior eficácia deixa de ter efeito e o vidro deixa de ter qualquer garantia em coeficiente térmico...ninguém lha dá nem pode dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow
  10.  # 11

Agora se a preocupação não fôr energética e fôr apenas de arquitectura,então é colocar cruzetas...não vai mal nenhum ao mundo.
  11.  # 12

Colocado por: Jorge RochaAgora se a preocupação não fôr energética e fôr apenas de arquitectura,então é colocar cruzetas...não vai mal nenhum ao mundo.

E em termos de segurança? As cruzetas têm alguma capacidade de protecção?

0.0144 seg. NEW