Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    se pretende bomba de calor Ht e nao tem temperaturas ABAIXO de -5graus a Daikin e uma boa opcao.

    pode completar com deposito de origem Rotex e colocar um painel solar drainback.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  2.  # 2

    Colocado por: TROLHA...
    porquê??...vai mudar??..tem coragem para mudar??


    E mudar para o quê?
    Concordam com este comentário: eCentaurus
  3.  # 3

    Colocado por: becas

    E mudar para o quê?


    Era o que também gostava de saber... :(
  4.  # 4

    Colocado por: TROLHA...
    a Senhora V........a fazer joguinhos hã???


    Joguinhos? Não, perguntas simples que pelos vistos nunca terão respostas. Que sistemas/marcas recomenda? Com que custos? Não podia ser mais clara.
    Concordam com este comentário: eCentaurus
  5.  # 5

    Colocado por: eCentaurusBom dia,

    Casa com 2 pisos, +- 200m2, 92 elementos (radiadores) + 1 Toalheiro
    Actualmente com caldeira a gasóleo de condensação e acumulador para águas sanitárias. O preço de gasóleo para aquecimento está proibitivo; não tenho acesso a gás natural.
    Por isso pergunto:
    1 - O único sistema que vi a trabalhar com água realmente a alta temperatura foi da Daikin - alguém conhece outro?
    2 - Compensa mudar para bomba de calor (amortização)?
    3 - Tendo em conta o risco de uma subida de preços da electricidade, será a melhor altura para tomar uma decisão?
    (Acrescentado) 4 - Há outras alternativas? (Não existe possibilidade de exaustão de fumos)
    Nota: não tenho valores de referência de gastos de gasóleo para aquecimento, porque tenho compensado com termo ventiladores. Exclusivamente para AQS, 500l estão a durar até 16 meses...

    Agradeço as vossas opiniões.

    Cumprimentos


    Além da BC Daikin de alta temperatura e de caldeira a pellets de condensação (marca?), não há mais alternativas? Opiniões?
    • dato
    • 3 agosto 2012

     # 6

    eu n vou poder ajudar a escolher, pq n tenho conhecimentos para isso,
    no entanto em vez de ouvir o que o user trolha tem para dizer q no fundo só fala e n diz nada,

    tire opiniões de varias casas do mercado e segundo o que eles dizem faça o trabalho de casa pesquisando na internet
    como ainda é um investimento considerável e o consumo da mesma se nota todos os meses, todo o tempo que decidir a escolher não é tempo perdido
    Concordam com este comentário: AXN, tostex
  6.  # 7

    dato,
    Obrigado, mas o problema é mesmo esse. Quanto mais pesquiso, mais dúvidas tenho. Cada um, defende o que vende; fico na dúvida sobre marcas, durabilidade, etc.
    Já me falaram bem dos painéis termodinâmicos, mas não sou técnico da área... Pellets, BC, painéis solares de vários tipos?
    É que também não é só olhar para a tecnologia em si, mas o custo/amortização.
  7.  # 8

    Colocado por: eCentauruspainéis termodinâmicos,


    isso é uma bomba de calor na mesma!
  8.  # 9

    Colocado por: eCentaurusAlém da BC Daikin de alta temperatura e de caldeira a pellets de condensação (marca?), não há mais alternativas? Opiniões?

    Primeiro terá de escolher entre o "conceito" que quer. Bomba ou caldeira.
    No seu caso e dado o elevado preço de uma bomba de alta temperatura (há outras para além da Daikin) e como depois os diferenciais de consumos não são muito grandes, vai levar imenso tempo a amortizar essa diferença de investimento inicial.
    QUanto à sua questão da exaustão, continuo sem perceber porque não daria essa exaustão que tem agora para a caldeira de pelltes. A função da exaustão é "remover" os gases produzidos na combustão. Se tudo funciona bem com essa caldeira, também irá funcionar com a outra...
    Se não produz "fumo" nenhum é porque está a ser realizada uma combustão completa e a ser libertado dióxido de carbono. Quando produz fumo é porque a combustão não está a ser completa e é libertado monóxido de carbono (mais perigoso)
    • dato
    • 3 agosto 2012

     # 10

    Colocado por: eCentaurusdato,
    Obrigado, mas o problema é mesmo esse. Quanto mais pesquiso, mais dúvidas tenho. Cada um, defende o que vende; fico na dúvida sobre marcas, durabilidade, etc.
    Já me falaram bem dos painéis termodinâmicos, mas não sou técnico da área... Pellets, BC, painéis solares de vários tipos?
    É que também não é só olhar para a tecnologia em si, mas o custo/amortização.


    a primeira coisa a fazer é começar com o plafon que tem, estipule um valor e td o q estiver acima esqueça, depois estipule outro que é o q quer gastar mensalmente
    claro q tem q ser valores reais...
    tenha em atenção a energia que vai utilizar..se puder optar por energias renováveis, é um investimento seguro
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    No seu caso e dado o elevado preço de uma bomba de alta temperatura (há outras para além da Daikin) e como depois os diferenciais de consumos não são muito grandes, vai levar imenso tempo a amortizar essa diferença de investimento inicial.

    Que outras marcas fiáveis existem de alta temperatura? Ainda no outro dia me deram um orçamento para uma com temp. máxima de 60ºC - Relopa.

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    QUanto à sua questão da exaustão, continuo sem perceber porque não daria essa exaustão que tem agora para a caldeira de pelltes. A função da exaustão é "remover" os gases produzidos na combustão. Se tudo funciona bem com essa caldeira, também irá funcionar com a outra...
    Se não produz "fumo" nenhum é porque está a ser realizada uma combustão completa e a ser libertado dióxido de carbono. Quando produz fumo é porque a combustão não está a ser completa e é libertado monóxido de carbono (mais perigoso)

    A saída que tenho é esta da fotografia. Não dá, por ex:, para uma caldeira de pellets "normal"
      030820121024.jpg
  10.  # 12

    Retirado de aqui (pag 5)
    a queima de pellets não produz fumos nem quaisquer
    cheiros, não tem problemas de tiragem porque não
    contém resíduos, contrariamente ao que acontece com
    a lenha, ou com os sistemas de combustíveis fósseis.
    Por isso, caldeiras a pellets não necessitam de chaminé,
    bastando um tubo de respiração de 80 mm de diâmetro
    através de uma parede exterior
    .


    é mesmo assim? Se for, tem o seu problema resolvido...

    Num outro site que tenho como referência do assunto:
    - os sistemas a pellets necessitam sempre de chaminé de exaustão de gases, porem a chaminé é com pouca dimensão (80 mm)
    - com uma chaminé apropriada, a exaustão pode sair numa parede posterior sem ter necessidade de subir até ao topo dos terraços
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro Azevedo78Retiradode aqui(pag 5)
    a queima de pellets não produz fumos nem quaisquer
    cheiros, não tem problemas de tiragem porque não
    contém resíduos, contrariamente ao que acontece com
    a lenha, ou com os sistemas de combustíveis fósseis.
    Por isso,caldeiras a pellets não necessitam de chaminé,
    bastando um tubo de respiração de 80 mm de diâmetro
    através de uma parede exterior
    .


    Pelos vistos poderá ser. Até ontem (aqui no fórum) a informação que conhecia (por vendedores) é que tinha de ser chaminé porque havia saída de fumos...
  12.  # 14

    e diz voçe que não tem fumo, olhe para dentro do tubo!!! =)
  13.  # 15

    Colocado por: Sergio Rodriguese diz voçe que não tem fumo, olhe para dentro do tubo!!! =)


    Já vi várias vezes a funcionar. Quando arranca, por vezes sai uma lufada de fumo mas depois não - parece vapor. Tanto que o que está perto não apresenta nenhuns sinais de fumo/fuligem.

    Cumprimentos
  14.  # 16

    olhe que não, olhe que não!!! fuligem faz sempre a caldeira embora não note! é normal!
  15.  # 17

    Olha pelo que descreves ou investes mesmo numa Bomba calor HT ou esquece as tubagens e coloca 3 ou 4 aparelhos de A.C Tipo Inverter consegues rendimentos idênticos
    Bomba Calor HT. Claro estou a comparar a alguns equipamentos COP 3,5 a 4 ex das marcas que deram Daikin ou Mitsubishi

    F. Alves
  16.  # 18

    Após colher algumas opiniões, lembrei-me de partilhar aqui o que encontrei:
    - Conversão da caldeira a gasóleo para pellets http://www.solarwaters.pt/queimador-a-pellets-transforme-a-sua-caldeira - não faço ideia se é recomendável, mas julgo que não - alguém?
    - Trocar de caldeira para uma a pellets. Algumas que vi (ex: Domusa) não são opção porque a tubagem de exaustão não pode ter um ângulo superior a 45º.
    - Bomba de calor de alta temperatura (Mitsubishi?) - investimento avultado...

    É um problema de €€€ basicamente...

    Cumprimentos
  17.  # 19

    Boa noite

    Tenho varias duvidas espero que me possam ajudar
    Eu tenho uma caldeira a gasóleo parada a 2 anos devido ao preço do gasóleo, queria mudar o sistema para uma mais econômico, e pensei em pellets vem cá um senho a minha casa e a partida disse-me logo que a caldeira gastava muito porque tinhas demasiados elementos por redeador, o máximo que tenho são 17 elementos, é muito ? qual o máximo que posso colocar por redeador.
    A minha casa é no alentejo zona de Évora, e tenho muita lenha e rachador, por isso o mais econômico é uma caldeira a lenha certamente.

    Muito obrigado
  18.  # 20

    Boa noite,

    Desculpe a demora a responder, é da marca baltur, aproveitei e tirei as características do queimador que são:

    1,5 E 20Cº 5,6 cSt
    min 2,2Kg/h 26 Kw
    max 4,7Kg/h 56,1Kw
    5Kw 1N 230v 50 Hs
 
0.0249 seg. NEW