Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Um grande bem haja para todos!

Este fórum tem-me sido deveras útil. Estou na fase inicial da construção de uma moradia, para já não vou adiantar as dimensões porque o que pretendo, é "adquirir" experiências com conhecimentos fundamentados.

Estou seriamente a pensar apostar no aquecimento de piso radiante a água em circuito fechado. A minha casa ficou com uma classificação a níveis energéticos de classe B, se seguir os princípios dos engenheiros, sem "adulterar" o trabalho deles posso atingir mesmo uma classe A se apostar em melhores isolamentos. Mas não é isto que me está incomodar, o que me incomoda é que a poupança de energia nos próximos tempos...

1)Gostaria de saber se para pisos de madeira (soalho verdadeiro e Flutuante), se há inconvenientes, visto que a madeira reage ao calor, ficando empenada. Alguém teve esse problema com este tipo de aquecimento?

2)Porquê água e não eléctrico? Visto a água ser mais fácil de aquecer e faze-la circular, basta recorrer à energia solar e pellet's, enquanto que a eléctrica é bem mais difícil de obter, mesmo tendo painéis fotovoltaicos, só os custos dos painéis, baterias, "inverters", fazem qualquer um desistir!
    O sol pode ajudar aquecer num dia de inverno com sol? Perguntei se pode, sei perfeitamente que não, se aquecer uns 30% já me posso dar por contente.

3)As caldeiras a PELLETS serão uma boa opção ou nem por isso? Tendo em conta que um saco de 15Kg, rondará os 4,50€, será que este tipo de caldeira em conjunto com painéis solares se prestam a uma boa equipa de trabalho?

Para já é só, mas prometo que se as respostas me aliciarem, não ficarei por aqui, até porque tenho alguns conceitos que gostaria de partilhar convosco.

Com os melhores cumprimentos,
    David
  2.  # 2

As dúvidas continuam a surgir em catadupa e vão continuar.
    Pelo que tenho li em diversos foruns e principalmente neste não há muito concenso.
    Penso que é uma questão dificilima de responder em concreto pois depende de muitos factores para se escolher o melhor sistema de aquecimento.
    1) gosto
    2) tipo de contrução
    3) tipo de utilização
    4) carteira

Posso falar do meu caso e referindo os pontos acima mencionados.
    1) Gosto
    Eu gostava de colocar piso radiante com bomba de calor ar/água para o aquecimento central e de águas sanitárias.
    2) tipo de contrução
    Tenho uma casa de 1890 que já foi remodulada á uns 10 anos e estou agora a colocar portas e janelas com ruptura térmica, isolar tectos com pladur e lã de vidro e colocar piso completamente novo, mosaico nas wc e cosinha e flutuante no restante.
    Como vou renovar toda a instalação electrica e sanitária posso neste momento optar por piso radiante ou radiadores.
    a minha habitação não necessita de arrefecimento, pois mesmo de verão apanha pouco sol e é bastante gelada.
    3)tipo de utilização
    Normalmente estamos em casa apenas depois das 18h/19h e saimos de casa ás 8h
    A casa terá de manter uma temperatura de cerca de 20 graus dentro deste periodo embora no periodo em que estamos na cama poderá baixar ligeiramente.
    Fora deste periodo teremos de verificar se conseguimos atingir a temperatura de 20 graus em curto espaço de tempo? A Inércia da habitação é pequena?
    4) carteira
    Tenho de verificar dois pontos: custo do investimento inicial e o custo mensal. Obviamente o custo mensal no meu caso será o custo de manter o sistema em funcionamento e a mensalidade para o emprestimo pois não tenho dinheiro para um investimento destes.
    Posso colocar um sistema por 3 ou 4 mil euros (gasoleo) e ter um custo mensal de 60 euros (média mensal para um ano?) São contas que ainda tenho de tentar fazer.
    Posso colocar um sistema de 15 o 20 mil (bomba de calor, solar, piso radiante) e ter um custo mensal do emprestimo e mais algum (residual) de energia electrica.

O que gostava de tentar esclarecer era poder comparar custos de utilização dos diversos sistemas pois os orçamentos para istalação dos diversos tipos estão a chegar :-)
  3.  # 3

Pois a mim parece-me que seja um tema difícil de responder...

Para mim o maior investimento tem que estar no isolamento da construção, desde o preenchimento das caixas-de-ar entre as paredes interiores e exteriores, nos materiais que se devem utilizar como isolamento, no tipo de caixilharia e vidros, se são de correr ou de dobradiças, etc. Há uma outra que é a mais importante de todas, a sua exposição solar, felizmente a minha ficará muito bem exposta ao sol.

No entanto, gostaria mesmo era de opiniões relacionadas com pisos radiantes e da reacção da madeira com esta fonte de calor... Uma coisa para mim é certa, aquecendo o piso, necessito de menos energia que se optar por radiadores, uma vez que o aquecimento provindo do piso é mais homogéneo. Porém discordo em aquecer a laje do piso, uma vez que aquecer esta perderei muita energia, penso eu que isolando-a do aquecimento conseguirei uma maior economia... Ou não! :-)

Quanto ao que me disse, sofremos todos do mesmo mal, o dinheiro é sempre pouco, ehehehe
    Mas tente criar agora as infra-estruturas, mesmo que para já não consiga montar tudo, já lá estão as tubagens... Esta é minha filosofia, se bem que os "já agora" por vezes saiam bem carotes!

Vamos esperar por respostas e ver no que dará este tópico, eu vou tentar espevitar este tema ao máximo!

Até já,
    David
    •  
      alv
    • 27 dezembro 2008

# 4

Vivam!
    Acabei de escrever um testamento sobre este assunto e quando ia a adicionar, desapareceu. Já me aconteceu algumas vezes.
    Vou tentar resumir.
    Sobre que sistema de aquecimento optar, não emito opinião porque é um assunto em que albardo o burro á vontade do dono com as necessárias adaptções, no entanto como sou um defensor dos isolamentos térmicos pelo interior, digo aqui que a sua intenção de melhorar a classificação via isolamento é uma tarefa em vão.
    Infelizmente, e eu luto diáriamente contra isso, o regulamento valoriza os sistemas de produção de águas quentes sanitárias -AQS- em deterimento dos isolamentos, i. é, pode ter uma barraca em termos de isolamento, mas se lá colocar uns paineis e um sistema de AQS com uma caldeira daquelas que começam agora a aparecer que têm rendimentos superiores á unidade, então a sua classificação é excelente pode até obter uma A+, mas se tiver a mesma barraca com o melhor isolamento do mundo, e um sistema fatela de AQS, então a sua classificação de certeza que é baixa e reze para consiga ser B-.
    A acrescentar a isso ainda vem mais uma imagem errada que é transmitida pelo próprio RCCTE que é a de dentro dos isolamentos valorizar os isolamentos pelo exterior ou no meio das paredes por conseguirem melhores inércias térmicas que os isolamentos pelo interior com baixa inércia térmica. Eu sou um contra corrente, porque defendo ainda que aplicando o RCCTE, que os isolamentos pelo interior, apesar de retirarem inércia térmca e serem desvalorizados pelo regulamento, são preferiveis aos isolamentos pelo exterior. Tenho feito trabalhos comparativos em que para as mesma casa ( por casa entenda-se uma casinha vulgar com janelas, portas e telhados "normalinhos", daquelas que só os "desnhadores" sabem fazer), para as mesmas condições, variando apenas a localização dos isolamentos das envolventes a classificação melhora, embora não tanto quanto se para as mesmas condições de isolamento dse alterarem os sistemas de AQS.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Paulo Correia
  4.  # 5

esses trabalhos que tem feito podem ser passiveis de serem colocados no forum?
  5.  # 6

Colocado por: sergyioesses trabalhos que tem feito podem ser passiveis de serem colocados no forum?

Isso é que era, Alv
  6.  # 7

Colocado por: alvuma caldeira daquelas que começam agora a aparecer que têm rendimentos superiores á unidade

??!!
    Alv, não quer dizer que caldeiras são essas?
    •  
      alv
    • 29 dezembro 2008

# 8

Vivam!
    Sobre o estudo comparativo, em tempo, colocarei aqui um quadro resumo das diferentes alternativas de tratamento das envolvente exteriores.
    Quanto ás caldeiras ou sistema de aquecimento ou arrefecimento (excluindo o sistema d AQS), como sabem, se para tiverem uma potencia superior a 25kw, então o projecto cai no ambito do RSECE, e como hão-de reparar, milagrosamente qualquer caldeira da Vulcano, Roca ou outra marca conhecida que até agora tinham como argumento de venda as "boas" potencias de 30 ou 35 KW, milagrosamente, dizia, passaram todas a ter potencias de 24.5 Kw.
    A reboque disto, "descobriram" que também se pudessem aproveitar o aquecimento que a exaustão dos gases de combustão para a produção de energia (simplificadamente uma coisa á semelhança dos turbos do motores dos automóveis) poderiam deixar de ter rendimentos de 0.85, 0.95 ( muito bons até á data), e passar a ter rendimentos de até 1.07 (autentica multiplicação dos pães).
    Todas as marcas já têm, mas tenho á minha frente dois catálogos: Um da Tifell (www.tifell.com) em que tem caldeiras de câmara estanque e condensação com rendimentos até 1.075!!!; Outro que é o Newticias da Pinto e Cruz em que publicita uma linha de caldeiras da A.O.Smith com rendimentos superiores a 1.04; A vulcano e a roca também têm.
    Como entenderão com rendimentos destes e um painel solar que permita um bom Esolar, e com o peso que a produção de AQS têm na verificação do RCCTE e consequente classificação, não é dificil de perceber que qualquer barraca com um bom sistema de AQS é um A ou até A+.

"Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

As caldeiras estanques ou condensação que refere são de gás? Para gasoleo quais as que possuem melhor rendimento?
  8.  # 10

Colocado por: alvA reboque disto, "descobriram" que também se pudessem aproveitar o aquecimento que a exaustão dos gases de combustão para a produção de energia (simplificadamente uma coisa á semelhança dos turbos do motores dos automóveis) poderiam deixar de ter rendimentos de 0.85, 0.95 ( muito bons até á data), e passar a ter rendimentos de até 1.07 (autentica multiplicação dos pães).

As que tinham esses rendimentos já eram caldeiras de condensação.
    Agora passar a barreira do "1" num sistema de combustão não me convence... Mesmo sendo pequenas décimas, tenho muitas duvidas...
    Mas lá teremos de creditar neles...
    •  
      alv
    • 29 dezembro 2008

# 11

Vivam!
    As caldeiras de condensação que conheço são a gás, não conheço a gasóleo, mas é esperar para ver e não tarda hão-de estar por aí. Práticamente já todas as marcas têm este tipo de caldeira, senão perdem o barco. 104% e 107.5% de eficincia ??? já viram ??? é Pagar cem e receber 104 ou 107.5!! Que melhor para o RCCTE??
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcamoes
  9.  # 12

Boas!

Quanto a: "esses trabalhos que tem feito podem ser passiveis de serem colocados no forum?" 1º nunca fiz tal trabalho, embora seja pessoa para isso, já fiz muitas coisas a nível de remodelação. Mas quando citei, apenas afirmei o que me transmitiram relativamente à capacidade de resolução de problemas em casas antigas!

Mas tenho um amigo que tem uma casa que foi construída de raíz com estes principios. Portanto, com o isolamento por fora da alvenaria. Ele também tem as fotos durante a construção, certamente as cederá para postar aqui no forum, porém quem quiser pode ir até aqui: Latitude: 38°58'16.28"N Longitude: 9°19'34.56"O A dita casa está "Abandonada" por falta de dinheiro. podem ver com os próprios olhos e sentir com as próprias mãos o toc-toc daquelas paredes exteriores. Ah falta dizer que este meu amigo, tal como eu é técnico de electronica e na altura que se aventurou a forrar as paredes com isolamento pelo exterior, todos os construtores o chamaram de louco!

Bem perto destas cordenadas, existe uma pessoa com mais capital que fez precisamente o mesmo e nessa casa já estive... Ali sim, um conforto maravilhoso tanto acustico como térmico. Em pleno inverno. Quanto a custos de energia, n faça ideia... Mas sei que gastou uns patacos valentos, ehehehe quem pode, pode!

Quando tiver as fotos, posto-as aqui!

David
    •  
      alv
    • 30 dezembro 2008

# 13

Vivam!
    ... ´stamos baralhados ?????

"Fassam" parte.
  10.  # 14

Algum me pode colocar os custos médios ou orçamentos que tenham caldeira a gasoleo e os seus acessórios?
    Estou a pensar colocar Paineis solares mas devido a disposição da minah habitação não é possivel colocar os paines no telhado. A opção passa por colocar os mesmos numa base no quintal. Tenho uma dúvida, que tipo de isolamento devo ter na vala e nos tubos que vão do aquecimento para o Termoacumulador?
  11.  # 15

Evitem as caldeiras Tifell....avariam e é extremamente dificil arranjar quem as repare
    • eu
    • 9 julho 2011

# 16

Colocado por: Marquitas-housePorquê água e não eléctrico? Visto a água ser mais fácil de aquecer e faze-la circular, basta recorrer à energia solar

Isso é excelente para aquecer a casa no verão ;)

0.0184 seg. NEW