Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    A construção está a andar bem, terminam o capotto esta semana e está na hora de pensar na escada entre a sala e o escritório (desnível de quase 3 metros). Já vi que o cobertor do degrau deve ter uns 28 cm e o espelho 18, a largura mínima uns 80 cm. Ou melhor, já vi que com estas medidas a escada é confortável e funciona, ainda que falhe uma ou outra norma.

    A escada será em metal, como se fosse uma chapa de 80 cm por 9 m e quinada para fazer os vários degraus, sem qualquer apoio que não seja no primeiro e último degrau. Na verdade será soldada entre o espelho e o cobertor e terá um curva de 90 graus no final, mas é praticamente irrelevante.

    A questão é: qual a espessura de chapa ou barra que devo usar? 10 mm chegará? Com 10 mm ficará com uns 600 kg. Gostaria de saber a vossa opinião ou experiência ou que me indicassem onde posso obter informação sobre o dimensionamento correcto deste tipo de escadas.

    Obrigado!

    Cumprimentos,

    Pedro Marques
  2.  # 2

    O projecto contemplava essa solução?
    Estava prevista uma escada com apenas 80 cm?
    Como serão as guardas e corrimão?
  3.  # 3

    O projecto tinha uma escada em betão, com 1 metro de largura, que agora achamos ficar demasiado "pesada". As guardas e corrimão poderã ser de forma a proporcionar apoio adicional à escada, sendo fixadas à placa superior.
  4.  # 4

    coloque a escada com 1m de largura.
  5.  # 5

    OK, 1 metro, seja, compreendo e concordo.
    E quanto ao dimensionamento da chapa, 10 mm de espessura chegam? Onde posso encontrar informação sobre como dimensionar a espessura de forma a aguentar os valores estabelecidos (e quais são, já agora?)?
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro G. MarquesOK, 1 metro, seja, compreendo e concordo.
    E quanto ao dimensionamento da chapa, 10 mm de espessura chegam? Onde posso encontrar informação sobre como dimensionar a espessura de forma a aguentar os valores estabelecidos (e quais são, já agora?)?


    Isso é trabalho para o engenheiro de estruturas calcular... 1º terá de contactar o Arquitecto para lhe efectuar o conceito/ ideia de escada.
    Ou então.
    Arrisca com o serralheiro uma solução...
  7.  # 7

    Se tinha prevista uma escada com 1m mantenha essa dimensão que é uma dimensão aceitável, 80 cm é muito pouco.
    Se as guardas podem ser fixas à laje superior aproveite-as como elemento resistente da estrutura e joge com o desenho destas de forma a que escada e guarda forme um conjunto harmonioso.
    Na laje superior deve haver uma viga onde vai ser feita a amarração e no piso foi prevista uma zona macissada para a amarração?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro G. MarquesOnde posso encontrar informação sobre como dimensionar a espessura de forma a aguentar os valores estabelecidos (e quais são, já agora?)?

    Se fosse assim não era necessário andar tirar o curso de engenharia civil, pedia-se uma equivalência e já está.

    Um serralheiro pode-lhe fazer a escada sem ser dimensionada, mas das duas uma: Ou fica sobre dimensionada (aço a mais), ou fica a abanar. Para partir era preciso ser um serralheiro mesmo fraquinho.
  9.  # 9

    Relativamente a essas questões eu tenho sérias dúvidas quanto à capacidade de grande parte dos engenheiros em calcular essas situações. Acredito que haja técnicos especializados nisso mas não me parece regra. Digo isto por experiência própria, tenho alguns amigos que são engenheiros civis e sei as dificuldades que têm quando se deparam com problemas desses.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pedro G. Marques
  10.  # 10

    Concordo Rui...
    Esta foi desenhada e "dimensionada" por mim (2002).
    - Destinada ao acesso ao piso administrativo de um edifico destinado ao comercio e armazenagem de produtos agricolas, rega e fito-farmacêuticos
      527731_462009990477018_996145010_n.jpg
      421498_462010033810347_53291735_n.jpg
      198403_462010057143678_712945370_n.jpg
      533277_462010070477010_1528731342_n.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasConcordo Rui...
    Esta foi desenhada e "dimensionada" por mim (2002).
      527731_462009990477018_996145010_n.jpg
      421498_462010033810347_53291735_n.jpg
      198403_462010057143678_712945370_n.jpg
      533277_462010070477010_1528731342_n.jpg


    Boas Pedro,

    Essa escada é uma escada robusta, do tipo que não oferece dúvidas quanto à estabilidade. Por outro lado podia ter poupado uns euros ao cliente nas guardas, como são guardas para interior não justifica colocar inox 306, em 304 é mais do que suficiente. Mas parabéns pelos pormenores, não é habitual tanta dedicação aqui por estes lados.
  12.  # 12

    Rui,
    Obrigado.
    Olhe que a atmosfera do local é um pouco... digamos agressiva, face da presença de fertilizantes... muitas vezes o pessoal do armazém vem com a mãozinha suja... carragada de vestigios de nitratos, nitritos, fosfatos, amónia + suorzinho ;)

    PS: Falta saber se o serralheiro aplicou mesmo AISI 316...
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasRui,
    Obrigado.
    Olhe que a atmosfera do local é um pouco... digamos agressiva, face da presença de fertilizantes... muitas vezes o pessoal do armazém vem com a mãozinha suja... carragada de vestigios de nitratos, nitritos, fosfatos, amónia + suorzinho ;)

    PS: Falta saber se o serralheiro aplicou mesmo AISI 316...


    Lollll

    É fácil de saber, já em tempos coloquei uma foto de um aparelho que distingue os vários tipos... mas não vamos pensar nisso, os serralheiros são gente séria!! :P
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasRui,
    Obrigado.
    Olhe que a atmosfera do local é um pouco... digamos agressiva, face da presença de fertilizantes... muitas vezes o pessoal do armazém vem com a mãozinha suja... carragada de vestigios de nitratos, nitritos, fosfatos, amónia + suorzinho ;)

    PS: Falta saber se o serralheiro aplicou mesmo AISI 306...


    Qual a classe dos parafusos, das anilhas, das porcas? Que buchas são essas na ligação de base? Que soldaduras existem nos elementos soldados?

    Estou-me a meter consigo ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    ... Lolol.
    RRufino.
    Falta coordenar o desenho com as especificações da parte do engenheiro (não houve)
    Concordam com este comentário: RRufino
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasConcordo Rui...
    Esta foi desenhada e "dimensionada" por mim (2002).
    - Destinada ao acesso ao piso administrativo de um edifico destinado ao comercio e armazenagem de produtos agricolas, rega e fito-farmacêuticos
      527731_462009990477018_996145010_n.jpg
      421498_462010033810347_53291735_n.jpg
      198403_462010057143678_712945370_n.jpg
      533277_462010070477010_1528731342_n.jpg


    por acaso tenho de colocar uma do género. lembra-se por quanto ficaram essas escadas +-?
  17.  # 17

    Não... estava englobada na empreitada geral - já lá vão quase 10 anos ;)
  18.  # 18

    Bom dia a todos!

    Concordo que a maioria dos engenheiros há muito esqueceu como se fazem esses cálculos. Talvez insiram os dados pertinentes num qualquer software específico e, talvez, os saibam interpretar e analisar criticamente.

    Das escadas, obrigado pela imagem partilhada mas gostaria mesmo de as fazer como idealizo. A ideia anterior era similar, tinha um perfil central em I (IPE 14 cm, se bem me recordo) mas entretanto não vingou.

    Vou continuar a procurar informação sobre o dimensionamento das escadas, talvez comece por uma rampa metálica simples, a 40 graus, e tentarei elaborar a partir daí, com a percepção que chapa quinada ou soldada talvez tenha maior resistência à flexão, ainda que também tenha mais uns 30% de peso.

    Obrigado!
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro G. MarquesBom dia a todos!

    Concordo que a maioria dos engenheiros há muito esqueceu como se fazem esses cálculos. Talvez insiram os dados pertinentes num qualquer software específico e, talvez, os saibam interpretar e analisar criticamente.


    Diz isto com base em quê?
    Não pagou a um projectista? Então peça-lhe para dimensionar a escada, ou a proposta de honorários foi tão rapada que nem para isso dá?

    Sabe em que é que eu me ria, se o seu projectista tivesse considerado a escada em betão como transmitindo forças horizontais entre pisos.

    P.S1: Essa escada não tem nada que saber para dimensionar, nem o mais importante que é a sua ligação à estrutura de betão, mas não é para "talhantes" pois eu próprio não sei desmanchar uma peça de carne.

    P:S2: Para os habitués pode parecer que estou de mau humor mas não estou.
  20.  # 20

    tire ideias daqui... deste magnifico tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/21283/1/escadas-escadinhas-e-escadotes/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
 
0.0243 seg. NEW