Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    vamos ver então....se vai ser ou não.

    depois mostre umas fotos quando fizerem a instalação.


    Eu sei que trabalha bem, não só por fotos, mas como trabalho visto em obra.

    Se eu disponibilizar foto de planta aki no fórum com indicações de possíveis locais de radiadores, daria a sua opinião? que eu axo de muita qualidade.

    O meu reparo foi no sentido de que por vezes não se deve dizer tudo o que se pensa, em virtude de em alguns casos não se confirmarem as premissas e depois poder-se-à ficar mal visto, sem necessidade.

    E sabendo que é uma pessoa que gosta e leva o seu trabalho muito a sério.

    Abraços TROLHA...
  2.  # 22

    Desculpem-me, mas não resisto a fazer uma piada sobre o assunto: (Os trajectos de cada radiador são idênticos em comprimento, pelo que não se requer uma regulação de caudal.)

    - Se o instalador não quiser (ou não souber), fazer a regulação de caudal durante o "start up test" da instalação, instala o retorno invertido, cobrando assim mais umas centenas de euros. :)))

    Ok! Agora a sério:

    O equilíbrio de caudais em instalações domésticas é uma UTUPIA, pois até nas instalações industriais, com válvulas especiais e tomadas de medição para as aferir, com válvulas de três vias para "by-pass" do equipamento quando fora de serviço, sem alterar a pressão/fluxo do circuito, enfim, com tudo isso e muito mais, em algumas circunstancias é o que se sabe.

    Numa instalação doméstica e principalmente a lenha, dada a sua versatilidade, o mais importante é o dimensionamento da tubagem, de forma que as válvulas, ou melhor, a perda de carga das válvulas, funcionem como aquilo que em óleo-hidráulica chamamos de limitadores de fluxo (discos com orifícios calibrados).
    Assim todos os radiadores, recebem o caudal máximo permitido pelas válvulas (considerando sempre um escoamento linear), ficando a troca de calor radiador/ambiente, condicionada pelo n.º de elementos do radiador. Para manter a pressão e caudal mais ou menos estáveis, quando se fecha um radiador, ou quando se utilizam válvulas termostáticas, devem ser montadas válvulas de equilíbrio de pressão em "By-pass" à saída da bomba.

    Nas instalações a lenha, existem itens mais importantes que o equilíbrio da instalação. A potência da unidade calor: Muitos recuperadores/caldeiras referem a potência total, para efeitos de cálculo, apenas capacidade de aquecimento de água contam. A unidade de calor deverá estar uns 20% acima da capacidade total dos radiadores e acumuladores, sob pena de a instalação funcionar mal, principalmente no arranque a frio.

    Para terminar, um comentário:

    Li a notícia de que o Aqueduto das águas livres de Lisboa está prestes a tornar-se património mundial.
    Quem me conhece, sabe o quanto do meu fascínio por este monumento, e que ficarei muito feliz se se concretizar o reconhecimento.

    No entanto, não podemos esquecer que o magistral aqueduto foi construído porque na época não se conhecia o princípio dos vasos comunicantes. Tecnologia "canos" já existia, faltava o conhecimento!

    PS: Tenho consciência que me estou a por a jeito, casquem á vontade , eu aguento!

    Cumprimentos,
    Monteiro.
  3.  # 23

    Colocado por: TROLHA...se as válvulas balanceadoras não são precisas para nada,então,onde ficam os circuladores de velocidade variável nisto tudo?
    Discordam deste comentário:dato


    "Inline"
  4.  # 24

    Colocado por: TROLHA...
    Discordam deste comentário:dato


    Ok! Eu respondi de forma literal. As bombas circuladoras devem ser montadas em linha com o circuito (também há bombas "of-line"). :-))

    Caro Sr. Trolha, para mim as pessoas são como o vinho, ou gosto ou não gosto! O rótulo, não me interessa! Por vezes penso que teria futuro na área da antropologia, ou mesmo em psicologia, mas isso é coisa de "gaja", com todo o respeito pelo sexo feminino. Um homem deve ser estivador, carpinteiro, electricista, trolha etc. Porque se nos tiram a competência de abridores de frascos, ou a de trocadores de pneus, estamos feitos!
    Isto tudo para lhe dizer a empatia senti em relação a si, logo nos primeiros comentários seus que li. Não me pergunte porquê.

    Voltando ao assunto das bombas:

    Eu vim parar a este fórum, numa pesquisa pela net, de recuperadores de aquecimento central a lenha de dupla face, pois estou a construir uma pequena casa em ambiente rural.
    Nos meus sonhos iniciais, o sistema de aquecimento, composto pelo recuperador e uma caldeira a gásoleo, e painéis termo-solares para AQS, teriam um PLC e um sistema complementar de SCADA abrangente a outras áreas da casa. Seria um sistema domótico mas á minha maneira. Tinha tudo delineado em linhas gerais, mas com muitos pormenores já definidos.

    Quando finalmente acordei, lembrei-me que eu não vou estar, andar, eternamente por aqui, e que os vindouros iriam ter muita dificuldade em manter o sistema a funcionar à mínima avaria.

    Corrigido o plano inicial, a única electrónica que vai ser instalada, é o termostato diferencial ( não sei se é o termo correcto) dos painéis solares e o controlador de um ventilo-convector, que fica montado próximo do recuperador para fazer de By-pass de anti-condensação, aqui os invernos são rigorosos. Todos os componentes serão vulgares e de fácil aquisição no instalador da esquina.
    Estou neste momento á procura, de uma válvula de três vias em bronze para AQS, motorizada, mas que facilmente possa ser manobrada manualmente. Não posso aceitar que alguém no futuro, passe um fim de semana sem AQS, só porque um servomotor da treta se avariou.

    O mercado é inovador e dinâmico, todos os dias aparecem novos produtos, alguns apresentam soluções para resolver problemas que nem sabíamos que existiam.


    As bombas de velocidade variável podem ser utilizadas, sempre que se achar necessárias ao bom funcionamento das instalações, e são uma boa opção, mas não a única.

    Tratando-se de lenha, se quiser, pode substituir a válvula de equilíbrio por uma de três vias com controlo proporcional, ou montar as duas, mal não faz.

    Na minha opinião, a melhor opção será sempre a mais eficiente, mais simples e mais económica.

    Na primeira semana de Maio, estive a trabalho em Videbaek - DK, fiquei pasmado ao ver na construção de uma pequena moradia (muito pequena para os nossos padrões) utilizarem na tubagem de aquecimento tubo de aço preto com costura, roscado á mão. Ainda pensei em tirar umas fotos, mas o 1,95 m e os prováveis 120 kg do Sueco que abria roscas, segurando o tubo de 3/4" com uma chave de tubos normal numa mão, enquanto rodava a tarraxa com a outra como se o tubo fosse de hidronil, fez- me mudar de ideias. No entanto ainda pensei um pouco no que tinha visto, é certo que as águas na Dinamarca não são "agressivas", mas que diabo, os vizinhos da Suécia, que até se entendem bem entre eles (é como o Português e o Castelhano), vendem-nos o pex, e para eles é o que se vê.

    Cumprimentos,
    Monteiro.
  5.  # 25

    Colocado por: TROLHA...não percebi onde quis chegar,não disse novidade nenhuma.
    e sobre o homem segurar o tubo de 3/4 com a mão enquanto com a outra segurava a tarraxa....não acredito!!
    já agora,qual era a marca da tarraxa?


    O "In-line" foi para me meter consigo.

    O que eu queria dizer, é que por aqui complicamos e encarecemos demasiado as instalações, e as casas!!

    Quanto ao facto do Sueco, bem pode acreditar, ontem mesmo, um canalizador provou que também é capaz de tal proeza, Há um pormenor que não referi, o tubo estava assente no piso do alpendre, que servia de "bancada".

    A marca da tarraxa? Não faço a mínima, mas se bem conheço o mercado dinamarquês, deveria ser ou Sandvik, ou Virax??

    As bombas, técnicamente falando, são do melhor que há, e tal como V. diz evitam muitos acessórios e são económicas etc...

    A minha área actual, é a operação e manutenção de equipamentos industriais de produção de energia eléctrica. Neste âmbito, fazemos análise de exploração, planos de manutenção, correctiva, preditiva, correctiva diferida etc... As minhas reticências a essas bombas tem a ver com o baixo binário de arranque. Mas isto em ambiente industrial.

    Nunca lhe aconteceu uma bomba ficar "colada" depois de estar 7 meses parada? E daí não ocorreram outros danos? Nos recuperadores a lenha que libertam óxidos ferrosos??

    Monteiro.




    Ps: Peço desculpa pelos efeitos dos meus textos, escrevo através do telemóvel e de vez em quando isto passa-se
  6.  # 26

    A marca da Tarraxa: "RIDGID" made in USA.

    Espero que seja importante, esta informação custou-me um 2 telefonemas internacionais, para o dono da casa em questão.
  7.  # 27

    Colocado por: TROLHA...para um dito país de referencia(rico) deixa muito a desejar......no chão????


    Pois ficava admirado com muitas coisas!

    Um amigo eng. civil, luso-dinamarquês, disse-me, que geria melhor (controlo de custos) as obras na Dinamarca, que em Portugal.
    E dava o exemplo da abertura manual de uma vala, por cá colocava dois trabalhadores a abrir e quando estivesse feito, feito estava, lá há uma espécie de "mínimo por hora" , ou seja o gestor de obra sabia exactamente quantos metros de vala iam ser abertos num determinado tempo.
    Puxar pelo cabedal não é vergonha ou sinónimo de inferioridade como acontece por cá.
    Outro exemplo são os acabamentos das vivendas, é tudo muito rústico, tijolo "burro" por fora, 15 cm de lã rocha e tijolo "burro" por dentro, sem reboco, ou com alcatifa grossa colada, madeiras de soalhos cheias de "unhadas" etc... A verdade é que são muito acolhedoras!
    Outra caracteristica, é que quando se entra numa zona de trabalho, se não formos identificados como visitantes, o mais provável é que alguém nos peça/ordene para fazer alguma tarefa, do género, ajuda-me a levar isto, ou vai-me buscar aquilo.

    Eu como bom português, mantenho sempre uma distancia segura dessa gente. :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  8.  # 28

    Boa tarde,
    Para trabalhar com Sistema Lenha recuperador calor Hidro a tubagem deverá ser tubo cobre vara e soldado Brasagem forte com varetas cobre, deve-se ter bastante atenção é
    diametros utilizados na distribuição da tubagem e isolamentos desta tubagem.
    Nº elementos ronda os 160 elementos embora poderá baixar ou aumentar dependendo da zona e do isol. da habitação, atenção é tipo de elementos pois para estes 160 elementos deverão
    ser de 600mm altura por 9,5 ou 10mm de prof (estas medidas maiores ou menores fazem com que varie sua potência emissão calor.
    Recuperador existem vários desde mod. Aqua - Solzaima, mod Termocamino - Nordica entre outros desde que potência térmica util ronde 30KW.

    F.Alves
    • pehp
    • 21 setembro 2012

     # 29

    Boas a todos,

    Neste momento tenho uma instalação a decorrer com caldeira a lenha, radiadores da roca e instalação a cobre. Ainda a decorrer, uma das alimentações a radiadores vai alimentar a tudo de 15 um radiador de 4 elem. e um de 6 elem. Isto é correto ou a alimentação devia ser a 20?

    Outra questão: Tenho uma instalação para interligar que está +-25mts, para alimentar ventiloconvetores de um sistema bomba de calor, e o que pergunto é o seguinte se a ida e retorno deviam sair diretamente da caldeira ou fica comum ao circuito da instalação dos radiadores? pergunto isto para obter o melhor rendimento...

    Obrigado
    • pehp
    • 21 setembro 2012

     # 30

    Vou ter de alertar... e em relação á outra questão?

    Obrigado
    • pehp
    • 22 setembro 2012

     # 31

    E em relação á canalização ao coletor dos ventiloconvetores. Deve ir tubagem independente desde caldeira ao coletor?
    • pehp
    • 23 setembro 2012

     # 32

    Alguém me pode ajudar com a questão anterior?
  9.  # 33

    Colocado por: pehpe o que pergunto é o seguinte se a ida e retorno deviam sair diretamente da caldeira ou fica comum ao circuito da instalação dos radiadores? pergunto isto para obter o melhor rendimento

    é indiferente, ambas as hipóteses obedecem a cálculos que têm que ser bem feitos para funcionar,

    em termos práticos vai depender da localização dos diferentes componentes para ser mais pratico uma ou outra solução.
    • pehp
    • 23 setembro 2012

     # 34

    o coletores ida e retorno dos ventiloconvetores está a mais de 30mts
  10.  # 35

    Aproveito esta discussão (peço desculpa por já ser antiga) para questionar acerca de uma dúvida que tenho.
    Estou a iniciar a construção de uma moradia e no último encontro que tive com um possível construtor este questionou-me acerca do sistema de aquecimento que iria colocar na casa, irei colocar recuperador de calor a água com radiadores. Quando falei em radiadores ele referiu-me que também existem convectores que são mais finos que os radiadores, que necessitam de menos volume de água e que aquecem mais rapidamente, mas que seria mais caros.
    Podem elucidar-me do que são os ditos convectores? É que nas casas onde vivi nunca tive convectores, gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto. Obrigado.
  11.  # 36

    é uma coisa deste tipo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.mcf
      Ligna.jpg
    • drmj
    • 4 fevereiro 2014

     # 37

    Pense em bem isolar a casa, antes de pensar em aquecimento...
    Tenho uma casa bem isolada em Lisboa. Com 4 ou 5 horas de salamandra acesa, fica toda a casa quente (20º) durante 24 horas...
    Aquecimento central só para casa mal isolada ou em zona muito fria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristiano.mcf
  12.  # 38

    Agradeço as vossas respostas. Penso que terei mesmo alguma necessidade de colocar os radiadores/convetores mesmo que isole bem pois a casa é em L acompanhando a orientação solar, ficando os quartos um pouco afastados da sala onde estará o recuperador.
    Em relação aos radiadores vs convetores, na vossa opinião há mesmo vantagens, ou a diferença de preço não compensa? Obrigado.
  13.  # 39

    Colocado por: drmjAquecimento central só para casa mal isolada ou em zona muito fria.
    Olhe que não... uma casa mesmo bem isolada precisa de ser aquecida senão vai ficar desconfortável, e muito sinceramente custa-me ver casas novas em que utilizam aquecedores a óleo para aquecer, e nem toda a gente tem disponibilidade para acender recuperadores ou salamandras. Quem puder opte por um bom isolamento e claro está pelo menos pré instalação de aquecimento central ou ACs.
  14.  # 40

    Estou a estudar a instalação de raíz e completa de um sistema de aquecimento central por recuperador a água.

    Pedia assim ajuda, para encontrar os preços médios dos elementos que julgo serem os essenciais num sistema deste género:

    - Recuperador: 1500€ (é o único componente que já tenho referenciado);

    - Termoacumulador: para 150l tenho visto por aqui preços a rondar os 700€. No entanto no Aki, para a mesma capacidade encontro preços de 200€. Não estamos a falar do mesmo tipo de equipamento, ou se sim a diferença de preços assenta só na qualidade?

    - Elementos: Para 600*100mm, encontro preços na casa dos 12€. È aceitável (vou necessitar de uns 100)?

    - Tubo de cobre: Aqui é que estou mesmo a leste. Não faço ideia do preço por metro (material gama média). Vou gastar uns 150m e o tubo vai ficar por fora da parede (numa calha dentro de casa), pelo que pode necessitar de algum isolamento extra.

    Sei que há mais material, que não será de ignorar. Mas para não maçar o tópico ficam aqueles que me parecem mais relevantes.

    Graças.
 
0.0275 seg. NEW