Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quem tiver um terreno grande pode plantar as espécies arbóreas a seu gosto?Ou tem que consultar alguma instituição?Há regras?Suponho que haverá zonas protegidas com regulamentos menos permissivos...
    • eu
    • 4 agosto 2012

     # 2

    Tem que obter uma licença própria e fazer um projeto...
  2.  # 3

    Ou seja, se quiser plantar precisa-se de projecto, se quiser deixar crescer mato já não! Boa...
  3.  # 4

    Depende do que pretender plantar. Por exemplo Eucaliptos, obrigam a licença, mas arvores "vulgares" não precisam de qualquer projecto.
  4.  # 5

    Existem espécies que estão proibidas, por serem infestantes, procure.
    Mas está a falar de arvores para exploração florestal/ agricola, ou arvores para plantação num lote, devidamente delimitado e com funções decorativas?
  5.  # 6

    Pra evitar estar a abrir outro tópico, vou aproveitar este.

    Este ano vou retirar os cedros de volta da casa. Estou com dó de cortar e fazer deles lenha. Estão grandes, saudáveis...
    A pergunta é: se conseguisse retirar os cedros com raizes e tudo, podia plantar isto numa zona de mato, só pra não morrerem?

    Aqui onde vivo (Marinha Grande), depois dos incêndios de 2017, vê-se os talhões, que antes eram cobertos por pinheiros, completamente desertos.. Se pegasse nos cedros, levasse ao talhões e os plantasse lá, arranjava sarilhos?

    Tenho de pedir autorização a alguém? Se sim, a quem?
  6.  # 7

    Colocado por: TyrandePra evitar estar a abrir outro tópico, vou aproveitar este.

    Este ano vou retirar os cedros de volta da casa. Estou com dó de cortar e fazer deles lenha. Estão grandes, saudáveis...
    A pergunta é: se conseguisse retirar os cedros com raizes e tudo, podia plantar isto numa zona de mato, só pra não morrerem?

    Aqui onde vivo (Marinha Grande), depois dos incêndios de 2017, vê-se os talhões, que antes eram cobertos por pinheiros, completamente desertos.. Se pegasse nos cedros, levasse ao talhões e os plantasse lá, arranjava sarilhos?

    Tenho de pedir autorização a alguém? Se sim, a quem?


    Diria que se quiser evitar chatices (e quiçá fazer algum dinheiro), pode tentar dar/vender.

    Conforme o tamanho, até posso estar interessado em alguns!
    • eu
    • 22 setembro 2023

     # 8

    Colocado por: TyrandeEste ano vou retirar os cedros de volta da casa


    Por curiosidade, porque vai fazer isso?
  7.  # 9

    Vender pode ser uma opção (é uma madeira valiosa), transplantar deve custar alguns milhares de euros (depende do tamanho claro).
    Para transplantar vai precisar de alguém com maquinaria capaz de os arrancar sem estragar as raízes, de os transportar sem os partir, e de um terreno onde autorizem plantá-los (ou seu ou de outra pessoa que autorize a plantar no seu terreno).

    Não sei se é o caso do cedro, mas há árvores que as raízes são muito mais profundas do que possa pensar, várias dezenas de metros algumas.

    Transplantar uma árvore grande para uma zona "descampada" obriga a colocar apoios para a árvore depois não cair com vento até que crie novas raízes e se "agarre" ao solo.
  8.  # 10

    "Qual a profundidade da raiz do cedro?
    Informações sobre os cedros

    Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer 20 centímetros a cada ano e só aos 40 anos produz sementes."

    retirado daqui: https://todasasrespostas.pt/quantos-metros-o-cedro-cresce
  9.  # 11

    Colocado por: eu

    Por curiosidade, porque vai fazer isso?


    Resposta curta: porque estão a lixar-me a cabeça em casa que não querem mais os cedros.

    Resposta longa: falta de tempo para a manutenção que os cedros obrigam (poda e limpeza) + tentativa de tornar a casa mais arejada/dar mais iluminação + ter novamente relva em condições no jardim. Os cedros acabam por "comer" todos os nutrientes do terreno e a relva não pega/morre. Antes de ter cedros tinha relva linda. Agora...pffttt
  10.  # 12

    Colocado por: LMigAlvesVender pode ser uma opção (é uma madeira valiosa), transplantar deve custar alguns milhares de euros (depende do tamanho claro).
    Para transplantar vai precisar de alguém com maquinaria capaz de os arrancar sem estragar as raízes, de os transportar sem os partir, e de um terreno onde autorizem plantá-los (ou seu ou de outra pessoa que autorize a plantar no seu terreno).

    Não sei se é o caso do cedro, mas há árvores que as raízes são muito mais profundas do que possa pensar, várias dezenas de metros algumas.

    Transplantar uma árvore grande para uma zona "descampada" obriga a colocar apoios para a árvore depois não cair com vento até que crie novas raízes e se "agarre" ao solo.


    Hoje falei com um vizinho meu, posso ter arranjado uma solução para o problema. Ele quer fazer uma barreira num dos terrenos dele, para dividir o terreno dele do outro vizinho. Pode ser que se mate dois coelhos com uma cajadada.
    Concordam com este comentário: LMigAlves
 
0.0166 seg. NEW