... isto faz sentido.. ora vamos ver, porquê: - Quando rebocarem, ficam com os interstícios superficiais preenchidos com argamassa. Já não cai, nem passa o vento... portanto chega bem. - Permite um melhor comportamento térmico, pois são criadas zonas sem preenchimento com material , que seria uma ponte térmica - Gasta-se menos material, é mais ecológico, barato e poupa-se tempo de aplicação. - Em caso de sismo, é mais fácil remover os panos de alvenaria, ou então já cairam todos, com a vantagem de se destacarem em unidades, prontas para a proxima aplicação. - Criam-se juntas "naturais", permitido o movimento da estrutura. - Existem patologias desde a "nascença, portanto nâo é defeito, é feitio. Não é preciso reparar.
Se repararem no inicio do vídeo, os blocos que estão por detrás do trabalhador, estão assentes com massa e as juntas estão preenchidas.
Pelo que percebi do vídeo, até pelo acabamento final, estas paredes destinam-se apenas a tapar os vãos temporariamente, talvez para evitar vandalismos por a obra estar parada e ou por ordem judicial...
Conheço algumas situações destas, cá em Portugal, em que o método construtivo foi mais ou menos o mesmo, uns blocos assentes em massa muito magra de cal e já está.